domingo, junho 29, 2008

 

Nozes e Castanhas

Nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, sementes...



Nozes e castanhas são alimentos preciosos e fundamentais em uma dieta saudável, mas é necessário que sejam observadas algumas regras para que se possa usufruir de todo o potencial que eles guardam.

Todas as necessidades protéicas, mesmo sob o mais intenso trabalho físico e mental, podem ser facilmente supridas por esses produtos, em todas as idades. A fama de indigestos se deve ao mau uso que se faz deles.

Algumas regras sobre o consumo das nozes e castanhas podem ser bem úteis:

1. Jamais utilizar estes produtos tostados, salgados, açucarados e em preparações industrializadas. Ao tostar e “temperar” estes alimentos seus princípios nutritivos são alterados e eles se tornam muito indigestos. A única exceção é a da castanha do caju, que mesmo assim, deve ter uma cor creme clara, quase branca e sem temperos.
2. Quem não está habituado ao consumo não deve ultrapassar as 30g ao dia por um mês e, depois aumentar gradativamente até chegar a 70g no máximo.
3. A mastigação completa é essencial. Como se trata de alimento concentrado é necessário que seja completamente esmagado e transformado em uma pasta bem úmida na boca.
4. A melhor associação será com verduras frescas. Eles combinam mal com carboidratos concentrados, com açúcar e líquidos em excesso.
5. A casca costuma ser uma boa proteção. Quando estão descascados não suportam calor e umidade e devem ser consumidos em pouco tempo ou conservados sob refrigeração.
6. Exceto pela castanha do caju, todos podem ser imersos em água por 12h o que os torna muito mais fáceis de ser digeridos e com um aporte de vitaminas e outros nutrientes essenciais.
7. Não terminar as refeições com eles.
8. Eles não são os melhores produtos para alguém que está doente, pois exigem uma capacidade digestiva normal – que, em geral, está ausente em quem está doente.

Os mais conhecidos da categoria são: as nozes, as castanhas do caju e do Pará, amendoim, gergelim, semente de girassol, amêndoa, pistache, avelã, pinhão, castanhas portuguesas, macadâmia, pecan, entre outras menos conhecidas. Todos os ácidos aminados básicos – necessários à construção dos tecidos do corpo - estão presentes nestes alimentos. São ricos em cálcio e potássio e, alguns, em ferro. Juntamente com as verduras e frutas definem a melhor dieta.

Fonte: http://www.fernandotravi.globolog.com.br/

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?