terça-feira, novembro 18, 2008

 

Espírito e Alma

"Não há nada oculto, que não venha a descobrir-se, e nada há escondido, que não venha a ser conhecido", Lucas 12:2

Muito se fala em alma, até existindo uma certa confusão entre espírito e alma, muitas pessoas pensando ser a mesma coisa. Dentro das mais antigas tradições esotéricas, sempre foram coisas diferentes, apesar de correlacionadas.

A importância da ação da alma na evolução individual e grupal sempre foi importante para todas as religiões e em todos os tempos, apesar de que nos dias de hoje, a grande maioria não dá muita atenção nem espaço para ela se manifestar e orientar sua vida.

Na Bíblia Jesus disse: "Deus é espírito, e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". Por essa e outras passagens bíblicas, podemos concluir que a primeira criação de Deus, no que diz respeito ao homem, foi o nosso espírito.

Ainda na Bíblia, depois de Deus ter criado tudo, há outra fase sobre a Criação do homem: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente" (Gênesis 2:7)

Portanto, temos dois momentos importantes da Criação:

1. A Criação do espírito do homem, semelhante ao seu Criador, a Deus;
2. A Criação da alma humana, para o homem poder viver e evoluir na Terra.

Já as ciências esotéricas ensinam que o espírito é também chamado de mônada, palavra que vem do grego monas e que quer dizer a Unidade, significando o Divino em nós; é porisso que o nosso espírito tem a grande necessidade de colocar em ação todas as suas "potencialidades divinas", visto ser ele semelhante a Deus. Por o espírito não conseguir atingir os universos dimensionais mais inferiores, ele criou a alma como seu próprio veículo e corpo de manifestação do Criador Divino.

Portanto, a alma é o elo de ligação entre o Espírito Divino do ser humano e sua personalidade (manifestada através do corpo físico), sendo o espírito o Aspecto do Pai na trindade divina, a forma (o corpo) o Aspecto da Mãe e a alma o Aspecto do Filho. Por isto, no esoterismo oriental, a alma também é sinônimo de "Ser Crístico" ou o Cristo Interno presente em cada um de nós.

A palavra alma vem do latim "anima", e a ele é atribuído vários significados. Dentro do pensamento esotérico, ela é o princípio do vida; é o ser humano real; é a sede dos sentimentos puros; é de onde se origina a intuição; é a verdadeira essência em nós; nela está a maior parte do nosso "Eu Superior"; é a Essência Crística, o Cristo Interno, onde estão as "Energias Trinas" originárias do espírito.

Filosoficamente, a alma é o ser a que se atribuem, por necessidade de um princípio de unificação, as características essenciais à vida (do nível orgânico às manifestações mais diferenciadas da sensibilidade) e ao pensamento. É o princípio espiritual do homem, concebido como algo separável do corpo e imortal; é o conjunto das funções psíquicas e dos estados de consciência do ser humano, que lhe determina o comportamento, embora não tenha realidade física ou material.
É a sede da razão pura.

Até o início do Século XX, a alma era também chamada de ego, mas para não ser confundida com o ego da psicologia, as ciências esotéricas abandonaram esta designação. No entanto, em alguns livros antigos, a palavra ego ainda se refere à alma e não à personalidade.

Podemos dizer que a alma, macrocósmica e microcósmica, universal e humana, é o que é trazida à existência quando o aspecto espírito e o aspecto matéria se relacionam reciprocamente. A alma, porisso, não é nem espírito nem matéria, mas a relação entre eles, ela é o mediador entre esta dualidade: ela é o elo entre Deus e Sua forma.

Eis algumas citações de escritores esotéricos sobre este assunto:

"A alma é a entidade perceptiva, produzida através da união do Pai-Espírito e da Mãe-Matéria. É aquilo que no mundo vegetal, por exemplo, produz a resposta aos raios do sol e o desabrochar de um botão; é aquilo que no mundo animal capacita a amar seu dono, caçar sua presa e obedecer à própria vida instintiva; é aquilo, no homem, que o torna consciente de seu meio e de seu grupo, que o capacita a viver sua vida nos três mundos de sua evolução normal como o observador, o perceptor e o ator. É isto que o capacita, finalmente, a descobrir que esta alma nele é dual e que parte dela corresponde à alma animal e parte dela reconhece sua alma divina" (Um Tratado Sobre Magia Branca, Alice A. Bailey)

"A sede da alma está no ponto onde se encontram o mundo interior e o exterior. Quando eles se interpenetram, ela está presente em todos os pontos de penetração. Por isso, podemos dizer que cada centro psíquico e mental, nos quais nos tornamos cônscios desta penetração espiritual, torna-se também a sede da alma, e que pela ativação dos vários centros (chakras) nós nos espiritualizamos e transformamo-nos" (Fundamentos do Misticismo Tibetano, Lama Anagarika Govinda)

"Quando a alma se torna suficientemente desenvolvida, para ficar sob a influência direta de um Mestre, o volume dessa influência que pode ser passada para a personalidade, depende da conexão entre a personalidade e a alma, que é diferente em diferentes casos; há, de fato, uma variedade infinita na vida humana. À proporção que a força espiritual lança raios sobre a alma, algo disso deve fluir sempre para a personalidade, porque o inferior está ligado ao superior, tal como a mão está ligada ao braço. Mas, a personalidade só pode receber o que ela preparou em si própria para receber" (O Corpo Causal e o Ego, Arthur Powell)

"Podemos considerar a alma como aquilo que individualiza o Espírito Universal, que focaliza a Luz Universal num só ponto; que é, por assim dizer, um receptáculo no qual é derramado o espírito, de forma que aquilo que em Si mesmo é universal, quando derramado nesse receptáculo parece separado: sempre idêntico em sua essência, mas separado em sua manifestação. O homem pouco evoluído está ciente da síntese, mas é a síntese de sua natureza material. O homem altamente espiritual está ciente também da síntese, mas é aquela em sua alma, cuja consciência é a unidade" (Um Tratado Sobre Magia Branca, Alice A. Bailey)

Existem ainda muitos mistérios para serem desvendados a respeito da Criação de nossos espíritos e de nossas almas, bem como sobre seus objetivos, princípios e fundamentos. Isto não tem nada a ver com religião, trata-se da Criação da Vida Universal, e todos estes mistérios - mais cedo ou mais tarde - virão à luz. Se pesquisarmos, encontraremos em todas as civilizações preocupações com os destinos do espírito e da alma, e também as experiências daqueles que se dedicaram a buscá-la e compreendê-la.

No momento presente da evolução planetária, muitos continuam buscando um encontro com a alma e outros tantos já falam sobre suas experiências místico-espirituais, a partir do contato consciente com a alma; isto vem expandindo uma consciência de que todos nós somos seres espirituais, irmãos e irmãs, filhos da mesma ação divina, capazes de amar e de criar união, paz, solidariedade, fraternidade, justiça, liberdade e igualdade para o benefício de todos, sem distinção de raça, crença ou origem.

Nossos espíritos e almas estão dentro de um corpo físico denso, e é pela necessidade de suas evoluções que buscamos a espiritualização de princípios que resgatam os verdadeiros significados da vida e da existência. Esta busca precisa ser consciente para que a personalidade possa se transformar em um verdadeiro instrumento da Luz da alma e do espírito, a fim de auxiliar na construção de uma nova vida, um novo céu e uma nova terra, para o bem de todos os seres que caminham para níveis mais avançados de evolução.

Fonte: Henrique E. Rosa, O mistério do espírito e da alma, Jornal O Legado Holístico, No. 71, Ano 6, pg. 9, novembro de 2008.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?