quarta-feira, agosto 14, 2024
Antônio Delfim Netto
Morreu em São Paulo, no dia 12 de agosto de 2024, o economista (acadêmico e político) Antônio Delfim Netto, aos 96 anos de idade. Gosto de analisar a vida de pessoas longevas, pois, geralmente, podemos tirar conclusões impotantes para um viver mais saudável. Delfim era, e sempre foi, gordo. Como regra geral, pessoas gordas vivem pouco. Delfim foi uma exceção a esta regra. Certamente, ele compensou essa deficiência com algum hábito de vida que colaborou com a sua saúde. Um outro dado relevante é que Delfim Netto morreu com bastante cabelo na cabeça, nunca ficou calvo, e nunca se casou.
Quando nascem, meninos e meninas possuem muito cabelo na cabeça. As meninas, como regra geral, mantêm os cabelos até a morte, nunca ficam calvas. Já os meninos, a partir da adolescência começam, em muitos casos, a ter problemas capilares, perdendo cabelo e ficando calvos (carecas). Como Deus não previlegiou as mulheres no setor capilar, com relação aos homens, existe algum hábito masculino prejudicial à saúde que não é compartilhado pelas mulheres. Outro dado relevante é que as mulheres, em todos os países do mundo, sem exceção, vivem, em média, mais que os homens (existem muito mais viúvas do que viúvos no mundo). Portanto, quais são os hábitos femininos saudáveis que fazem com que elas vivam mais tempo que os homens, sem ficarem carecas?
Na minha opinião, são dois os fatores principais que fazem as mulheres viverem mais tempo que os homens, e fazem também os homens viverem mais tempo, se imitarem as mulheres nesses quesitos. Primeiro ponto: em todos os países do mundo, sem exceção, as mulheres têm, em média, cabelos mais compridos que os homens. Como isso contribui para a maior longevidade? A Bíblia dá uma dica: Sansão perdeu as forças quando Dalila cortou seus longos cabelos, que nunca tinham sido cortados desde o seu nascimento. Jesus também tinha cabelos longos. A explicação científica é a seguinte: os cabelos são antenas eletromagnéticas filamentares cuja eficiência de captação da energia ambiental aumenta com o maior comprimento do fio de cabelo. Portanto, idealmente, mantidas todas as outras variáveis iguais (alimentação, exercícios, hábitos de vida), viverá mais quem mantiver os cabelos mais longos.
Mas o Delfim Netto nunca teve cabelos longos, sempre os teve curtinhos! É aqui que entra o segundo fator fundamental para a longevidade: sexo. Os homens ficam calvos porque praticam o sexo de forma diferente das mulheres: o homem é ativo e a mulher é passiva. Mais especificamente: o homem, na sua atividade, costuma ejacular sêmen para fora de si (uma perda enorme de energia), o que não acontece com as mulheres. É por causa disso que os homens ficam calvos e as mulheres não. Tenho informações, de fonte segura, que Delfim Netto era homossexual passivo. Homens não devem evitar sexo, apenas devem evitar ejacular durante as relações sexuais.
Marcadores: calvície, Delfim Netto, ejaculação, longevidade, sexo