quinta-feira, junho 26, 2008

 

Varizes na Gestação


O aparecimento de varizes durante a gestação é um problema que incomoda muito, principalmente a partir do quarto mês.


As varizes são dilatações das veias superficiais dos membros inferiores, que ocorrem por um mecanismo de aumento da pressão em seu interior, somado a um enfraquecimento, que é herdado geneticamente (hereditário), da parede da veia.

Por assumirmos uma posição ereta na vertical, o sangue utilizado pelas pernas deverá subir pelas veias contra a ação da gravidade, sendo impulsionado neste sentido por mecanismos de bombeamento que utilizam a musculatura da panturrilha ("barriga da perna") e válvulas existentes no interior das veias, para que o sangue não volte para baixo. Um defeito nestas válvulas ou situações que exijam a permanência prolongada em pé, sem se mexer, fazem com que o sangue suba mais devagar, aumentando assim a pressão existente no interior das veias. Esta situação pode provocar dor, sensação de cansaço ou peso nas pernas, inchaço e o aparecimento daquelas veias saltadas: as varizes - que, para muitos, é apenas uma situação antiestética, mas que, na visão do médico, pode trazer complicações adicionais como, por exemplo, a flebite. Esta consiste na coagulação do sangue dentro de uma veia varicosa, já que o mesmo não consegue circular com boa velocidade onde há dilatação.

Ao contrário do que muitos pensam, a gravidez não cria varizes do nada, ela piora um problema já existente, provavelmente causado pelos fatores de risco já descritos anteriormente.

Em muitos casos as varizes são imperceptíveis por estarem bem mais abaixo da pele e por serem ainda pequenas e pelo menos 60% dos casos não gerar sentimento de dor; portanto, nesta situação, a gestante não sabe ser portadora de varizes.

Com seu agravamento durante a gestação, fica a impressão de que a gravidez as gerou, mas na verdade apenas as agravou.

Antigamente aguardavam-se todas as gestações de uma mulher para iniciar o tratamento das varizes. Isso agravava de tal modo a doença varicosa que o efeito estético do tratamento era praticamente ineficaz, ficando manchas e marcas indeléveis na pele das pernas.

Hoje em dia, se diagnosticadas as varizes, por menor que sejam, está indicado tratar mesmo antes da gravidez. Assim, o efeito funcional do tratamento é melhor, esteticamente têm-se resultados muito mais agradáveis e, principalmente, previne-se complicações venosas durante a gravidez.

Durante a gravidez é comum que se tornem visíveis varizes ou microvarizes, principalmente após o quarto mês, em razão das alterações que acontecem no corpo da mulher.

A causa para o agravamento das varizes está relacionada à ação dos hormônios, necessários para a manutenção da gestação, associada ao peso do bebê. "A pressão que o útero gravídico exerce sobre a veia cava (veia que passa ao lado da coluna vertebral, levando o sangue venoso de volta ao coração) é um obstáculo para a circulação de retorno venoso, que se acumula e dilata os vasos sangüíneos dos membros inferiores e, além do mais, o estrogênio e a progesterona apresentam efeito vasodilatador, revelam os angiologistas.

Todas essas alterações no sistema circulatório associado à retenção de água (intercelular) são responsáveis pela sensação de cansaço e pelo inchaço nas pernas durante a gestação. "A partir do segundo trimestre de gravidez, o volume de sangue da gestante aumenta".

O tratamento das varizes que aparecem durante a gravidez só deve ser iniciado após o parto. Mas é possível tomar algumas medidas preventivas para controlar este problema durante a gestação. "É importante fazer atividade física leve, como hidroginástica e caminhadas, evitar ao máximo o excesso de pressão sobre suas pernas, não ficar muito tempo de pé, colocar as pernas ligeiramente elevadas ao sentar, para facilitar a circulação sangüínea de retorno (venosa), usar meias elásticas e controlar o ganho de peso", alertam os especialistas.

Entre 60 e 90 dias após o parto, o corpo da mulher terá voltado quase ao normal e as varizes tendem a diminuir. "No entanto, uma grande quantidade de gestantes que tiveram suas veias dilatadas nos membros inferiores durante a gravidez permanecerá com o problema em algum grau, tendo necessidade de tratamento".

Após 30 a 60 dias já se pode instaurar o tratamento das varizes, seja ele clínico ou cirúrgico.

Fonte: Dr. Márcio A. Steinbruch, Varizes na Gestação, Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Equilíbrio, pg. 10, 26 de junho de 2008. Site recomendado: www.cremesp.org.br

Obs: Note que as varizes ocorrem nas veias que transportam o sangue venoso (cheio de venenos presentes no nosso organismo) de retorno ao coração. O sangue arterial de ida, cheio de oxigênio obtido nos pulmões, está em muito melhores condições do que o sangue venoso. Como sempre, é o elo mais fraco que se rompe primeiro... RFS

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?