domingo, novembro 29, 2009

 

O Amor Jamais Te Esquece


Este livro [1] conta a história do sapateiro Zacarias, que largou sua profissão para seguir Jesus Cristo. Fez parte do grupo dos setenta mais próximos dele que foram enviados, em duplas, para pregar a Boa Nova trazida por Jesus. Nesta condição, foi enviado (junto com Josué) para Nazaré, cidade onde Jesus nasceu. Posteriormente, foi incubido por Jesus de se tornar o anjo da guarda de Pôncio Pilatos, o que ele fez com extrema dedicação até o final de sua vida encarnada.

Trechos do livro:

1. Sobre Jesus (Carta do senador romano Públio Lentulus ao imperador romano Tibério César): ...Ninguém o viu rir, mas muitos o têm visto chorar. Caminha com os pés descalços e a cabeça descoberta. Vendo-o à distância, há quem o despreze, mas em sua presença não há quem não estremeça com profundo respeito...

2. A boca fala daquilo que está cheio o coração, a árvore boa não dá mau fruto e a árvore má não produz fruto bom.

3. Quando um cego guia outro, ambos caem no buraco!

4. Sobre a "Equipe de Supervisão" individual: Somos ajudados... pela grandeza Daqueles que tudo dirigem e comandam. Aprendamos isso, irmãos queridos, e todos entenderemos que não somos nada por nossa arrogância, mas poderemos ser muita coisa pela humildade de conhecermos nossa miséria e permitirmos que a riqueza de Deus se manifeste em nós e por nosso intermédio.

5. Assim, diante de problemas que estiverem à sua frente, observe o que eles têm a ensinar e entenda que, muitas vezes, desejar fugir deles é escolher o jugo e o fardo (pesados) que o mundo oferece.

6. No entanto, não se deixe levar pelo canto das sereias (tomar remédios, por exemplo), pois ninguém consegue fugir dos problemas de que necessita para o crescimento e pagamento de seus débitos.

7. A injustiça...(deve ser) aceita com resignação (pois tudo em sua vida foi colocado em seu caminho pela sua Equipe de Supervisão, inteligentíssima e que o(a) ama muito)... pois a revolta não está nas leis com que Deus construiu o Universo...

8. Não procure o caminho da fuga, que parece fácil, pois o peso que o mundo lhe reservará não será pequeno nas consequências advindas de seus atos impensados. Herança de tais comportamentos estão sob as nossas vistas, na figura de enfermidades crônicas e cruéis, deformidades orgânicas, frustações e perturbações mentais e afetivas, obsessões e crises sem explicação coerente nos manuais dos estudiosos.

9. Aceite o revés e encontre os motivos que enriqueçam sua alma.

10. Submeta-se com Amor aos testes da vida, sem revolta e sem blasfêmias porque, no momento em que você tiver aprendido tudo o que aquela lição lhe oferecer, você já estará preparado para superá-la e, então, ela passará naturalmente.

11. Tudo que acontece, meu amigo, tem sua razão de ser.

12. Quando nossas vidas estão envolvidas pelo conforto e pelo manto da falta de problemas, nossos espíritos se entorpecem e se acomodam nos pedestais materiais onde se colocaram, temendo perdê-los. É preciso que uma força poderosa nos retire desse sono secular e nos atire diante da verdade dolorosa para que, fustigados pela dor e pela insatisfação, nos acerquemos novamente da estrada e retomemos a marcha ascencional de nosso crescimento.

13. O poder amoroso é capaz de curar, mas... (as pessoas) não devem pecar novamente, pois isso produz mais enfermidades.

14. Lembremo-nos de que Deus dirige tudo e sabe abrir as portas para aqueles que Nele confiam...

15. Coloquemos os tijolos na construção seguindo as instruções dos arquitetos, sem nos preocuparmos em saber qual será a altura da obra.

16. Se lhe cabe comandar alguma coisa, de uma casa a um país, não se esqueça de que você está sendo convocado a erguer os demais com exemplos de correção e de abnegação virtuosa e que, em caso de defraudar tal mandato divino do qual você é, apenas, o modesto executor, inúmeras aflições visitarão o seu caminho e o abismo de remorsos e dores se abrirá para que nele você mergulhe.

17. Sobre as maldades que nos cercam: ...somente envolvidas pela escuridão é que brilham as estrelas. Sem as dificuldades que nos cercam, nenhum de nós poderia tornar-se uma delas, pois o destino da estrela é brilhar por causa da escuridão. Sem a treva da noite elas não se divisam. ... de escuridão todos são professores nesta vida. A noite pode cobrir com o seu manto todas as coisas, mas é incapaz de aplacar a menor das estrelinhas do céu, que continua brilhando vencedora sobre a treva mais compacta.

18. Será árduo o trabalho, mas doce a vitória.

19. A natureza não salta pelas etapas que lhe cumpre obedecer. Sempre que desejamos melhorar as coisas, impõe-se que nos aproximemos do erro e suportemos a sua companhia, sem a qual nunca o corrigiremos. Há pessoas que pensam que belos discursos podem alterar as almas. Põem-se a falar de belas idéias com belas palavras como se pregassem do alto de uma colina aos miseráveis do vale. Estes o escutam, mas não o seguem. Estão cansados e feridos demais para subir a montanha. Além disso, esse pregador é um desconhecido a quem não admiram nem respeitam. Como pode um médico tratar de doenças se nunca viu um doente? Por mais que tenha conhecimentos teóricos, nunca terá credibilidade nem acertará os diagnósticos a não ser quando se aproximar do enfermo malcheiroso e examinar-lhe as feridas.

20. Quando pretendemos ser instrumentos do Bem, precisamos nos valer das armas do Bem e descer ao vale da maldade.

21. Ensinar sem viver é oferecer rosas às areias do deserto.

22. Quem faz o bem e não sofre por isso, está longe de ser bom realmente. Quem sofre fazendo o bem e persevera, sem desistir, sem se abater, sem desanimar e sem ter raiva dos que o agridem ou que não o compreendem ou ajudam, este sim, é digno de ser reconhecido como estrela que brilha, o emissário de Meu Pai, o agente do Amor.

23. Os que se pensam bons, mas não possuem cicatrizes da luta, são ainda os pregadores do alto da montanha. Falta descer ao vale das misérias humanas e sofrer com a sua companhia para ajudar a melhorá-las e para aperfeiçoarem, com o próprio testemunho, a bondade que pensam, inocentemente, já estar desenvolvida dentro de si próprios.

24. O que nos ferirá para sempre serão os nossos gestos de agressão aos outros.

25. Receberemos sempre de acordo com o que dermos. Seremos julgados na medida com que julguemos. Se ferimos pela espada, pela espada seremos feridos.

26. A consciência culpada nunca descansa e, por mais que ele tivesse o poder (referindo-se a Pilatos), era escravo de seus erros, como acontece com todos os homens da Terra.

27. "Eu não vim para os sãos, mas para os doentes", disse Jesus.

28. Fazer é a ponte indispensável entre o conhecer e o vencer, entre o saber e a sabedoria.

29. Quem acha a sua vida, perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa (Jesus), achá-la-á.

30. A vitória tem muitos pais, mas a derrota é órfã.

31. Durante o repouso físico, nossos espíritos estão em contato mais direto com nossos amigos e tutores espirituais (nossos protetores invisíveis, nossa Equipe de Supervisão), que velam pelo sucesso de nossa jornada humana, em face de nossos compromissos do passado.

32. (A maioria das pessoas) possui virtudes que a maioria dos homens desconhece porque só conseguem ver até o limite das próprias limitações. Quem pouco ama, pouco enxerga.

33. Perante as leis do Universo, todos nós seremos julgados pela mesma medida com que julgarmos.

34. Todo sofrimento é uma bênção educativa e que, nas dores agudas de teu corpo, estão sábios conselhos de prudência e disciplina que atuarão em favor de teu espírito.

35. Quando você se livra dos ódios do coração, seu espírito se eleva e sua mente flutua em uma outra região, que alivia as nossas angústias e melhora nossa saúde.

36. Quem não é capaz de perdoar, não vive em paz nunca. E o perdão que a Boa Nova pede, o absoluto esquecimento das ofensas, só é difícil de oferecer porque nós somos muito arraigados à vingança ou ao sentimento de autocomiseração. Se não déssemos tanta importância ao nosso ego, se não fôssemos tão vaidosos e orgulhosos de nós próprios, não seríamos tão vulneráveis a ofensas alheias.

37. "Todo aquele que desejar ganhar a própria vida, este a terá perdido. No entanto, todo aquele que, por amor a mim, perder a sua vida, este a terá ganho", Jesus.

38. Todo aquele que com ferro fere, com ferro será ferido. Com a mesma medida que julgar, serás julgado.

39. Aprenda a submeter-se serenamente a todas as adversidades que desafiam a sua alma, sem revolta. Lute sem desânimo, mas aceite os reveses sem rebeldia.

40. Você não é uma criatura sem importância na Terra. Jesus te conhece pelo nome e precisa muito de ti.

Referência:
[1] André Luiz de Andrade Ruiz, O Amor Jamais Te Esquece (pelo espírito de Lucius), Editora do IDE, Araras-SP, 2006. ISBN 85-7341-354-9.

Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?