sexta-feira, maio 25, 2007

 

Boca e Saúde - 2


Rinites: o que são e como curá-las


A rinite não é considerada uma doença grave, pois não costuma provocar conseqüências funestas para o ser humano. É uma inflamação das mucosas do trato aéreo nasal, acompanhada de corrimentos, espirros, coceiras, entupimentos; estes sintomas costumam vir acrescentados de certas manifestações oculares, lacrimejamento, ardência, fotofobia e coceira. Ela pode ser do tipo "estacional" ou "perene ou constante".

A rinite alérgica estacional depende da exposição a alérgenos especiais, como certos pólens de plantas. Quanto à rinite perene, ou renitente, ela é mais constante e ocorre durante todo o ano, com mais intensidade nos meses frios. Nos conceitos clássicos, ela costuma ser creditada à sensibilidade aos inalantes domiciliares e às poeiras em geral. Em casos crônicos mais graves (como em rinites atróficas ozenosas) pode ocorrer a exalação de mau cheiro pelas narinas e a perda do olfato.

Esta é uma doença crônica bastante desagradável, pois desencadeia uma série de anormalidades ao seu portador: dores de cabeça, perdas de apetite, insônias, insatisfação de sono, diminuição do rendimento de aprendizado escolar em crianças, irritabilidade, cacoetes, instabilidade emocional, entupimento constante das narinas, dificuldades de respirar pelo nariz, predispondo o paciente à respiração bucal. Em crianças pode ocorrer uma constante coriza.

As corisas e rinites, sejam alérgicas ou não, são mais conseqüência de uma alteração bucal do que qualquer outra coisa. Longe de ser uma doença ou uma alergia, corisas e rinites são mais um sintoma e um alerta de um desequilíbrio orgânico tendo como centro principal o contexto bucal. Perfeitamente curáveis, estes são os primeiros sintomas que costumam desaparecer quando se colocam aparelhos de correção postural dos maxilares.

A sua causa é idêntica à causa das bronquites: com perda de parte da quarta dimensão bucal, a língua obstrui a passagem do ar para os pulmões e o indivíduo acelera a velocidade de seu fluxo respiratório, ressecando as mucosas e provocando rachaduras no trato aéreo, sensibilizando-o para todas as formas de afecções - até as gripes e resfriados. E, quanto maiores forem os estímulos ao ressecamento da mucosa, maior será a formação de muco, daí o aparecimento do corrimento das fossas nasais e espirros constantes - as chamadas corisas e rinites alérgicas.

O tratamento biocibernético consiste em proporcionar ao indivíduo portador da disfunção um maior espaço dentro da boca, para que a língua possa se anteriorizar, vir mais para frente, restabelecendo um espaço condizente para as suas funções. Os resultados costumam ser muito rápidos e gratificantes. Tão logo é colocado o aparelho na boca, as melhoras se fazem notar. Há casos em que as rinites desaparecem em poucas horas. Em menos de uma semana quase todos os casos de rinites crônicas costumam regredir totalmente.

[continua]

Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?