segunda-feira, maio 15, 2006
A Crise é Ocasião de Oportunidade
A China possui várias tradições de sabedoria milenares. O Taoismo é uma delas. A escrita chinesa é outro repositório de sabedoria. O ideograma para a palavra "Crise" ( vide [1]) é constituído de dois ideogramas: "Momento de grande perigo" junto com "Oportunidade". Isto aplica-se a indivíduos e nações. No Brasil, por exemplo, a "crise do petróleo" de 1973 gerou a oportunidade do lançamento do programa "pró-álcool" de substituição de importação de petróleo por alternativa vegetal, renovável, nacional e menos poluente. Houve, portanto, um salto de qualidade ambiental no país, como conseqüência da solução adequada apresentada para essa crise.
Com relação ao nosso organismo, entramos em crise quando nosso corpo físico passa a não funcionar a contento: quando surge um mal-estar ou uma doença aguda. Uma doença crônica já constitui uma crise permanente. Todos esses sintomas desagradáveis são conseqüência de hábitos doentios que adotamos. Com o passar do tempo, todos os nossos hábitos doentios levam ao aparecimento de doenças. O envelhecimento, por exemplo, é uma doença crônica. Infelizmente, praticamente todas as pessoas só alteram seus hábitos doentios após o aparecimento da crise (doença). Nesta ocasião, temos a oportunidade de usar nosso livre-arbítrio de duas formas: certa ou errada. A maneira errada de enfrentarmos a crise é usarmos remédios para tentar curar a doença. Desta forma, apenas iremos agravar o conjunto total do corpo, pois iremos adicionar mais venenos (todos os remédios são venenos que visam matar os supostos micro-organismos patogênicos, causadores da doença) ao nosso sistema.
A maneira correta de enfrentar a crise é fazermos uma auto-análise criteriosa e identificar o hábito patológico que levou ao surgimento da crise (doença), e alterarmos esse hábito por outro hábito salutar. Dois hábitos que eliminam rapidamente todas as doenças é comer alimentos crus e fazer jejum.
Um abraço, Rui
fragassi@gmail.com
Para saber mais:
1. http://www.abrac.com.br/escrito/fax/ms-08-02-09.pdf
2. http://www.casaconhecimento.com.br/blog/2008/12/crise-perigo-oportunidade/
Referência:
[1]
Outros ainda, são de elaboração um pouco mais complexa pois são formados pela montagem ou justaposição de outros ideogramas. Outro exemplo interessante são algumas variações do ideograma "porta" (). Quando enxergamos a luz do dia através da porta () temos uma "fresta" ou uma árvore através da porta () temos "tranquilidade". "Crise" é representada por 2 ideogramas: e que juntos () têm o significado de "Momento de grande perigo". O primeiro () representa "perigo, lugar perigoso, momento de perigo". O segundo () representa "oportunidade". Por sua vez, o símbolo de oportunidade () é formado por árvore () que representa "estrutura", "organização" e trabalho () que representa "ação"e "realização". Oportunidade é, portanto, a realização de um trabalho orgranizado, estruturado. Em resumo, podemos entender a "crise" na visão oriental, como sendo o momento de grande expectativa que prenuncia a realização de um trabalho organizado.
|
Marcadores: China, crise, oportunidade, perigo