sexta-feira, junho 20, 2008

 

Hipertensão

"Para eliminar um problema, combata sempre sua causa e nunca o efeito"

Hipertensão



A hipertensão é uma alteração na pressão do sangue dentro das artérias que acaba por alterar a circulação e/ou danificar vasos (como um AVC, por exemplo) e órgãos. Os parâmetros utilizados para dizer se alguém é hipertenso ou está com hipertensão dependem do profissional e de índices estatísticos. Se você tem mais do que 130/85 mmHg de pressão é possível que seja rotulado como hipertenso e algum medicamento lhe seja dado para diminuir – artificialmente, estes valores.

Rotular a hipertensão de “enfermidade” ou “doença” não ajuda muito, apesar de ser uma prática médica muito comum. Na verdade a hipertensão não é uma entidade que tem vontade própria e que veio de algum lugar misterioso para destruí-lo. A hipertensão é um sintoma, uma reação a várias coisas que podem não ir bem em seu organismo, em sua mente, em seu comportamento. Mas, certamente não é uma coisa a ser combatida ou atacada e morta.

Algumas raças podem, por sua estrutura, ter uma pressão arterial um pouco mais elevada ou mais baixa do que os parâmetros oficiais e, há ocasiões ou situações que podem determinar um aumento real nesses valores, sem risco para a saúde. Grandes esforços físicos ao levantar pesos, correr, atividade sexual, emoções intensas e excessos alimentares podem elevar consideravelmente a pressão sem risco para pessoas saudáveis.

Tomar medicamentos para reduzir seus índices de pressão sem em estudo completo da pessoa e sem antes tentar por meios naturais é uma prática incorreta e danosa á saúde que freqüentemente é pior do que a disfunção que está sendo combatida. Suprimir sintomas com medicamentos é, por princípio, uma má prática em saúde. É verdade que há casos em que o risco para a vida supera todas as outras questões e é a única opção. Mas, simplesmente tomar remédios sem compreender o que se passa, qual a causa real do problema é uma espécie de irresponsabilidade.

As causas da hipertensão podem ser permanentes, por lesões graves no sistema circulatório e nos rins ou, ter causas funcionais reversíveis. Os inimigos mais perigosos são aqueles que atacam diariamente e, sem que você perceba, destroem a sua saúde. O café, o sal, as carnes (todas) os remédios e o excesso de peso e o sedentarismo são as causas mais freqüentes e importantes que podem levar a uma alteração em sua pressão. Não tema a doença, mas o que causa a doença – é isto que deve ser realmente combatido.

Fonte: http://www.fernandotravi.globolog.com.br/

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?