terça-feira, outubro 14, 2008

 

Tratamento de Doença vs. Tratamento de Saúde


A medicina convencional adota sempre a prática de "tratamento de doença" ("cuidar da doença"), e não o "tratamento de saúde" ("cuidar da saúde").

No tratamento de doenças a ênfase está na remoção dos sintomas, visando resultados rápidos. No tratamento de saúde a ênfase está na remoção das causas da doença através do conhecimento e na sua integração com hábitos de vida saudáveis. Visa resultados de longo prazo.

No tratamento de doença a ênfase é no gerenciamento e no controle: um profissional "gerencia" enquanto o paciente "cumpre ordens". No tratamento de saúde a ênfase é na participação do paciente em sua recuperação. Neste caso, os profissionais "dão orientações" e o paciente guia sua própria terapia.

No tratamento de doenças usam-se métodos do tipo "linha de montagem", voltados para o lucro financeiro. No tratamento de saúde os métodos são centrados no cliente, visando sua autonomia.

No tratamento de doenças confia-se na intervenção tecnológica e na substituição, como transplante de órgãos, injeção de insulina, cirurgia, radiação, quimioterapia, drogas sintéticas e freqüentemente tóxicas e vacinas. Focaliza-se a substituição de órgãos ou de sistemas e suas funções. No tratamento de saúde faz-se uso de terapias não-invasivas e em substâncias que não causam prejuizos orgânicos. Focaliza-se na regeneração dos órgãos e dos sistemas e na restauração de suas funções.

No tratamento de doença o custo e a dependência estão sempre aumentando, ao passo que no tratamento de saúde o custo e a dependência vão sempre caindo.

No tratamento de doença, a doença ou problema orgânico é sempre visto em termos de um melodrama e do ponto de vista de vítima. No caso do tratamento de saúde, a doença e os problemas orgânicos são vistos como sendo preveníveis.

No tratamento de doença tem-se uma visão mecanicista: o corpo é visto como um objeto material contendo partes discretas. No caso de tratamento de saúde, tem-se uma visão orgânica: o corpo é visto como uma massa sob a qual impera a energia, os padrões de vida e os campos de interação.

No tratamento convencional de doenças tem-se uma abordagem fragmentada: o corpo e a mente são tratadas separadamente (medicina e psicologia/psiquiatria); as partes do corpo são vistas de forma separada e tratadas isoladamente. No tratamento de saúde tem-se uma visão holística: o conjunto corpo-mente é tratado como uma unidade; partes do corpo são tratadas em relação às suas outras partes e aspectos do conjunto (inseparável) corpo-mente.

No tratamento convencional de doença, a doença é vista como uma entidade separada do paciente (ataque de vírus, etc). No tratamento de saúde, a doença é vista como um processo inseparável do paciente.

No tratamento convencional, a doença é vista como um inimigo. No tratamento de saúde, tem-se uma visão unificadora: a doença é vista como algo refletindo um aspecto de auto-correção do complexo corpo-mente, em resposta a mudanças internas no meio ambiente do corpo.

No tratamento de doença coloca-se a causa no exterior (enfatizando o "coitadinho de mim"), com o foco fora do paciente: vírus, bactéria e tensões do meio ambiente externo, ignorando fatores tóxicos ambientais na comida, na água e no ar. No tratamento de saúde, a causa é internalizada: o foco é no paciente, nas escolhas, nas atitudes, nos hábitos e reações às influências do meio ambiente.

No tratamento de doença, o foco é orientado para a doença, dando-lhe rótulos e controlando e destruindo as entidades patológicas. A pesquisa foca sobre a natureza da condição, como vista nos sintomas, não nas causas. A falta de doença é vista como resultado da intervenção tecnológica. Já no tratamento de saúde, foca-se na saúde, no suporte à cura natural, no sistema imunológico e visa as causas das condições constatadas, ao invés dos sintomas. A ausência de doença é vista como resultado da saúde.

No tratamento convencional de doenças, usa-se uma retórica militar: "construir defesas", "batalha contra", "lutar", "ataque", etc. No tratamento de saúde usa-se uma linguagem que sugere condições de harmonia e cooperação.

No tratamento de doenças tem-se uma postura monolítica e coercitiva. No tratamento de saúde tem-se uma abordagem pluralista, voluntária e multi-opcional.

Fonte:
http://www.trufax.org/general/indoc.html


Marcadores: , ,


Comments:
Caro Rui

Adorei o que escreveu e concordo plenamente.
Explicitou lindamente ideias que eu tinha implicitas. E tocou-me o coração.
Estou com vontade de fazer um copy/paste directo para o meu blog finalizando com um "gostou entao encontra mais clicando aqui!" Linkado, claro.
Se me autorizar.
Agora só um pedido de atenção pois em portugues de Portugal "tratar da saude" é sinónimo de "matar"... no sentido "estando morto nunca mais fica doente".
Esta nossa amada língua é muito traiçoeira. ;-)
 
Querida Maria Afonso,

Estou sempre aprendendo alguma coisa: língua portuguêsa é com você! Obrigado pela observação feita! Ficaria muito agradecido se você fizesse o "copy/paste" desta (ou de qualquer outra) minha postagem, pois minha idéia básica é sempre alertar as pessoas para assuntos relacionados à saúde, como você sabe.

Um abração do Brasil, Rui :))
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?