domingo, maio 31, 2009

 

Amamentar mais Tempo protege Bebê de Obesidade Infantil


Bebês amamentados por mais tempo e que têm alimentação mais saudável no primeiro ano de vida, desenvolvem menor quantidade de gordura corporal na infância, segundo um estudo da Universidade de Southampton, no Reino Unido.

Outras pesquisas já haviam tentado fazer a mesma relação, mas os resultados eram controversos. Intuitivamente já se sabia que o aleitamento estava relacionado à obesidade infantil, mas não havia comprovação científica.

Foram coletadas informações de 536 bebês aos seis e aos 12 meses de idade. Em um segundo momento, foi definida a composição corporal das mesmas crianças aos quatro anos de idade. As crianças que receberam o leite materno por mais tempo tiveram menos gordura corporal aos quatro anos. Entre as 87 crianças obesas ou com sobrepeso, a amamentação durou cerca de dois meses, enquanto que, para as 449 restantes, estendeu-se por pouco mais de quatro.

A pesquisa também indicou que, independentemente do tempo de aleitamento, as crianças que tiveram uma dieta de desmame com frutas, vegetais e carnes cozidas tinham mais massa corporal magra no corpo.

Os resultados podem ajudar a derrubar a crença de que o leite materno pode engordar o bebê. O ganho de peso no início pode ser muito grande, mas depois, aproximadamente aos quatro anos, o corpo da criança regula esse valor.

A alimentação inadequada nos primeiros anos de vida influencia na quantidade de gordura corporal durante a infância, trazendo consequências futuras. É mais provável que um indivíduo obseso ou com sobrepeso nessa idade mantenha essa condição durante o resto da vida.

Isso acontece porque as células de gordura do nosso corpo se formam dos cinco aos sete anos de idade. Esse número, então, permanece o mesmo ao longo da vida, mas a quantidade de gordura dentro dessas células pode variar. Os adultos com maior quantidade de células de gordura estariam mais propensos a acumular massa gorda.

Fonte: Jornal Folha de S. Paulo, Seção Saúde, pg. C7, 30 de maio de 2009.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?