quinta-feira, julho 18, 2024
Quiroga - 5879
A HUMANIZAÇÃO
A humanidade é o único reino da natureza que não demonstra espontaneamente toda sua potencialidade pelo mero fato de nascer humana, porque todos os outros, mineral, vegetal, animal, divino e espiritual não se poupam sequer por um instante em dar seu melhor; é por isso que faz sentido afirmar que a humanidade precisa ser humanizada, porque do jeito que vai, por inércia, é o oposto que acontece, a desumanização.
Somos complicados, não há de restar dúvida alguma a esse respeito, porque nossa evolução não se dá por inércia, é preciso escolher evoluir e se dedicar a fazer isso remando contra a corrente inerte que nos brutaliza.
Toda desumanização tem uma única causa, o egoísmo, uma tradição tão arraigada que parece natural, só que é artificial, porque quando nossa humanidade não é submetida a severidades moralistas nem tampouco aos abusos correntes de poder e sexuais dentro e fora das famílias, ela desenvolve um caráter pacífico, cordial e amoroso, e se sente motivada a buscar dentro de si o melhor, construindo relacionamentos de cuidado, respeito e dignificação.
Nossa humanidade se humaniza na mesma medida em que enxerga seus semelhantes e diferentes como sujeitos, e não como objetos que podem ser utilizados e depois descartados.
O pouco que parece acontecer no dia a dia é o muito que vai se acumulando ao longo do tempo, no bom e no mau sentido. É por isso que é de tanto valor que sua alma se dedique a construir uma rotina saudável e produtiva.
Marcadores: Quiroga