sábado, abril 25, 2009

 

A Volta da Juventude - 2


"Toda verdade passa por três estágios. Primeiro é ridicularizada. Posteriormente, é violentamente combatida. Finalmente, é aceita como auto-evidente", Schopenhauer.

Existem dois vilões (substâncias tóxicas) responsáveis pelo nosso envelhecimento, associados com a nossa ingestão alimentar e ao consequente metabolismo celular (refugos desse processo): radicais livres e lixo orgânico ácido. Os radicais livres costumam ser combatidos com antioxidantes e as substâncias tóxicas ácidas podem ser neutralizadas pelo uso de substâncias alcalinas. Para identificar se um líquido é ácido ou básico (alcalino) costuma-se usar um número indicador, chamado pH.

Entendendo o pH

Neste símbolo, o "p" significa "potencial" (significando "poder de concentração") e o "H" refere-se ao íon positivo (cátion, igual a um próton, no caso do hidrogênio) de Hidrogênio (H+). pH, portanto, é uma medida da concentração de prótons (+) em uma solução e, portanto, dá uma indicação da acidez ou alcalinidade da solução analisada. O pH é, na prática, um número entre 0 e 14 [esse número é obtido tomando-se o logaritmo da concentração de íons positivos de hidrogênio], que indica se uma solução é ácida (pH menor que 7), básica/alcalina (pH maior que 7) ou neutra (pH=7).

Existem aparelhos de medição do pH. Uma leitura de pH de zero significa que a substância testada é a mais ácida possível, e que ela está saturada de íons de hidrogênio. Esta substância saturada não consegue absorver íons de hidrogênio. Por outro lado, a leitura mais elevada de 14 significa que a substância é a mais alcalina possível e que nela não há íons de hidrogênio presentes.

A leitura de 7 significa que a substância é neutra. Praticamente tudo que medimos é sempre ácido ou alcalino, já que o número sete (neutro) é algo como um gume de faca: existe sempre uma tendência de ir para um dos lados. Quanto mais precisa a medição, menos provável de vermos o número mágico 7.

Qualquer aluno que inicia o estudo da Química, aprende que existe a seguinte reação química:

Ácido + Base/Álcali =====> Sal + Água

Portanto, para combater os resíduos orgânicos ácidos, que se acumularam em nosso corpo, causando nossos problemas orgânicos e nossa velhice, devemos usar substâncias alcalinas para banhar essas regiões ácidas, para sumir com esse ácido e gerar água e sal. Logo, a água mais indicada para nós bebermos é uma água alcalina (com pH>7). Essa água alcalina, além de neutralizar a acidez presente, contribui para liquefazer os resíduos ácidos solidificados (que podem causar artrite e artrose, por exemplo), o que facilita a sua eliminação (principalmente, via urina).

Quando nascemos estamos no estado mais alcalino de nossa vida. O embrião em desenvolvimento absorve componentes alcalinos de sua mãe. Esta é a razão das mulheres grávidas sofrerem deficiência alcalina nos seus mal-estares matinais e distúrbios alimentares relacionados a essa deficiência alcalina.

Nosso corpo é um mecanismo fantástico. Com relação ao pH, nosso corpo é capaz de fabricar certas substâncias químicas para manter um certo valor de pH nas diferentes partes do corpo. Mesmo com uma dieta ácida, nosso corpo mantém o pH do sangue em um nível constante de pH, entre 7,35 e 7,45. Se o nível de pH do sangue nas artérias ficar abaixo de 7, isso pode levar a pessoa a entrar em coma ou, até, morrer.

O excesso de resíduos ácidos é parcialmente eliminado do corpo pelos rins, pulmões, pele, etc., mas uma parte deles é armazenada nos tecidos do corpo (gerando o estômago volumoso dos homens e os quadris grandes das mulheres) e nas juntas, onde causa gota e artrite.

Os rins, a pele e os pulmões são os principais órgãos de descarga das toxinas. Os rins filtram principalmente toxinas como amônia, sais residuais e ácido úrico. É importante que os rins sejam mantidos sempre aquecidos (protegidos do frio) e, se o corpo está úmido devido ao suor, deve-se evitar o ar frio nessa região [1]. Isso me faz lembrar da moda feminina de usar "mini-blusas", que deixam os rins expostos ao frio. Apenas um rim aquecido funciona a contento. Beber bastante água alcalina ajuda a diluir os ácidos e facilita a excreção dos resíduos pelos rins.

Agora, um pequena informação muito importante [1]: Os pulmões extraem o dióxido de carbono (CO2) dos ácidos carbônicos circulantes no sangue. Isto torna o sangue alcalino e é a razão para que o sangue que sai dos pulmões ter a mais alta leitura de pH (isto é, ser o mais alcalino) de todos os pontos do seu percurso fechado pelo corpo! Comentaremos sobre isso, a seguir.

A informação acima serve para explicar várias coisas como, por exemplo, por que a preguiça nos é prejudicial. Uma pessoa preguiçosa não gosta de movimentar o seu corpo; com isso, sua respiração passa a ser bastante superficial (tem preguiça até para respirar profundamente, como no pranayama) e, como consequência, passa a ter o sangue mais ácido, o que pode levar às doenças e à morte. O nosso corpo físico foi feito para ser movimentado e, não, para ficar parado vendo televisão, olhando para o monitor de um computador, lendo livros, jornais ou revistas. A movimentação do corpo aumenta a intensidade da nossa respiração, oxigenando e alcalinizando melhor o nosso sangue.

Outra coisa explicada por essa informação do pH do sangue é por que os locais com maior densidade de pessoas centenárias fica no topo de regiões montanhosas, como em Vilcabamba e no povo Hunza. Nesses locais, além da ótima água alcalina disponível, o ar também é puríssimo (já que a poluição, pesada, fica nos locais de baixa altitude), alcalinizando melhor o sangue. Como essas regiões são montanhosas (terreno não é plano), as pessoas que aí residem estão o tempo todo subindo ladeiras, o que irá gerar inspirações profundas desse ótimo ar. Pode existir, também, uma interpretação esotérica para o "viver no alto da montanha": pode significar viver muitos anos (longevidade); algo semelhante a ser lançado ao alto por um foguete...

Em vista dessa informação do pH, podemos também concluir que devemos tentar respirar um bom ar durante as 24 horas do dia, inclusive durante o período em que dormimos. Portanto, nosso quarto de dormir deve estar sempre bem ventilado (de preferência, com as janelas sempre abertas, ou, pelo menos, com venezianas). É bom notar também que respiramos pela pele! Portanto, devemos usar o mínimo de roupa possível, para não atrapalhar a respiração cutânea, inclusive quando dormimos. Deveríamos, de preferência, dormir sem roupa grudada ao corpo (pijamas): apenas utilizar cobertas leves para ter um conforto térmico para ter um bom sono. Com respeito a isso, vale esta observação: os reis, nobres, dignatários, governantes, etc gostam de se vestir de forma pomposa (que abafa o corpo), dificultando a respiração cutânea e morrem logo, com o sangue envenenado por resíduos ácidos. Geralmente, todas as pessoas que vivem acima de 100 anos são pessoas humildes, sem muito dinheiro e sem vestimenta pomposa (e patogênica)...

Há um bom tempo atrás, meu pai contou-me algo que aconteceu durante um carnaval (ele leu isso no jornal): um folião morreu durante os festejos carnavalescos; um investigação posterior descobriu a causa da morte: o folião tinha pintado todo o corpo com uma tinta que impediu totalmente a sua respiração cutânea e, dessa forma, ele morreu envenenado com o próprio sangue acidificado em excesso. Em outras palavras, a respiração apenas via pulmões não é suficiente para alcalinizar adequadamente nosso sangue. Tome bem nota disso.

[continua]

Referência:
[1] Harald W. Tietze, Youthing: How to reverse the aging process and cure age related diseases, International Bestseller, 4th Edition.


Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?