sexta-feira, maio 31, 2024
Quiroga - 5831
DISCERNIMENTO
Tal qual muito bem enunciado no livro Eclesiastes da Bíblia, há um tempo certo para tudo entre o céu e a terra, e cabe a nós, mediante o uso do discernimento, observar nosso desempenho diário para perceber se não estamos fazendo a coisa certa no momento errado, o que seria uma pena, um desperdício de boa vontade. Ou, ainda pior, experimentarmos o momento certo, mas não nos atrevermos a fazer nada ou nos comportarmos de forma impertinente.
A regra, por exemplo, de que aos poucos e com persistência se chega, inevitavelmente, muito longe, não se aplica indiscriminadamente a todos os casos, porque há também situações em que, por persistir teimosamente, se fica patinando sem sair do lugar, consumindo energia preciosa em vão.
A experiência humana é complexa e não há como nos livrarmos de sermos contraditórios, e é por isso que é sábio não nos apegarmos a chavões, aplicando fórmulas a todos os casos e momentos, com o convencimento ingênuo de termos resolvido o enigma da vida, mas observar com discernimento tudo que fazemos, assim como também o cenário pelo qual transitamos.
É hora de você se permitir dar as rédeas de seu destino a essa força misteriosa que é o entusiasmo, porque ainda que o caminho esteja cheio de obstáculos e dificuldades, o entusiasmo encontrará uma brecha para avançar.
Marcadores: Quiroga