segunda-feira, maio 15, 2006

 

A Crise é Ocasião de Oportunidade


A China possui várias tradições de sabedoria milenares. O Taoismo é uma delas. A escrita chinesa é outro repositório de sabedoria. O ideograma para a palavra "Crise" ( vide [1]) é constituído de dois ideogramas: "Momento de grande perigo" junto com "Oportunidade". Isto aplica-se a indivíduos e nações. No Brasil, por exemplo, a "crise do petróleo" de 1973 gerou a oportunidade do lançamento do programa "pró-álcool" de substituição de importação de petróleo por alternativa vegetal, renovável, nacional e menos poluente. Houve, portanto, um salto de qualidade ambiental no país, como conseqüência da solução adequada apresentada para essa crise.

Com relação ao nosso organismo, entramos em crise quando nosso corpo físico passa a não funcionar a contento: quando surge um mal-estar ou uma doença aguda. Uma doença crônica já constitui uma crise permanente. Todos esses sintomas desagradáveis são conseqüência de hábitos doentios que adotamos. Com o passar do tempo, todos os nossos hábitos doentios levam ao aparecimento de doenças. O envelhecimento, por exemplo, é uma doença crônica. Infelizmente, praticamente todas as pessoas só alteram seus hábitos doentios após o aparecimento da crise (doença). Nesta ocasião, temos a oportunidade de usar nosso livre-arbítrio de duas formas: certa ou errada. A maneira errada de enfrentarmos a crise é usarmos remédios para tentar curar a doença. Desta forma, apenas iremos agravar o conjunto total do corpo, pois iremos adicionar mais venenos (todos os remédios são venenos que visam matar os supostos micro-organismos patogênicos, causadores da doença) ao nosso sistema.

A maneira correta de enfrentar a crise é fazermos uma auto-análise criteriosa e identificar o hábito patológico que levou ao surgimento da crise (doença), e alterarmos esse hábito por outro hábito salutar. Dois hábitos que eliminam rapidamente todas as doenças é comer alimentos crus e fazer jejum.

Um abraço, Rui
fragassi@gmail.com

Para saber mais:
1. http://www.abrac.com.br/escrito/fax/ms-08-02-09.pdf
2. http://www.casaconhecimento.com.br/blog/2008/12/crise-perigo-oportunidade/

Referência:
[1]
wpe2.gif (1791 bytes) "CRISE"


O ideograma acima, que se pronuncia "KIKÍ" é o correspondente a "crise" na escrita chinesa.
A escrita chinesa, empregada em quase todos os países do leste asiático, é baseada em símbolos gráficos que traduzem uma idéia, daí serem conhecidos como ideogramas.
Por exemplo, o ideograma wpe3.gif (1224 bytes) (pronuncia-se yamá) é um desenho estilizado de uma
montanha. O símbolo wpe4.gif (1210 bytes) (ki) representa uma árvore.
Alguns ideogramas são de elaboração muito simples como os numerais wpe5.gif (980 bytes) , wpe6.gif (1004 bytes) , wpe7.gif (1028 bytes), etc. Outros são um pouco mais elaborados como em wpe8.gif (1100 bytes) (uê) que significa "em cima" e wpe9.gif (1102 bytes) (shitá) que significa "em baixo".

Outros ainda, são de elaboração um pouco mais complexa pois são formados pela montagem ou justaposição de outros ideogramas.
Encontramos isso em bosque (wpeA.gif (1307 bytes)) que é formado por algumas poucas árvores e na floresta (wpeB.gif (1327 bytes)) que é formado por muitas árvores.

Outro exemplo interessante são algumas variações do ideograma "porta" (wpeC.gif (1287 bytes)). Quando enxergamos a luz do dia através da porta (wpeD.gif (1320 bytes)) temos uma "fresta" ou uma árvore através da porta (wpeE.gif (1358 bytes)) temos "tranquilidade".

"Crise" é representada por 2 ideogramas: wpeF.gif (1267 bytes) e wpe10.gif (1451 bytes) que juntos (wpe11.gif (1800 bytes)) têm o significado de "Momento de grande perigo". O primeiro (wpeF.gif (1267 bytes)) representa "perigo, lugar perigoso, momento de perigo". O segundo (wpe10.gif (1451 bytes)) representa "oportunidade".

Por sua vez, o símbolo de oportunidade (wpe10.gif (1451 bytes)) é formado por árvore (wpe4.gif (1210 bytes)) que representa "estrutura", "organização" e trabalho (wpe12.gif (1386 bytes)) que representa "ação"e "realização". Oportunidade é, portanto, a realização de um trabalho orgranizado, estruturado.

Em resumo, podemos entender a "crise" na visão oriental, como sendo o momento de grande expectativa que prenuncia a realização de um trabalho organizado.


wpe13.gif (2941 bytes)
Roberto Massaru Watanabe
wpe14.gif (1632 bytes): (011) 6671-0466

roberto@ebanataw.com.br
Voltar para a página de abertura


Marcadores: , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?