terça-feira, abril 21, 2009

 

A Volta da Juventude


O envelhecimento humano é um processo muito lento. Demora muitos anos para surgir os problemas orgânicos crônicos no nosso veículo físico. Eles só surgem quando adotamos hábitos doentios/patológicos ao longo de toda a vida. Portanto, a lógica e o bom senso nos alerta que para recuperarmos a condição de saúde de nossa juventude, adotando hábitos saudáveis, irá também levar um bom período de tempo. No entanto, todas as revistas femininas estão repletas de "milagres": prometem a recuperação de todos os danos, causados ao corpo por décadas, em questão de dias ou semanas! Obviamente, isso é uma propaganda muito esperta, feita para vender mais revistas e obter maiores lucros. Quanto mais curto o período para obter o "milagre", mais perigoso é o processo envolvido. Uma operação plástica ou uma lipoaspiração, por exemplo, pode alterar o seu aspecto em algumas horas, mas pode também levar a(o) paciente para o cemitério. Uma dieta "revolucionária" já irá demorar um pouco mais para fazer seus efeitos na estética do corpo. Entretanto, ela é menos perigosa do que as intervenções cirúrgicas.

O que os "milagres" vendidos pelas revistas podem oferecer é uma melhoria do aspecto físico; podem fazer você parecer mais jovem, mas não conseguem fazer você SER mais jovem no curto espaço de tempo que alardeiam. Para realmente voltar a ser mais jovem é preciso adotar hábitos saudáveis por um longo período de tempo, descontinuando os hábitos doentios.

Que fazer para rejuvenescer?

Para responder a esta pergunta, precisamos saber a resposta a outra pergunta: O que nos faz envelhecer? O tempo certamente não possui qualquer elemento tóxico ao nosso corpo e, portanto, devemos parar de culpar a passagem do tempo pelo nosso envelhecimento. O que causa o nosso envelhecimento é o acúmulo de substâncias tóxicas em nosso corpo, devido ao nosso modo doentio de viver. Portanto, para juvenescer novamente (rejuvenescer) precisamos adotar um modo de viver (hábito) saudável, que diminua a quantidade de material tóxico já acumulado em nosso corpo.

A maneira mais eficaz, rápida e barata (você não gasta um centavo; pelo contrário, você economiza dinheiro) de tornar-se biologicamente mais jovem é praticar frequentemente o jejum absoluto durante o dia, já que durante todas as noites nós o praticamos durante o sono, nos abstendo de alimentos sólidos e líquidos, mas continuando a ingerir ininterruptamente o alimento gasoso que chamamos de ar. A ciência chama essa tática de rejuvenescimento de "dieta de baixa caloria" [às vezes, a chama de "restrição calórica" ou "subnutrição sem desnutrição"], apresentando-a, porém, de uma forma bem mais branda e disfarçada. No entanto, essa dieta é o único método, provado cientificamente, que aumentou a longevidade de todos os animais testados, inclusive do homem. No caso humano, está bem documentado o extraordinário feito de um italiano, de Veneza, chamado Luigi Cornaro, que aplicou essa tática.

Vale a pena falar um pouco sobre o caso clássico do nobre veneziano Luigi Cornaro [1]. No Século XVI ele escreveu um livro sobre sua vida, tratando sobre saúde e longevidade. Quando ele tinha quase 50 anos, teve graves problemas de saúde e os seus médicos lhe prognosticaram poucos meses de vida. Por conta própria, resolveu mudar radicalmente seus hábitos de vida. Enfatizando a questão dos hábitos alimentares, mudou-os, passou a comer muito pouco, intercalando com períodos de jejum absoluto, curou todas suas doenças, enterrou toda sua equipe médica e viveu com saúde, lúcido e ativo até os 98 anos, segundo [2], ou até os 103 anos, segundo [3]. Podemos fazer umas contas bem simples: considerando o tempo médio de vida para a época de Cornaro (35 anos, com sorte, segundo Chopra), isso foi uma enorme façanha para aquela época. Tomando o menor período de vida de 98 anos, segundo Hayflick, e dividindo pelos 35 anos de vida média da época, dá um quociente de 2,8, que podemos chamar de "índice de Cornaro". Aplicando esse índice de Cornaro ao tempo médio de vida de um país civilizado atual (ex. 76 anos, nos EUA), temos, pela multiplicação de 76 anos pelo índice 2,8, o valor de 212,8 anos, que seria quanto deveria viver um novo Cornaro em nossos dias! Este recorde, como sabemos, ainda não foi oficialmente batido até hoje, e os cientistas ortodoxos ainda insistem que não temos condições de ultrapassar a barreira dos 115-120 anos de idade...

No entanto, a maioria das pessoas não está interessada em ficar rica (de dinheiro, de saúde e de juventude) pela aplicação rotineira do jejum diurno. Então, a pergunta que precisa ser feita é: Existe um outro método alternativo de rejuvenescer, mantendo as três refeições suicidas (mortas) normais de todos os dias? Sim, existe um método, porém bem menos eficiente do que aquele citado acima, obviamente. Qual é esse método?

Onde há vida, há água! A água é a substância que sustenta todos os tipos de vida em nosso planeta. Quando saimos do ventre de nossa mãe, costumamos conter 85% de água de boa qualidade (moléculas bem agrupadas e estruturadas) em nosso corpo e uma pessoa bem velha não chega a ter 60% de água de má qualidade (moléculas mal agrupadas e estruturadas) no seu organismo [4]. Verificamos, portanto, que a vida humana na sociedade moderna constitui-se em um processo contínuo de desidratação orgânica. Logo, como regra geral, nunca tomamos água em excesso. A minha antiga sequência de postagens "Água Cura Tudo", neste blog, procura incentivar as pessoas a tomarem mais água para afastarem seus problemas orgânicos, um deles sendo o envelhecimento, óbvio.

No entanto, existem uma infinidade de tipos diferentes de água, desde a água morta (que mata quem a ingerir**) até águas vivas extremamente vitalizantes, como aquelas de Vilcabamba, no Equador, e as dos Hunzas, no Pasquitão (onde existe a maior densidade de centenários do nosso planeta, que também se alimentam errado, como nós!). Logo, como escolher a água adequada para beber e rejuvenescer?

[continua]

**Convém, neste ponto, citar as experiências feitas pelo engenheiro francês Marcel Violet [5]: Ele produziu um litro de água puríssima, por síntese, fazendo reagir diretamente Hidrogênio (H) e Oxigênio (O) puríssimos. A água assim obtida, extremamente pura, foi usada para nela fazer nadar alguns girinos (filhotes de rãs), mas os bichinhos morreram em poucos segundos nessa água, como que fulminados. Então, Violet lembrou que os girinos respiram oxigênio dissolvido na água. Como em sua água não havia oxigênio, os girinos só poderiam morrer mesmo. Então, Violet passou a oxigenar a água obtida da síntese, batendo-a longamente com um misturador, mas ao colocar novamente os girinos nessa água, agora oxigenada, estes morreram quase instantaneamente, como no caso anterior, quando não havia oxigênio dissolvido na água. A seguir, Violet colocou essa água numa garrafa de vidro hermeticamente selada e a deixou exposta, durante um mês, à ação do tempo, ao ar livre. Colocou então, novamente, alguns girinos nela e eles sairam nadando alegremente. Portanto, a água morta (que mata girinos) capta energia cósmica do ambiente e se transforma em água viva (que permite girinos viver nela).

Referências:

[1] Leocádio Celso Gonçalves, Desenvelhecimento: Um Vôo Livre Panorâmico Sobre a Questão do Envelhecer, Editora LTR, São Paulo-SP, 1999.
[2] Leonard Hayflick, COMO e POR QUE ENVELHECEMOS, Editora Campus, Rio de Janeiro-RJ, 1996.
[3] Deepak Chopra, Corpo sem Idade, Mente sem Fronteiras, Editora Rocco, Rio de Janeiro-RJ, 1995.
[4] Salvatore de Salvo, A Energia Cósmica e Você, Casa Editorial Schimidt, São Paulo-SP, 1994.
[5] Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde, Editado pela Biblioteca 24x7, 2008.

Marcadores: , ,


Comments:
no livro de alfons balbach, Flora natural na medicina domestica [?] contem uma parte sobre longevidade, mta rica em detalhes, semelhante a sua postagens, porem com outras pessoas e fatos.

Veja tbm o documentario: EPIGENETICA: Como a comida afeta os genes
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?