terça-feira, abril 29, 2008

 

Posição de Cócoras


Quando você for ao banheiro para fazer suas eliminações fisiológicas (das fezes e da urina) não sente no vaso sanitário! Fique na posição de cócoras (
squitting, em inglês), com os pés apoiados nas bordas laterais do vaso sanitário. Esta é a posição adotada por todos os primatas deste planeta para executar essas funções fisiológicas. Inúmeros distúrbios e doenças podem ser evitados adotando-se esta posição nas nossas eliminações diárias: a lista de problemas causados pela posição "civilizada" no vaso sanitário é enorme [hemorróidas, incontinência urinária, câncer, apendicite, etc] e pode ser verificada nestas referências [1] e [2].

O parto de cócoras tem sido mais aceito recentemente e é, realmente, uma posição mais favorável para a saída do nênem do útero materno, já que conta com o auxílio da força da gravidade e usa uma musculatura mais apropriada para conseguir a expulsão do ser nascente para a luz. As índias, mais intuitivas que as mulheres civilizadas, costumam sempre usar esta posição durante o trabalho de parto. A posição deitada no período de parto exige o uso de musculatura inadequada para esta função, como o diafragma de um pulmão cheio de ar comprimido. A técnica de Ioga também recomenda esta posição (chamada de Malasana) para o treinamento de gestantes para o parto.


Numa relação sexual entre homem-mulher existe um posicionamento confortável para ambos: o homem deitado, de costas, e a mulher, em cima, de cócoras sobre o pênis do parceiro. Ela fica com o controle da liberdade de movimentos e, se quiser, permite também liberdade de movimento para o parceiro se elevar ligeiramente o assoalho pélvico.

Até o Século 19 todos usavam a posição de cócoras para eliminações fisiológicas, inclusive aqui no Ocidente. Após essa época, passou-se à posição sentada no vaso sanitário e, como conseqüência, começou a surgir inúmeros problemas de saúde na população, praticamente desconhecidos anteriormente. Atualmente, ainda cerca de dois terços da população humana usa a posição (correta) de cócoras no banheiro.

Referências:
[1] http://www.naturesplatform.com/health_benefits.html?sid=NP284752-67070-1209465601&a=&p=health_benefits.html&s=&c=&x=1
[2] http://www.poopreport.com/Techniques/Content/Nature/squatty.html

Para saber mais:
1. http://www.amigasdoparto.com.br/cocoras.html
2. http://www.idmed.com.br/gravidezMateria.php?sessao=gravidez&topico=1&materia=5
3. http://www.naturesplatform.com/

Nature's Platform Nature's PlatformTM
The Basis for a Healthier Life
En español

Links Guarantee Privacy Help About Us

Home Place an Order Endorsements Health Benefits Frequently Asked

Use the natural squatting position safely and comfortably with
Nature's Platform

More Details
Two-thirds of humanity
use the squatting position
to answer the call of nature.

In those cultures, appendicitis,
diverticulosis, hemorrhoids, colitis,
prostate disorders and colon cancer
are virtually unknown ... Learn why
~~~~~~~~~~~
Recommended by doctors
and yoga teachers for easier
and more complete elimination.

  • Guaranteed to support a 300-pound man or woman.
  • Can be set up or removed in three seconds, so no one is inconvenienced.
Learn more about Nature's Platform Place an Order

See 20 pages of research on the health benefits of squatting

"We must bear in mind that, while we regard the use of the [chair-like toilet] as natural, we represent only a relatively small percentage of the world's population, and a percentage that may be said, in an absolute sense, to be wrong, insofar as we have allowed civilization to interfere with our biological functioning."

Dr. Alexander Kira
Professor Emeritus, Cornell University School of Architecture
Former Director, Center for Housing and Environmental Studies


Learn More About This Comparison
How does Nature's Platform compare to "footstools?"

(And other frequently asked questions)


Gems from Down Under -- Australian Perspectives on Squatting

Recent Press Reports


More Pictures Endorsements Health Benefits Frequently Asked Questions




Nature's Platform
186 Westside Drive, Boone, NC 28607, USA
828-297-7561


Email address: NaturesPlatform [AT] hotmail.com



Copyright ©2001, Nature's Platform. All rights reserved.
Web Site Produced by Magnadev, Inc.

Marcadores: , ,


Comments:
Parabens pelo blog !!! muito instrutivo.
 
Obrigado, Fábio! A idéia é essa mesma: ser instrutivo...

Abração, Rui.
 
se preferir pode instalar uma "bacia turnca" ou fabrique uma plataforma.

http://images.google.com.br/images?q=%22bacia%20turca%22%20OR%20%22squatty%20potty%22%20OR%20%22chinese%20potty%22
 
comentários em http://web.pib.com.br/nominato/forum/viewtopic.php?p=41730
sobre esta postagem

Se quiserem seguir as instruções de fazer as necessidades fisiologicas de cócoras fiquem a vontade, mas nunca eu disse NUNCA, se apoiem em cima dos vasos sanitários, eles não foram projetados para serem usados desta forma, eles se quebram e causam os acidentes terríveis, entre vários que podem acontecer com a quebra dos vasos, pode se perder os movimentos da perna com a ruptura de tendões ou até mesmo se cortar a artéria femural "socorro tem que ser imediato ou é morte certa"
— Peregrino Sublime

-------------------

Amigos!
Procurei traduzir uma conclusão em um dos endereços indicados sobre esta posição natural.
Como somos enganados, manipulados e desinformados, fiquei muito constrangido com este assunto e ao mesmo tempo aliviado com a descoberta.
Duas emoções opostas para o mesmo fato.
É por isto que gostaria de não esquecer o que estou aprendendo nesta encarnação, quero vir na próxima, aqui ou em outro planeta mais organizado lembrando de todas as lições, muitas aprendidas no susto.
E quanto sofrimento para as mulheres efetuarem o parto natural deitada, chegam ao cúmulo de sentarem ou por o joelho na barriga da parturiente para expulsar o feto na marra.
Percebi que podemos contornar o problema com nosso trono se colocarmos um banco de mesma altura na frete e ficarmos sobre ele.
Mas segue a tradução abaixo:

Por 150 anos pessoas do Mundo Ocidental têm sido submetidas a um experimento de forma inconsciente.
Por um acidente do destino, elas foram forçadas adotar nos banheiros a posição sentada nas bacias sanitárias, enquanto os outros dois terços do mundo (os "controladores") continuaram usando a posição natural de cócoras.

O resultado deste experimento tem sido claro e inequívoco.
O grupo do experimental tem sofrido dramaticamente maior volume problemas intestinais e desordens no aparelho urinário.
As seguintes doenças estão quase exclusivamente confinadas ao Mundo Ocidental: apendicite, câncer de dois pontos, desordens de próstata, diverticulite, incontinência da bexiga, hemorróidas, e doenças inflamatória no intestino.

Mas os resultados têm sido mal interpretados por pesquisadores que desconhecem o experimento, por estarem os próprios no mesmo grupo de prova.
Doutores Ocidentais têm tentado por a culpa dessas doenças na "refinada" dieta aqui praticada.
Suas tentativas têm falhas consistentes, pois esta dieta é um fator insignificante.
Todo médico fala sempre a mesma estória:

“Isto é uma doença do Mundo Ocidental.
Nós não sabemos o que causa isto, e por que o mundo desenvolvido parece estranhamente imune.”


Médicos pesquisadores têm estado trabalhando diligentemente para resolver esses mistérios fatais, mas eles têm feito pequeno progresso.
Devido ao hábito de estudarem estas doenças isoladamente, eles falharam em não notar uma notável coincidência: Diferentes doenças intestinais, bexiga e doenças da pélvica - antes desconhecidas ou raras - repentinamente surgem nesta região na última metade do século XIX.

Esta observação simples poderia ter alertado sobre a presença de um fator comum encoberto.
Isto poderia ter levantado à óbvia pergunta:

O que teria repentinamente mudado nos hábitos diários da população?

A resposta óbvia:

Eles abandonaram a postura natural de cócoras das pessoas para estas funções (incluindo o parto).
Para cada doença, a relevância da mudança anatômica tem profunda relação nas funções acima.
A relevância é confirmada pela ausência destas desordens entre a população que se utilizam da posição natural de cócoras.


Em conclusão, o trono de porcelana tem causado enorme variedade de sofrimentos desnecessários, e a perda anual de bilhões de dólares em custos com a saúde.

Claramente, o tempo fez o Homem Ocidental reconhecer a perda de hábitos naturais saudáveis e agora coloca um ponto final neste fato funesto.

Saudações cósmicas
Maurício de França
 
Olá Peregrino Sublime,

Agradeço seu alerta com respeito ao uso da posição de cócoras nos vasos sanitários comuns. No entanto, eu e meu pai temos usado a posição de cócoras nesses vasos por mais de 50 (cinqüenta) anos e nunca tivemos qualquer acidente com eles. Nós dois sempre fomos pessoas com peso baixo e isso pode ser a razão do nosso sucesso. Pessoas muito obesas podem, talvez, quebrar o vaso sanitário se adorar a posição de cócoras nas suas bordas. Acredito, no entanto, que exista uma norma técnica exigindo uma qualidade mínima na construção desses vasos, exatamente para evitar que eles se quebrem e causem os citados graves acidentes nas pernas dos usuários.

Um abraço, Rui.
 
Rui,
não é que as índias são mais intuitivas. É que as 'civilizadas' são oprimidas.

A litotomia (posição de parto deitada) foi introduzida por um homem, e infelizmente, virou moda, como a cesárea, que é útil quando se faz necessária, porém virou moda. Todas estas 'novidades' incrementadas e fortalecidas por um modelo de sociedade que desvaloriza os conteúdos que vem do feminino.

Também não é bacana se apoiar nas bordas do vaso sanitário, mas dá pra imitar ficar de cócoras com um apoio.

Um abraço,
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?