quinta-feira, setembro 21, 2017

 

Sábios Assexuados


Uma pequena lista de pessoas que poderiam ser enquadradas nesta categoria:


Leonardo da Vinci
Jesus Cristo
Platão 
Waldo Vieira
Chico Xavier
Heráclito de Éfeso
Isaac Newton
Nikola Tesla
Michael Jackson


Para a grande maioria das pessoas, especialmente utilizando-se do senso comum, vigora o seguinte: ou você se relaciona com o sexo oposto (heterossexual) ou você é homossexual. A isso essas pessoas esquecem ou ignoram completamente a assexualidade.

Quando se fala "assexuado", não se quer dizer que pessoas neste contexto não sentem atração por nenhum sexo, mas que elas geralmente controlam os seus impulsos e desejos carnais devido à sua paixão por algo que lhes é mais importante ou divino.

No caso da figura de Jesus ou Buda, por exemplo, simplesmente ambos tinham um estado evolutivo que lhes fazia não sentir qualquer interesse por coisas dessa natureza, as renegando durante um certo tempo de suas vidas.

Quando esses homens deixam de procurar por estes tipos de contingências e passam a trabalhar integralmente por seus ideais, eles passam a ter uma quantidade muito maior de tempo para absorverem e transmitirem conhecimentos.

Embora muitos não percebam, o tempo que perdemos pelas nossas impulsividades sexuais, impedindo-nos de absorver conhecimentos úteis a fim de criar coisas novas, é imenso. Ora, mas uma relação íntima (coito) geralmente não dura apenas uns 30 minutos? Certo, mas aí é que entra o fator comportamental, já que precisa-se dar tempo para a vida  da(o) parceira(o), precisa-se reservar tempo para a educação dos filhos, etc.

A importância de refrear os impulsos sexuais por parte de grandes homens que não tinham tempo para ações libidinosas, pois, como disse Santos Dumont, "ou constituo uma família ou renego isso e desenvolvo o avião", é verificada no que diferencia o homem dos outros animais.

O mestre Confúcio disse: "nunca vi alguém que amasse tanto a virtude como o sexo". Todo animal tem alguns objetivos em comum e que é facilmente identificado: sobrevivência e reprodução.

A reprodução está, obviamente, intimamente ligada ao ato sexual, mas também implica em dispor de tempo para os ensinamentos ao filho, até que este aja por conta própria e siga seu próprio caminho, o que sabemos que, nos dias de hoje, pode levar uma vida toda.

A questão da sobrevivência é a da alimentação, de seguir o sistema em que se vive, tendo um emprego, por exemplo, ganhando um recurso financeiro, entre outras coisas derivadas.

O homem é um animal com uma particularidade a mais, diferenciando-o por transformar a natureza ao seu redor, e percebe-se que ele, muito embora ainda tenha os dois objetivos principais, relacionados a sobrevivência e reprodução, tenha mais um na sua lista (homem sexuado):

Sobrevivência
Reprodução
Absorção de conhecimento (além daquela dos instintos)

Se o homem não absorver conhecimentos, ele não conseguirá passar de um animal que segue apenas os padrões de sua comunidade. Sendo assim, o homem que não tiver qualquer cobiça sexual (assexuado), se mostrando mais voltado para o conhecimento, provavelmente terá apenas dois componentes:

Sobrevivência 
Absorção de conhecimentos (além dos instintos)

Assim, o assexuado elimina e reprodução e fica com mais tempo para a absorção de conhecimento. Nikola Tesla, por exemplo, afirmava que sua castidade era muito útil às suas capacidades científicas. Goethe descrevia uma lei que dizia "para gastar de um lado, a natureza é obrigada a economizar do outro". Freud dizia que para aprimorar o intelecto basta atenuar o instinto.
 
Fonte: Bruno Borges, TAC: Teoria de Absorção do Conhecimento, Arte e Vida - Infinity Editorial, 2017. ISBN: 978-85-69359-04-3.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?