quarta-feira, agosto 29, 2018

 

Doença Celíaca - 3


A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína que está contida nos seguintes tipos de cereais: trigo, centeio, cevada, malte (subproduto da cevada), aveia e espelta, também conhecida como trigo ancestral ou trigo rústico.

Se forem ingeridos cereais ou alimentos que contenham glúten, ocorre uma inflamação do intestino, as vilosidades intestinais atrofiam e a mucosa do intestino delgado é danificada. Por isso, os nutrientes como proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e gordura não podem ser absorvidos adequadamente pelo organismo ou são apenas absorvidos parcialmente.

SINTOMAS

Diferentes sintomas podem sinalizar a doença celíaca. Os sintomas típicos (clássicos) são: diarreia, perda de peso e de força, abdômen inchado, dor abdominal, náuseas e distúrbios em nível de crescimento, especialmente em crianças. 

Em adultos, os sintomas são agravados fora da área intestinal: debilidade, fadiga, anemia, osteoporose, deficiências vitamínicas e minerais e intolerância à lactose. 

Existem ainda outros sintomas - chamados de atípicos - que podem indicar para a doença celíaca, tais quais osteoporose, dor nas juntas ou inflamação nas juntas (artrite), intestino preso, dentre outros. Porém, somente um especialista pode confirmar a existência da doença.

INCIDÊNCIA

A doença celíaca é mais comum do que se suspeita, atingindo até 1% da população. Para cada doente celíaco diagnosticado na Europa, existem entre 7 e 10 pessoas não diagnosticadas. A doença celíaca ocorre em qualquer idade! 

DIAGNÓSTICO

A doença celíaca pode ser detectada por determinação de anticorpos específicos no sangue. Para obter a confirmação do diagnóstico, é necessário realizar uma biópsia do intestino delgado. 

TERAPIA - ALIMENTAÇÃO SEM GLÚTEN

A única terapia atualmente possível é uma alimentação rigorosa isenta de glúten para toda a vida. Os doentes ficam rapidamente assintomáticos se a alimentação sem glúten for cumprida de modo persistente.

Por natureza, muitos alimentos não contém glúten, como carne, peixe, ovos, frutas, verduras e legumes, leite e muitos outros produtos lácteos, arroz, milho e batata.

Há também comercialmente uma vasta seleção de produtos preparados sem glúten, tais como farinhas, pães, massas e biscoitos.

5 DICAS PARA VIVER BEM COM A DOENÇA CELÍACA

1. A alimentação rigorosa isenta de glúten para toda a vida é a única terapia possível para tratamento da doença celíaca.

2. Ingerir apenas alimentos que sejam seguramente isentos de glúten: o símbolo de uma espiga cruzada nos produtos garante a isenção de glúten. No Brasil, de acordo com a legislação, todos os alimentos comercializados devem apresentar a informação "contém glúten" ou "não contém glúten" nas embalagens. Passe a consultar os rótulos de todos os produtos que for consumir. 

3. Por natureza, muitos alimentos são isentos de glúten: batata, milho, arroz, ovos, carne, peixe, frutas, verduras, legumes, leite e muitos produtos lácteos. No entanto, preste atenção ao risco de contaminação durante a preparação dos produtos isentos de glúten. 

4. Regra geral, leia sempre a embalagem e a lista de ingredientes: por vezes, o glúten está escondido em muitos alimentos como caldos para cozinhar, sopas e até chocolates. É fundamental a leitura dos ingredientes e atenção ao rótulo com a informação "contém glúten" ou "não contém glúten". 

5. A empresa Schär oferece, também no Brasil, um completo catálogo de produtos seguramente sem glúten. Escreva para info@mentorfoods.com.br para receber mais informações. A empresa Mentor é representante exclusivo Schär no Brasil.

ALIMENTOS ISENTOS DE GLÚTEN E ALIMENTOS COM GLÚTEN

1. Cereais
1.1 - Inofensivo - sem glúten: batatas, milho, arroz (também arroz selvagem), painço, trigo sarraceno, quinoa, amaranto, farinha de alfarroba, tapioca, mandioca, castanhas. Farinhas e féculas de arroz, amido de milho (tipo "Maizena"), fubá, farinha de mandioca, fécula de batata, farinha de soja, polvilho, araruta, flocos de arroz e milho são permitidos. Porém, preste atenção à contaminação das farinhas.
1.2 - Arriscado (ler cuidadosamente a lista de ingredientes): Produtos prontos para consumir (ex: purê de batata), batata chips.
1.3 - Proibido - contém glúten: trigo, aveia, cevada e malte, centeio, espelta, triticale, emmer, kamut, espelta seca, einkorn (triticum manococcum - trigo de uma semente), triguilho, cuscuz. Todas as massas, produtos de panificação, flocos, muesli, dentre outros, que são produzidos a partir desses tipos de cereais. 

2. Frutas
2.1 - Inofensivo - sem glúten: todas as frutas e nozes.
2.2 - Arriscado (ler cuidadosamente a lista de ingredientes): frutas secas.
2.3 - Proibido - contém glúten: nenhuma. 

3. Verduras e legumes
3.1- Inofensivo - sem glúten: todos os tipos de verduras e legumes, mesmo com casca.
3.2 - Arriscado (ler cuidadosamente a lista de ingredientes): refeições à base de verduras e legumes prontas para consumir.
3.3 - Proibido - contém glúten: refeições com verduras, legumes e cereais, legumes empanados ou enfarinhados.

4. Produtos lácteos
4.1 - Inofensivo - sem glúten: leite, manteiga, iogurte natural, natas e cremes de leite, queijos frescos como queijo de minas, requeijão,mascarpone, ricota e muçarela, queijo natural como queijo prato, edam, gouda, emmental, queijo parmesão.
4.2 - Arriscado (ler cuidadosamente a lista de ingredientes: cremes e pudins batidos à base de leite prontos para consumir. Queijo fundido, queijo roquefort. Preparados à base de queijo.
4.3 - Proibido - contém glúten: produtos lácteos com cereais (ex: iogurte com muesli). 

5. Carne, peixe e ovos
5.1 - Inofensivo - sem glúten: todos os tipos de carne, de peixe, frutos do mar e ovos.
5.2 - Arriscado (ler cuidadosamente a lista de ingredientes): refeições prontas e molhos prontos para consumir à base de carne ou peixe. Produtos de salsicharia.
5.3 - Proibido - contém glúten: peixe ou carne empanada, enfarinhada ou com molhos com glúten. 

6. Gorduras, especiarias, molhos e ingredientes de padaria
6.1 - Inofensivo - sem glúten: todos os óleos, azeites, manteiga, margarina, banha, vinagre, especiarias puras, sal e pimenta.
6.2 - Arriscado (ler cuidadosamente a lista de ingredientes): molhos prontos para consumir, molhos à base de soja, preparados à base de especiarias, cubos de caldo para cozinhar (caldo de carne, legumes, galinha, etc), ingredientes de padaria (ex: fermento em pó).
6.3 - Proibido - contém glúten: todos os molhos com ingredientes à base de glúten. 

7. Doces e adoçantes
7.1 - Inofensivo - sem glúten: todos os tipos de açúcares, mel, doces de fruta e marmelada. Todos os tipos de adoçantes.
7.2 - Arriscado (ler cuidadosamente a lista de ingredientes): chocolates, bombons, cacau, sorvetes e chicletes.
7.3 - Proibido - contém glúten: chocolate com cereais. 

8. Bebidas
8.1 - Inofensivo - sem glúten: refrigerantes tais como: cola, guaraná, limonadas, café, chá, sucos e néctares, todas as bebidas alcoólicas, exceto cerveja e uísque de malte.
8.2 - Arriscado (ler cuidadosamente a lista de ingredientes): bebidas e preparados prontos para consumir.
8.3 - Proibido - contém glúten: cerveja, substitutos de café à base de cevada ou malte, bebidas com fibras à base de glúten, bebidas à base de aveia.

No Brasil, a pessoa celíaca conta com a FENACELBRA - Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil - com sede em São Paulo e com representação em vários estados, nas cinco regiões do país. Saiba mais em www.doencaceliaca.com.br. A empresa Mentor, com sede em Curritiba, pode ser contatada via www.mentorfoods.com.br ou pelo e-mail info@mentorfoods.com.br. Já a empresa Schär pode ser contatada via www.schar.com/brasil.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?