quinta-feira, maio 31, 2007

 

Boca e Saúde - 8


O nosso mundo não é das crianças e, sim, dos adultos. As crianças incomodam os adultos. Elas são criadas, treinadas para servir os adultos. Toda nossa educação - por razões amplamente discutidas no farto material existente a respeito - tem sido conduzida como uma forma de bloquear, submeter, impor a razão da História - que a criança não domina - sobre a razão da Vida - que é o seu sentido absoluto no mundo.

A nível biológico, relativizado através da boca pelos dentistas cibernetas, tem sido possível constatar que em crianças educadas até os sete anos sem imposição de normas, crenças e valores, mas numa educação simplesmente baseada na experimentação, jamais aparecem cáries, dentes tortos, maxilares retraídos e outras distorções físicas.

Os dentes são muito mais importantes para as possibilidades dos movimentos vitais do corpo do que muita gente imagina. Quando perdemos nossos dentes, perdemos setenta porcento das nossas forças físicas e das nossas propriocepções.

Isto não é novidade para ninguém, e constitui um dos exemplos mais marcantes sobre a importância dos dentes para o equilíbrio postural do ser humano: uma criança somente vai poder se equilibrar e andar após o rompimento e a contactuação dos seus primeiros dentinhos, isto é, dos seus incisivos centrais. Ela não andará sem se apoiar enquanto os seus dentes incisivos centrais não se romperem e se tocarem.

Mudando o posicionamento dos dentes faz com que a pessoa mude também o seu comportamento.

[continua]

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?