Wednesday, July 27, 2011

 

Vínculo entre Enxaguante Bucal e Câncer


Há anos correm rumores que o uso de enxaguantes bucais, como o Listerine que contém álcool, pode aumentar o nosso risco de ter câncer na boca e na garganta. Isso ocorre porque o álcool, em geral, é carcinogênico.

Agora surge um estudo recente no Dental Journal of Australia (December 2008; 53(4): pages 302-305) que fornece novas evidências para esse vínculo com câncer. Um dos autores desse estudo, Professor Michael McCullough, disse que alguns enxaguantes bucais são mais perigosos do que vinho ou cerveja, já que eles contêm concentrações mais elevadas de álcool - alguns com concentração de até 26 por cento.

"Nós temos visto pessoas com câncer oral que não possuem qualquer dos outros fatores de risco dessa doença a não ser pelo uso de enxaguante bucal contendo álcool, e portanto o que nós fizemos neste estudo foi revisar toda a evidência já disponível", disse o Prof. McCullough.

Um estudo no Brasil dá suporte a isso

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, revisaram estudos de casos de 309 pacientes que sofriam de câncer da boca e da faringe, confrontando por sexo e idade com 468 casos de controle de pessoas que estavam livres de câncer.

Os pesquisadores brasileiros entrevistaram todas essas pessoas para colher informações detalhadas de seus hábitos de fumar e beber, escolaridade, e sobre saúde e higiene oral (i.e. se eles escovavam os dentes, usavam fio dental, usavam enxaguantes bucais, recebiam cuidado dental profissional, etc.). Eles descobriram que o uso diário de enxaguante estava associado com cânceres da faringe e da boca. Gengivas com sangramento e a falta de visitas dentárias regulares estavam também fortemente associadas com câncer.

Um outro estudo, de pesquisadores britânicos, descobriu que o uso de enxaguantes bucais com pH baixo (portanto, ácidos) por longo período causa a erosão do enamel do dente e a sensitividade nos dentes. A maioria dos enxaguantes bucais são altamente ácidos, inclusive o Listerine da Johnson & Johnson. Isto não é algo relacionado a câncer, mas é outra boa razão para ter cuidado com o uso frequente de enxaguantes bucais que contenham álcool.

Talvez por causa disso, a Johnson & Johnson, sem alarde, introduziu no mercado o Listerine Zero, um produto livre de álcool. Provavelmente, a introdução desse produto foi feita sem alarde para a empresa não ser processada pelo uso de seu outro produto nocivo, ainda comercializado, que contém álcool...

Fonte: http://cancerdefeatedpublications.com/newsletters/11/072711.html

Labels: , , , , , , , , , ,


Comments: Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?