segunda-feira, agosto 31, 2009

 

Visão Chinesa da Auto-Hemoterapia

A Auto-Hemoterapia já é uma técnica consagrada e pode-se achar centenas de milhares de relatos de melhoras e curas pela internet e sempre com alguns conhecidos que a praticam. Não é minha intenção, portanto, duvidar de seus benefícios... Com esse artigo gostaria apenas de traduzir o que alguns médicos chineses parecem crer. Aparentemente na China a Auto-Hemoterapia é praticada já há mais de cem anos, associada à Acupuntura: o sangue é retirado da prega do cotovelo e inserido em alguns pontos de acupuntura (músculos ou não) dependendo da patologia apresentada pelo paciente. Porém um conselho nos dizem os profissionais chineses: "jamais usar a Auto-Hemoterapia como prevenção". Por que pensam assim? Aparentemente por três claras razões:

1) A Auto-Hemoterapia só funciona se realizada semanalmente por alguns meses, ou até anos, e com isso os riscos de algum tipo de contaminação aumentam estatísticamente.

2) Pela frequência das perfurações venosas e aplicações musculares (principalmente nos moldes ocidentais, fora das técnicas acupunturais) as lesões em veias e o risco de friboses, necroses e destruições musculares são crescentes.

3) O terceiro motivo, mais importante, diz respeito ao conceito chinês de "Jing", ou seja, a Auto-Hemoterapia curaria sim muitas patologias, mas o preço disso seria o envelhecimeto acelerado com grande desgaste desse "Jing"... E o que é isso?

Jing, habitualmente traduzido por "essência", é um conceito um tanto difícil de compreender da Medicina Tradicional Chinesa. Jing pode ser considerado a escora de todos os aspectos de vida orgânica. Uma "bateria", ou tempo de "Energia Vital" que recebemos quando nascemos.

Se o Jing é abundante, haverá uma forte força vital e o organismo será saudável e radiante, ao passo que em caso de Jing deficiente, a força vital enfraquece e o organismo fica susceptível à doença e a desordens de todo o tipo. Ou seja, a vitalidade e potencial de cura da Auto-Hemoterapia viria justamente desse maior uso de nosso "Jing".

Será, talvez, útil distinguir "Jing" de "Chi" (Qi), considerando a noção de movimento. O "Chi" é responsável pelos movimentos diários do corpo, e Jing poderá ser associado às alterações lentas de desenvolvimento que caracterizam o crescimento do organismo desde o feto ao longo da vida até a idade adulta e morte.

Origens e tipos de Jing

O Jing Congenital (Xian Tian Zhi Jing, que poderíamos chamar de Energia Ancestral) é formado pela união das energias sexuais do homem e da mulher no ato da concepção. Assim, este Jing Congenital forma a base do crescimento pré-natal no útero e alimenta o desenvolvimento do feto e do embrião. A quantidade e a qualidade do Jing Congenital de cada pessoa são fixas e determinam as suas constituição e características ao longo da vida.

O Jing Pós-Natal (Hon Tian Zhi Jing) é o Jing que preservado a partir dos alimentos, sólidos e líquidos, ingeridos através da ação do Baço e do Estômago. Este Jing Pós-Natal serve para suplementar o Jing Congenital e, em conjunto, eles constituem o Jing total do organismo.

A medicina chinesa associa estreitamente o Jing à função dos Rins, e o Jing dos Rins representa uma outra distinção entre o Jing Congenital e o Jing Pós-Natal. Bastará para esta abordagem reconhecer que o Jing dos Rins promove a transformação de Yin dos Rins em Chi dos Rins sob a influência quente de Yang dos Rins.

Funções do Jing

O Jing regula o crescimento, a reprodução, a vitalidade, o potencial de cura e o desenvolvimento.
Jing é crucial para o desenvolvimento de indivíduo ao longo da vida.

Na infância é responsável pelo crescimento dos ossos, dos dentes e do cabelo. Além disso, promove igualmente o desenvolvimento do cérebro e a maturação sexual. Na idade adulta, Jing forma a base da reprodução. A fertilidade, tanto no homem como na mulher, depende de um forte Jing dos Rins.

Jing promove o Chi dos Rins. Como se disse acima, a relação entre Jing e os Rins é muito forte. O Chi dos Rins é especialmente importante, pois é considerado a base de todo o Chi no organismo. Assim, se o Chi dos Rins estiver de algum modo deficiente ou enfraquecido, então isto levará a uma deficiência e fraqueza do Chi de todo o organismo.

Jing produz Medula

Na medicina chinesa, o conceito de Medula vai para além da noção ocidental de medula óssea, para incluir a constituição fundamental da medula espinhal e do cérebro. Uma vez que Jing é responsáveI pela produção de Medula, poderá haver conseqüências graves se este processo for enfraquecido pela Auto-Hemoterapia prolongada. O preço da saúde seria abreviar a vida, ou ao menos a "qualidade da vida" na medida em que o tempo passa. Para os chineses "nada é gratuito", se aumentamos agora uma função, no caso a produção de macrófagos, por exemplo, então estaríamos gastando de um outro lugar, pervertendo a sabedoria do corpo.

Jing forma a base da nossa constituição

A força do nosso Jing determina a nossa força constitucional básica. Assim, o Jing atua em cooperação com o Wei Chi para ajudar a proteger o organismo dos fatores externos. Se Jing é fraco, o indivíduo poderá ser cronicamente propenso a infecção e doença.

Desarmonias de Jing

As desarmonias de Jing tendem a relacionar-se diretamente com as funções acima descritas.

Distúrbios de desenvolvimento

Qualquer perturbação no desenvolvimento - dificuldades de aprendizagem e incapacidades físicas nas crianças - é devida a uma deficiência de Jing. Na vida adulta, à medida que Jing diminui, ocorre a deterioração fisica, vulgarmente verificada na forma de deficiências visuais e auditivas, embranquecimento do cabelo e calvicie, bem como fragilidade geral e senilidade.

Distúrbios relacionados com os Rins

Devido à estreita relação de Jing com os Rins, qualquer deficiência de Jing pode provocar problemas relacionados com os Rins como a impotência, dores na parte inferior das costas e zumbido nos ouvidos.

Distúrbios relacionados com a Medula

Se Jing for fraco, poderá ocorrer disfunções do cérebro como fraca memória, diminuta capacidade de concentração e tonturas.

Debilidade constitucional

Isto pode levar a uma tendência crônica para doenças externas e alergias, que o individuo tem muita dificuldade em debelar.

Concluindo, para os chineses a Auto-Hemoterapia é válida e excelente, mas deveria ser usada apenas como curativa e não como preventiva. Para prevenir patologias eles nos deram a Acupuntura, a Dietética, a Fitoterapia, o Qi Gong e toda uma milenaridade em sabedoria...

Fonte: Artigo obtido na internet, que faz referência ao site:

www.papyrusdigitais.blogspot.com

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Comments:
antes viver pouco mais vivida..
 
Quanta asneira.
 
Quanta bosta!
 
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