segunda-feira, junho 14, 2010

 

A Ambição


As ambições são contagiosas. Evite as pessoas ambiciosas, do contrário parte da febre delas o contaminará. Você pode começar a seguir em uma direção que não é a sua, pode começar a fazer coisas que nunca pensou em fazer, mas fez apenas porque estava em companhia de alguém...


Olha para a sua vida: quase toda ela é acidental. Não é essencial, é acidental. Seu pai queria que você fosse médico, então você se tornou um médico. Ele desejava que seu filho se tornasse um médico famoso: ele realizou a ambição dele. Usou você como um meio para realizar a ambição dele. Isso não é amor, isso é exploração.

A ambição está na raiz da loucura. Tente entender sua ambição: seu esforço para ser alguém no mundo irá deixá-lo louco. Tente apenas "ser ninguém" e você não terá mais problemas. Deixe de lado a ambição e comece a viver, porque a pessoa ambiciosa não consegue viver: ela sempre deixa as coisas para depois. Sua vida real permanece no futuro, um futuro que nunca chega. Uma pessoa ambiciosa irá tornar-se agressiva e violenta, e pessoas violentas e agressivas acabam ficando loucas.

Aqueles que não têm ambições estão em paz, cheios de amor e compaixão. Por outro lado, uma pessoa ambiciosa está sempre com pressa, com urgência, correndo em direção a algo que ela sente vagamente estar presente, mas que jamais irá encontrar. É como o horizonte: algo que não existe, apenas parece existir. As pessoas que não são ambiciosas vivem no aqui e agora, e viver aqui e agora é ter sanidade. Estar totalmente presente neste momento é ter sanidade.

Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.

Marcadores: , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?