sexta-feira, junho 25, 2010

 

O Carma


É certo que cada ação produz seu resultado, mas não em algum lugar distante em uma vida futura. A ação e o resultado são contínuos, eles são parte de um processo. Você pensa que semear e fazer a colheita são ações separadas? Ambos são um único processo. Aquilo que começa com a semeadura cresce e, um dia, uma semente se transforma em milhares de sementes. É o que você chama de colheita. É a mesma semente que explodiu em milhares de sementes. Não há qualquer intervenção da morte, não é necessário pensar em vida após a morte: é um contínuo.

Portanto, o que deve ser lembrado é que toda ação, de fato, terá suas consequências, mas estas não vão acontecer em nenhum outro lugar: você irá presenciá-las aqui e agora. Muito provavelmente elas se farão presentes quase simultaneamente.

Quando você é gentil com alguém, você não sente uma certa alegria? Uma paz interior? Um senso de propósito? Você não se sente contente com o que fez? Há uma certa satisfação interna. Você já sentiu esse mesmo contentamento quando estava zangado, cheio de ódio, fez mal a alguém, ou estava louco de raiva? Alguma vez sentiu essa paz, esse silêncio surgindo dentro de você nessas situações? Não, isso é impossível. Você certamente irá sentir algo, mas será uma tristeza, porque novamente agiu como um tolo, porque fez a mesma coisa idiota que havia decidido várias vezes que não faria.

Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?