quarta-feira, abril 30, 2008

 

Um Curso em Tai Chi Chuan e Chi Kung - 9

De [1]:

Poema de Lao-Tsé

“Ao nascer, o homem é suave e flexível,
em sua morte é rígido.
Plantas verdes são tenras e úmidas,
na sua morte são murchas e secas.
Um arco rígido, não vence o combate.
Uma árvore que não se curva, quebra.
O duro e o rígido tombarão.
O suave e o flexível sobreviverão.”

As artes marciais

A arte marcial auxilia o homem a ter uma interiorização. O equilíbrio interior ajuda a realizar uma missão muito importante no sentido de despertar o homem e, dentro disto, a percepção da importância de eliminar três venenos que existem dentro de nós (a raiva, o desejo e a ignorância) para caminhar em direção à luz.

A arte marcial chinesa, ensinada pelos mestres, tem como objetivo auxiliar o homem a parar de lutar.

Elas se dividem em duas vertentes: a exterior e a interior. A diferença entre as duas se dá em sua filosofia. Se não existem fundamentos filosóficos, não há uma verdadeira eficácia.

Para medicina chinesa, o nosso órgão coração e a nossa mente (nossos pensamentos) representam a energia do fogo. Quando treinamos as artes marciais, realizamos uma certa meditação e, nesses momentos, nossos pensamentos cessam. Desta forma, entramos num estado de vazio e assim nosso corpo obtém a energia que vem da natureza - nós estamos ligados ao universo, porém esta energia celestial só penetra em nosso corpo quando estamos relaxados: quando não existe fogo dentro de nós.

Quando praticamos artes marciais, buscamos o TAO, mantemos respeito à linhagem a que seguimos e respeito ao nosso professor. Esta prática nos leva à humildade.

No Tai Chi – Chi Kung aprendemos a buscar a energia da natureza (isto explica o porquê de as pessoas buscarem tanto as praias e as montanhas, pois na cidade não se obtém esta energia). Depois, aprendemos as formas tai chi, págua, espada, aikido e kung-fú. Por quê?

Em nossa concepção recebemos a energia de nossos pais, da natureza, do ar e dos alimentos, formando assim nossa energia vital, a qual precisa de movimento. O principal objetivo da arte marcial é aprender a captar as energias ao longo de nossas vidas e colocá-las em movimento.

Quando se pensa em coisas negativas, lança-se uma espada invisível que primeiro fará mal ao próprio pensador. Por isso a existência da arte marcial: a busca pelo controle de nosso guerreiro interno e, consequentemente, a eliminação destes três venenos que mais nos perseguem.

A doença primeiro surge na energia, no invisível e depois no corpo físico.

Quando estes venenos crescem dentro de nós, surge o pior trigrama do I Ching: o fogo em cima e a água em baixo. O fogo em cima representa nossa cabeça quente, com raiva, pensando intensamente e repleta de desejos e ignorância, tornando nosso sono perturbado, tirando nossa paz e nos trazendo sofrimento.

Porém, quando realizamos uma meditação, trazemos este fogo para baixo. O fogo em baixo da água a transforma em vapor, representando nossa pureza em direção a nosso palácio (cabeça). Isso mantém nossa clareza mental e melhora nossos sentidos: aquilo que não é bom em nosso corpo (a água turva) é eliminado. Os taoistas afirmam que as pessoas saudáveis possuem os genitais quentes e a cabeça fria.

O céu e a terra se unem através de nós.

Lao-Tsé dizia que o sol e lua são maiores que o homem, mas o homem carrega em sua essência o TAO (energia criadora) e, por isso, se torna maior e mais importante. O sol e a lua possuem importância porque dentro de nós existe uma essência que os aprecia.

Nós devemos treinar artes marciais para ativar através de movimentos, da respiração e da arte, o nosso fogo verdadeiro, obtendo mais luz (entendimento e compreensão). Desta forma, deve-se ter muita dedicação na busca profunda do valor da arte marcial. Pode-se até começar treinando uma forma exterior, porém a saúde é o mais importante. Os mestres taoistas cultivavam a forma interior e, depois, quando mais velhos, buscavam o nirvana, que significa o contato com o universo.

Por isso a artes marciais tem sua própria evolução. Antigamente, o tai chi era praticado com muita força, mas através do tempo, foi sendo enriquecido, passando a ser suave e circular: mais interior. Tai chi significa limite do yin e yang: equilíbrio. A prática produz um fortalecimento da raiz de dentro do corpo.

O cansaço significa que a energia principal não está sendo movimentada. Os pés devem ser treinados pois representam os rins. Eles têm 62 pontos importantes para nosso corpo além dos reflexos. O mínimo que se pode fazer são caminhadas diárias.

Portanto, através das práticas marciais podemos eliminar muitas energias turvas ou presas nos meridianos, sempre objetivando o alcanço do equilíbrio e plenitude da saúde.

Liu Chi Ming

[continua]

Referência:
[1] Abílio Lima, Curso "Tai Chi Chuan - Chi Kung: Treinamento Interior", contato: http://www.vitaovi.blogspot.com/

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?