quinta-feira, março 17, 2011
Obesidade Infantil
A obesidade infantil triplicou na África nos últimos 20 anos. Situação semelhante deve estar acontecendo em todos os continentes. Há, também, uma epidemia de obesidade em todas a faixas etárias. Quando eu era criança, encontrar outra criança obesa aqui no Brasil era uma raridade... hoje é a coisa mais fácil de se achar...
A Organização Mundial da Saúde (OMS ou WHO), um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU ou UNO), informou ontem que o número de crianças acima do peso na África subiu de 4 milhões em 1990 para 13,5 milhões em 2010. Esse problema atinge 8,5% da população com menos de cinco anos.
Dieta ruim, sedentarismo e baixas taxas de amamentação ao seio são os principais motivos apontados.
O maior consumo de comida industrializada, com alto conteúdo de açúcar e gordura e baixo teor nutritivo, também contribui para essa tendência.
Algo que é pouco explicitado: o sedentarismo contribui também para uma má respiração, o que compromete a saúde... veja a minha postagem "As Bases da Saúde", de 14 de março de 2011, para identificar os fatores principais envolvidos na preservação da saúde.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo, Seção Saúde, pg. C12, 17 de março de 2011.
Marcadores: África, amamentação, crianças, dieta, obesidade, sedentarismo
Comments:
<< Home
Estranho é que crianças africanas estejam obesas. Pois as notícias que vejo é sempre crianças desnutridas. No resto do mundo até dá para entender. No Brasil também há um número crescente de crianças obesas, fator que tem contribuido para o aumento de doenças crônicas, como diabetes e pressão alta. Por isso é preciso vigilância dos pais, professores e médicos. Quanto a profissionais especializados vou deixar uma dica que ajuda.
http://bit.ly/dgcrft
Postar um comentário
http://bit.ly/dgcrft
<< Home