sábado, agosto 25, 2018

 

Oxigênio é Vida!


O principal combustível do seu corpo é o oxigênio. Ele é mais necessário do que a comida bucal para manter as células saudáveis e felizes. Ele é sua fonte primária de energia. Oxigênio é gratuito mas a maioria das pessoas respiram com apenas cerca de 20% de suas capacidades pulmonares máximas. Como consequência, suas células sofrem.

O cérebro e o sistema nervoso prosperam com oxigênio. O oxigênio desaloja os radicais livres prejudiciais, neutraliza as toxinas ambientais e ajuda a destruir as bactérias, parasitas, micróbios e vírus infecciosos. Esses invasores, junto com as células cancerosas, são anaeróbicos, o que significa que eles não podem viver em ambientes ricos em oxigênio.

Em 1931, Otto Warberg recebeu o Prêmio Nobel por descobrir que apenas células com pouco oxigênio enfraquecem, sofrem mutação e tornam-se cancerosas. O seu corpo sabe o que fazer quando recebe oxigênio em abundância e como se limpar quando lhe é dada uma chance. Ele responderá desalojando as toxinas e tensões armazenadas e limpando as memórias celulares. 

O oxigênio é o primeiro alimento da vida. No equilíbrio adequado, ele vitaliza nosso corpo, acalma a mente e estabiliza o sistema nervoso. Sem o oxigênio nós não conseguimos absorver importantes vitaminas, minerais e nutrientes. Quando nossas células ficam sem oxigênio, elas enfraquecem e morrem. 

Frutas frescas, vegetais e água da chuva contêm oxigênio. Verde é a cor da clorofila, um oxigênio líquido, e portanto os vegetais verdes e especialmente as plantas com alto teor de clorofila, como as algas azul-esverdeadas, contêm alto teor de oxigênio. A carne não contém qualquer oxigênio e é uma "proteína usada". O corpo precisa empregar uma grande quantidade de energia para decompor a carne em aminoácidos para que ele possa reciclar esses blocos de construção e criar proteínas utilizáveis, semelhante a construir um carro a partir de partes usadas. 

Bolos, balas e bolachas, todos carboidratos vazios, além de açúcar, não possuem oxigênio. Comidas cozidas e processadas e água estagnada contêm pouco ou nenhum oxigênio. Essas "comidas negativas" usam mais oxigênio do que elas liberam. Açúcar processado, farinha branca, gorduras não-saudáveis, batatas fritas e pizza são os maiores ladrões de oxigênio. Você pode diminuir parte dessa perda comendo muita fruta fresca e vegetais todos os dias. Não apenas algumas porções - uma grande quantidade. Tomar enzimas digestivas e suplementos nutricionais ricos em oxigênio tamabém podem ajudar. 

Oxigênio insuficiente em nossas células causa o aparecimento de dor de forma mais aguda do que quando os suprimentos de oxigênio são amplos. Mas respirando mais não garante um suprimento maior de oxigênio. Respiração muito curta pode causar uma diminuição do suprimento de oxigênio às células e cria um desequilíbrio entre oxigênio e dióxido de carbono (CO2), enviando mais oxigênio ao plasma mas menos para as células. Dióxido de carbono, devido ao seu suposto relacionamento com o aquecimento global, tem recebido bastante divulgação negativa, mas nós não podemos viver sem ele. O dióxido de carbono precisa estar em um certo nível no plasma antes que as células possam capturar oxigênio. 

O nível total de oxigênio do planeta a nível do mar é de cerca de 20,8%. No entanto, em porões, cidades poluídas, escritórios mal ventilados, aviões, etc., os níveis de oxigênio são muito mais baixos. Uma concepção errada comum é que há cem anos atrás o oxigênio atmosférico era muito maior que é hoje. No entanto, não existe falta de oxigênio atmosférico. Testes de água de geleiras de 10.000 anos de idade, provam que o suprimento de oxigênio não mudou muito nesse tempo. As florestas tropicais são grandes fornecedoras de oxigênio (cerca de 10%), mas os oceanos são os principais fornecedores do oxigênio da Terra. Poluindo os mares estaremos pedindo doenças desenfreadas e envelhecimento acelerado para todos, incluindo os peixes, baleias e golfinhos. 

Quando respiramos devagar e profundamente e movemos o corpo moderadamente, existirá uma demanda maior de moléculas de oxigênio, que são retiradas do sangue. O potencial para neutralizar radicais livres, quando eles se ligam com este oxigênio disponível, pode ser muito acelerado quando um respirar regular, levemente mas profundo, mas ainda sem esforço, for incluído na rotina regular de saúde diária da pessoa. 

Seus pulmões irão se deteriorar de 9% a 25% por década, a não ser que você faça algo para os manter. Exercício é mandatório. Tensão excessiva nos exercícios pode causar bloqueios na respiração e contribuir para níveis inadequados de oxigênio. Quanto mais nós enrrigecemos os músculos primários e acessórios da respiração, mais nós causamos os alvéolos dos nossos pulmões (onde o oxigênio entra na corrente sanguínea) se entupirem com produtos residuais (lixo). Isto irá impedir a habilidade do corpo em absorver oxigênio, o que nos levará ao sufocamento lento e a um encurtamento no nosso período de vida.

Para uma saúde ótima, aprenda a respirar melhor - mais completa, mais fácil, mais profunda e mais devagar. Coma comida mais nutritiva e rica em oxigênio, que tenham mais enzimas vivas, e certifique-se que você digere o que você come. E exercite-se moderadamente sem esforço excessivo ou de forma ofegante. Quando você se exercita, lembre-se que a tensão física cria uma perda mais alta de oxigênio. 

Fonte: Denis Ouellette, Heal Yourself with Breath, Light, Sound and Water, Natural Life News Publ., junho 2006.

Marcadores: , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?