sexta-feira, julho 19, 2024
Quiroga - 5880
EGOÍSMO É DOENÇA
O egoísmo humano trata os semelhantes e diferentes como objetos que podem ser manipulados e utilizados de acordo com os desejos e caprichos, sem se importar com as consequências que recaem sobre quem é vítima desse tratamento que, com certeza, também pratica sua parcela de egoísmo, porque o egoísta pensa que mediante esse comportamento se salva da predação alheia, se colocando acima de todos, levando vantagem, sem perceber que também se torna objeto do egoísmo alheio, numa abominável relação consensual de abuso que passa despercebida, de tão normalizada que é.
O egoísmo desumaniza nossa humanidade, porque ignora a qualidade de sujeitos que somos ou que podemos ser, considerando que as pessoas sejam um objeto a ser explorado, tal qual se faz com o reino mineral, vegetal e animal, e o egoísmo se cobre de argumentos morais para essas práticas, criando, como resultado, uma civilização impossível de colocar no trilho da humanização porque o egoísmo raiz não é tratado como o que é, uma doença.
O egoísmo é doença, mas como representa a tendência da maioria, ainda é tratado como algo inevitável, que deve ser aceito dentro da normalidade.
O egoísmo é a doença que transgride os três pilares da humanização, cuidarmos uns aos outros, respeitarmos nossas diferenças, e dignificarmos nosso reino entre o céu e a terra.
No fim, o que importa é o que tenha sido feito, portanto, em algum momento você vai ter de suspender o regozijo dos pensamentos e sonhos e se atrever a fazer algo prático em relação a esses. É isso que valerá.
Marcadores: Quiroga