Friday, June 29, 2007

 

A Cura pela Argila


É importante percebermos que vivemos em uma sociedade doente e patológica e que, portanto, nos repassa diariamente informações erradas que nos induz a pensarmos e agirmos de uma forma errada, doentia e patológica. Porisso, é também importante nos curarmos todos os dias das emanações deletérias captadas diariamente.

Visto de uma forma geral, tratamento com argila consiste em colocar nosso corpo em contato com o elemento terra, da natureza. Normalmente, quando ouvimos a expressão "cura pela argila" está-se referindo a colocar-se lama ou barro (o elemento terra misturado com o elemento água) em contato com a nossa pele (externa ou internamente). Isso tem um efeito terapêutico em nosso organismo [1]. Maria do Carmo Jerônimo, a campeã brasileira de longevidade (129 anos), sempre manteve a sola de seus pés em contato com o solo (nunca usou calçados), captando a energia da mãe Terra durante todas as horas do dia em que estava acordada. Minha avó materna viveu com boa saúde até os 99 anos de idade, sempre mexendo com a terra de seu jardim e da sua horta.

Além da aplicação externa, na forma de cataplasma, compressa, umectação, máscara ou cobertura, fricção, talco, absorvente higiênico, banhos, lavagens, irrigações e gargarejos, a argila também pode ser ingerida bucalmente. Este último é o processo intuitivo preferido pelas crianças pequenas, como toda mamãe já sabe. Eu, em particular, salvei minha vida - aos 7 anos de idade - com este processo, comendo areia da praia. No meu caso, o que aconteceu foi o seguinte: passei a não digerir os alimentos; tudo que comia eu defecava da mesma forma que foi ingerido; comecei a definhar continuamente; meu pai leu um livro do pesquisador alemão Louis Kuhne [2] que sugeria ingerir uma colher de café de areia de praia após cada refeição; fiz isso e após 3 dias estava curado do problema e estou aqui, hoje, para contar esta história.

O uso interno da argila pode ser feito, basicamente, de duas formas:

1. Coloca-se uma colher de café de argila em um copo d'água. Mexe-se e toma-se tudo lentamente, em pequenos goles. Esse procedimento é indicado para problemas agudos.
2. Coloca-se a argila diretamente dentro da boca e deixa-se dissolvê-la lentamente. Existem pessoas que preferem tomar a argila dessa forma, sendo que a dose é de uma colher de café. Este método fortalece as gengivas, fortifica os dentes e facilita a digestão (meu caso). Há outras pessoas que não se adaptam com o paladar e preferem tomar cápsulas ou drágeas uma vez por dia.

Pode-se beber a argila por toda a vida [1], assim como pisar na terra (e na praia, uma delícia!), com fez a Maria do Carmo Jerônimo... Pode-se comprar argila pura em qualquer casa de produtos naturais. Existem relatos de que o uso externo de argila é recomendado para o combate da alopécia (calvície) e problemas do couro cabeludo (seborréia, caspa, etc) [3].

Referências:
[1] Beatriz Mello Vergara dos Santos, A Cura pela Argila, Editora Terra Viva, Quarta Edição, 2006. Site: www.argilaterraviva.com.br
[2] Luiz Kuhne, Manual da Ciência da Expressão do Rosto, A Editora, Lisboa, 1908.

[3]  http://www.ruadireita.com/beleza/info/argiloterapia-capilar/#axzz2K7mUqVGu

Para Saber Mais:
1. http://naturopatia.blogs.sapo.pt/arquivo/1073201.html
2. http://saudeintegral.com/2007/06/07/a-cura-atraves-da-argila/
3. http://www.criticaliteraria.com/9721049115
4. http://mundialnet.org/beleza_e_saude7.php
5. http://sementecosmicaterapias.blogspot.com/2006/03/curso-argilaterapia-ou-cura-pela.html
6. http://www.saudeintegral.com/artigos/a-cura-atraves-da-argila.html
7. http://lilika-forever.blogspot.com/2008/12/argilas-e-seus-benefcios.html

Labels: , , ,


Comments:
EU ME CUREI DE UMA PARALISIA NO ROSTO COM ARGILA.
 
Obrigado pelo seu testemunho. Talvez sirva de informação valiosa para quem passar por aqui.

Um grande abraço, Rui.
 
Tratei de um rapaz com paralisia facil com argila. quando o encontrei pela primeia vez e vando o seu estado, me propus a fazer o tratamento com a argila.. Não muito obrigado, já estou fazendo tratamento com um dos melhores médicos daqui. Então dei o caso por encerrado. 5 meses depois a mãe dele me ligou pedindo a minha ajuda, pois com o tal tratamento não teria obtido nenhuma melhora. prontamente atendi o seu pedido, mesmo sendo domingo, e fui a sua residência. 3 mese depois estava TOTALMENTE CURADO, Graças a ARGILA!
AH! se eu fosse contar os inumeros casos de CURA atraves da argila, passaria horas e horas escrevendo.
Tenho curso superior em ENFERMAGEM, e quando tenho que fazer certos curativo...eu DEUS! que vontade de colocar ARGILA mas não posso pois trabalho em HOSPITAL PÚBLICO.
 
Tratei de um rapaz com paralisia facil com argila. Quando o encontrei pela primeia vez e vendo o seu estado, me propus a fazer o tratamento com a argila.. Não muito obrigado, disse ele, já estou fazendo tratamento com um dos melhores médicos daqui. Então dei o caso por encerrado. 5 meses depois a mãe dele me ligou pedindo a minha ajuda, pois com o tal tratamento não teria obtido nenhuma melhora. Prontamente atendi o seu pedido, mesmo sendo domingo,fui a sua residência. 3 mese depois estava TOTALMENTE CURADO, Graças a ARGILA!
AH! se eu fosse contar os inumeros casos de CURA atraves da argila, passaria horas e horas escrevendo.
Tenho curso superior em ENFERMAGEM, e quando tenho que fazer certos curativo...meu DEUS! que vontade de colocar ARGILA, mas não posso pois trabalho em HOSPITAL. CORRIGINDO O PRTUGUES
 
Meu filho teve queimadura no rosto, com explosao de alcool domestico, tratei com emplasto de argila fresca durante dez dias cicatrizou perfeitamente, nao ficou nem sainal de queimadura.
 
Álvaro, interessante o seu relato sobre esta aplicação da argila. Obrigado por compartilhar conosco esta informação!

Um grande abraço, Rui.
 
Li sobre os relatos aqui descritos e gostaria de saber como eu poderia ajudar minha irma que tem problemas de cancer de mama , ela ja retirou uma e esta em tratamento, se puder me ajudar ficaria muito agradecida.
 
gostaria muito de saber como faser para tratar de um cancer de mama que progrediu para o pulmão? com argila, e oonde comprar?
 
Tratei com argila um problema alérgico que tanto atacava a pele com coceiras, como internamente o meu organismo, me debilitando pois não conseguia ingerir alimentos... Em três meses fiquei curado. Fazia duas sessões diárias de 2 horas cada cada uma, com barro(argila) envolto do corpo (membros e abdômen).
 
Senhor
Gostaria de saber se pra cura de paralisia no rosto, devo fazer cataplasma de argila verde todos os dias?
Suzane
 
Sera que a Argila combate a calvicie???

 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?