quarta-feira, agosto 14, 2024

 

Quiroga - 5896

 O BEM E O MAL

Apesar de todas as discussões e polêmicas que relativizam os conceitos de bem e mal, como se fossem instâncias da vida desprovidas de existência própria e resultassem apenas de uma percepção individualizada, há, no entanto, um único parâmetro universal para ser a referência que determine o que seja o mal e o bem, e essa verdade os torna absolutos, pelo menos a princípio, porque logo veremos que o único absoluto é o bem, já que o mal relativiza tudo.

O bem é o que produz efeitos auspiciosos para o maior número possível de pessoas e de ingredientes da natureza, enquanto o mal é aquilo que produz distorções e adversidades para muitos, pelo mero fato de ter sido empreendido tendo em vista um benefício particular, em detrimento do que poderia ter sido feito em nome da maioria.

Ou seja, o mal busca um benefício. O bem nunca busca um malefício.

A própria relativização individualista dos conceitos de bem e mal é, portanto, um mal em si mesmo, porque em vez de ajudar a chegar a acordos e produzir união, e da união sairmos todos beneficiados pela ampliação inclusiva da consciência, a postura aponta para o sentido de não termos nada em comum, e de termos de existir isolados em nossas cápsulas individuais, produzindo sofrimento, desânimo e adversidade para todos, porque, afinal, podemos não ter simpatia uns pelos outros, mas mesmo assim os problemas que temos de solucionar, só os solucionaremos juntos, e não cada um por si.

O bem existe sem o mal, mas o mal não existe sem o bem, porque vive em oposição, e pela oposição não consegue se livrar do bem para existir, se dedicando a o distorcer através da apropriação indevida do que poderia ser distribuído para maior glória de todos.

O bem, por sua vez, é independente, se dedica a fazer o que seja necessário para maior glória de todos, sem excluir ninguém.

Quem quer lutar contra o bem é o mal, para o bem, o mal lhe é indiferente.

Fazendo o possível, você avançará bastante. Fazendo o ideal, você avançaria menos, porque as condições não são perfeitas. Apesar das imperfeições, haverá avanço se você se munir de boa vontade e fizer o necessário.



Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?