segunda-feira, fevereiro 12, 2007

 

A Física da Consciência, do Espírito, da Alma e da Imortalidade - 6


A parte da Ciência envolvida com os temas do título desta postagem [consciência, espírito, alma, imortalidade], tradicionalmente áreas de atuação das Religiões, é conhecida como Física Quântica [ou Mecânica Quântica ou Teoria Quântica].


O comportamento analítico (matemático) dos objetos quânticos, no domínio do espaço e do tempo, é descrito pela chamada Equação de Schrödinger, apresentada pelo austríaco Erwin Schrödinger [1887-1961, Prêmio Nobel em 1933]. A solução dessa equação de Schrödinger dá como resultado uma expressão conhecida como Função de Onda, que dá informação sobre a posição do objeto quântico em um determinado instante de tempo. Que tipo de informação dá a função de onda? Isto foi respondido pelo alemão Max Born [1882-1970, Prêmio Nobel em 1954]: o quadrado da amplitude da função de onda dá como resultado a densidade de probabilidade de se encontrar o objeto quântico analisado em um determinado local em um determinado instante. Note, portanto, que o resultado da análise quântica [solução da equação de Schrödinger] é sempre algo probabilístico e não determinístico, como no caso da física/mecânica clássica.

A propriedade mais interessante e inesperada dos objetos quânticos é a chamada interação não-local, que permite a interação instantânea entre dois objetos quânticos correlacionados (também ditos entrelaçados, emaranhados) e separados no espaço. Em contrapartida, em qualquer situação da Física Clássica, temos sempre a chamada interação local entre objetos, que envolve a troca de sinal entre eles com uma velocidade finita (portanto, com um atraso entre causa e efeito), cujo limite superior é a velocidade da luz.

[continua]

Marcadores: , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?