segunda-feira, setembro 28, 2009

 

Primeira Lei: Comer Pouco

"Somos salvos não pelo que comemos, mas pelo que não comemos"

Se desejarmos ter uma vida longa, e sem doenças, devemos comer pouco (pouca quantidade de alimentos). Todo glutão morre cedo, bem antes da idade que poderia atingir. Duas pessoas gêmeas que comam diariamente o mesmo tipo de veneno, aquela que o comer em menor quantidade irá viver mais tempo. A razão disso é extremamente simples e óbvia: comendo-se mais, irá necessitar o uso de mais energia vital ancestral (aquela que recebemos de nossos pais quando nascemos, e que não pode ser aumentada ao longo da nossa vida) para processar o alimento ingerido, acabando mais rapidamente com o nosso estoque genético de energia.

Pessoas que chegam aos 100 anos de idade com boa saúde, sempre nos dão uma boa indicação daquilo que devemos fazer para também ultrapassarmos a barreira de um século de idade. Maria do Carmo Gerônimo (129 anos) nunca usou calçados; Maria Olívia da Silva (10 filhos, 129 anos e ainda viva) come sempre bananas; os centenários de Vilcabamba, no Equador, respiram permanentemente um ar puríssimo. Minha avó materna, apesar de não atingir os 100 anos (viveu apenas 99,5 anos fora do útero de sua mãe), teve 13 filhos (portanto, repartindo sua energia ancestral com todos eles), era vegetariana, nunca cortou seus cabelos e sempre comeu muito pouco (constantemente brigava com as filhas por causa dessa sua mania). Sem estar consciente disso, minha avó seguiu o exemplo do nobre italiano do Século XIV, Luigi Cornaro, que estava morrendo antes dos 50 anos e, passando a comer muito pouco, atingiu um século de idade.

Veja, a esse respeito, a reportagem que saiu em [1].

O norte-americano Walter Breuning (foto acima) completou 113 anos de idade no dia 21 de setembro de 2009. Segundo o Guinness Book (de recordes), ele é considerado o homem mais velho do mundo na atualidade, mas há pelo menos 12 mulheres mais idosas do que ele (e nós sabemos o por que disso, não é mesmo? A foto dele, acima, já dá uma indicação...). Breuning comemorou o seu aniversário com uma festa no asilo em que vive, no Estado de Montana - USA. Sobre o segredo da sua longevidade, ele disse que "o melhor é deixar a mesa quando ainda se está com fome". E garante que mantém inalterado seu peso atual (56 quilogramas) há 35 anos.

Referência:
[1] Estados Unidos: O homem mais velho, Revista Época, Seção Primeiro Plano, pg. 23, No. 593, 28 de setembro de 2009.

Marcadores: , ,


Comments:
Rui
Repare tambem e sempre nas orelhas das pessoas.
Robustez herdada ve-se nas orelhas.
Como sabe, certamente.
Quem tenha orelhas pequenas ou mal formadas tem de se poupar. E muito.
Adoro seguir o atrevimento das suas buscas. :-)))
Abraço
M.
 
Olá M,

Interessante sua observação, que se harmoniza com postagem anterior que fiz neste blog: todos os locais mais importantes de nosso corpo são feitos em duplicatas, e as orelhas é uma dessas partes (falar é prata e escutar é ouro...). O nariz, que abriga DUAS narinas é outro local para se observar: dizem que as pessoas mais idosas são sempre narigudas... A conferir... :))

Um grande abraço, Rui.
 
Caro Rui
Interessante o que disse das duplicatas.
Tenho que ver se consigo que o meu nariz cresce...;-)
Sera que dizer mentiras, como o Pinoquio, ajuda?
Dizer mentiras da tanto trabalho.
Ainda nao postou nada hoje.
Venho aqui sempre ver com muita curiosidade que descoberta esta a partilhar conosco a cada dia.
Abraço
M.
 
Notícia que saiu hoje (16 de abril de 2011)no jornal:

"O homem mais velho do mundo, Walter Breuning, morreu aos 114 anos, de causas naturais, em um hospital em Montana, nos EUA. Breuning era a segunda pessoa mais velha do mundo, 26 dias mais novo que a americana (ainda viva) Besse Cooper. Ele foi funcionário do sistema ferroviário e atribuía sua longevidade ao fato de comer apenas duas refeições por dia nos últimos 35 anos. De acordo com o asilo onde morava, Breuning tinha uma ótima memória e frequentemente lembrava da sua infância."

Em vista de ter sido o homem mais idoso do mundo, deveríamos dar importância à sua recomendação sobre boa saúde, se também quisermos tê-la...

Um abraço, Rui.
 
Site relacionado ao tema:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_the_verified_oldest_people
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?