sexta-feira, março 28, 2008
Combate Simples e Barato à Dengue
A dengue pode ser combatida no lar, de forma simples e barata, usando o vinagre caseiro (via ácido acético) ou a borra de café, conforme informam os artigos abaixo. Convém sempre lembrar que uma alimentação adequada (crua) sempre ajuda a combater e a prevenir qualquer doença...
------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: http://cidadania.terra.com.br/interna/0,,OI1033916-EI1231,00.html (6.06.06)
Vinagre é usado no combate à dengue em SP | |
A prefeitura de Piracicaba (SP) está utilizando o vinagre em seu programa de combate à dengue. A idéia surgiu após a divulgação dos resultados de uma pesquisa feita pelo engenheiro agrônomo Reinado José Rodella.
Os estudos confirmaram que o ácido acético, substância presente no produto, elimina as larvas do mosquito aedes aegypti. A adição de 5ml de vinagre (uma colher de sobremesa) para cada 100ml de água parada é suficiente para combater o mosquito transmissor da doença.
A técnica tem se mostrado eficiente. Desde o início do ano, foram registrados seis casos na cidade. Todos "importados" (contraídos por moradores quando estavam em outras cidades), segundo a prefeitura.
Além da praticidade, a técnica pode representar uma grande economia. O Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, um dos que mais sofre com a doença, investiu nos últimos cinco anos R$ 10 milhões nas campanhas públicas para eliminar os focos de reprodução do mosquito, com a importação de um biolarvicida cubano.
Rui Dammenhain, presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria
"Bastaria que todos os brasileiros fossem orientados a usar o vinagre, um produto comum e sem qualquer contra-indicação para que a dengue que sempre nos períodos de chuva, se torna um risco de epidemia em todo o Brasil fosse eliminada", ressalta.
Além dos focos tradicionais de água parada, como vasos de planta e pneus velhos, Dammenhain faz outras recomendações para o uso do vinagre. "Se tivermos o cuidado de colocar uma colherinha de vinagre nos ralos, pode se ter um resultado bastante satisfatório", diz. Ele lembra que o vinagre também pode ser usado para desinfetar verduras antes do preparo para consumo.
Previna-se
A dengue clássica apresenta-se, geralmente, com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento. Em casos graves, pode causar falência multipla dos órgãos e até mesmo a morte.
O tratamento é apenas sintomático. Tomar muito líquido, para evitar desidratação, e utilizar antipiréticos e analgésicos sem acido acetilsalicilico, para aliviar os sintomas, são as medidas de rotina. Por interferir com a coagulação, medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico são contra-indicados.
Redação Terra
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/100_dengue_aedes_aegypti.htm
Não, não é lenda, mas veja a dosagem.
A borra de café no combate ao Aedes aegypti e à dengue
Chega o verão, é tempo de praia, de férias e de epidemia de dengue. Isso vem se repetindo há alguns anos e as áreas de saúde do governo, ou dos governos, parecem apreciar tudo isso como se nada tivesse a ver com o assunto: a epidemia de dengue. Anual e mortal.
Segundo o Jornal do Commercio (Recife), no Brasil foram registrados exatos 736.341 casos de dengue clássica de janeiro a outubro de 2002. A forma hemorrágica da doença atingiu 2.279 pessoas e matou 134 delas.
Não há dúvida de que o número real de casos, de mortes e de pessoas contaminadas, é muitas vezes superior, uma vez que muita gente não vai a um posto de saúde ou hospital para se tratar.
Em todos os recantos do Brasil repetiu-se a mesma coisa, pelo menos no que diz respeito à ausência de ações preventivas dos governos.
Mas, como é que se diz: o dengue ou a dengue?
Não importa. Esqueça a gramática. Pode matar da mesma maneira.
O ciclo de contaminação inicia-se com uma picada.
A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa fica doente. (1) |
Para quebrar essa corrente e interromper o ciclo há que se exterminar o mosquito.
No início de 2002, enquanto grassava a epidemia anual de dengue, circulou mensagem recomendando usar borra de café no combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
Segundo a mensagem, cientista paulista
... descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti. |
Para interromper o ciclo de reprodução, ela recomenda colocar
... duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água... |
Duas colheres do pó produzem cerca de meio litro de café, dependendo da preferência de cada um: mais forte, mais pó. Mais fraco, menos pó.
Portanto, ao fazer um litro de café usam-se cerca de quatro colheres de sopa e o pó resultante do processo dá para preparar uma mistura capaz de encher um copo.
No final das contas, a finalidade da mistura é eliminar a (quase) pureza da água que se acumula em vasos de plantas e na qual se reproduz o temível mosquito. Dizem os especialistas, que o mosquito, ou melhor, "a mosquita", pois é ela quem contamina as pessoas e põe os ovos, não aprecia água suja.
É uma ajuda, talvez não muito significativa dentro do universo de reprodução do Aedes aegypti, mas, como se diz, é uma maneira de cada um fazer a sua parte.
Gente de fino trato pode botar na água das plantas um dose de vinagre balsâmico, um pouco de noz moscada ou de essências aromáticas que, certamente, produzirão o mesmo efeito: sujar a água e impedir que "a mosquita" ponha os ovos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: café, dengue, vinagre