quarta-feira, julho 25, 2007

 

A Doença e seu Enfrentamento


Existem duas formas de se enfrentar o surgimento de um problema orgânico (doença, indisposição, malestar, infecção, dor, etc), uma certa, e, a outra, errada. Uma, a errada, é apenas fazer a supressão do sintoma (via remédios); a outra, a correta, é alterar o hábito patológico que levou ao surgimento do problema e, assim, curar definitivamente o problema orgânico que se manifestou. Quando surge em nosso corpo uma situação que não nos agrada, isto se constitui em um alerta, fornecido pela Natureza, de que estamos tendo algum hábito de vida que está prejudicando nosso corpo físico. A atitude correta, em tal situação, deveria se fazer uma auto-análise para conseguir identificar qual é o nosso comportamento diário que está em desacordo com o nosso corpo.

É muito comum que o hábito diário mais prejudicial ao nosso corpo seja a alimentação. As pessoas se acostumaram (viciaram) em ingerir comida morta (cozida) em todas as refeições, o que vai desvitalizando gradualmente o corpo humano. Esta desvitalização ocorre devido à diminuição do estoque de enzimas que recebemos, no nascimento, dos nossos pais. Desta forma, podemos identificar as enzimas como "força vital". Quando nossa força vital vai a zero, viramos cadáveres (na realidade, deixamos nosso corpo físico, e vamos para o mundo astral de forma definitiva, desconectando-nos deste ambiente em que vivemos). Todas as frutas e verduras cruas possuem um rico estoque de enzimas (como seres vivos que são) que são destruídas pela alta temperatura utilizada para cozinhar os alimentos (enzimas são muito sensíveis à temperatura). Portanto, toda comida cozida que ingerimos não possuem enzimas, necessária para poder acontecer a digestão de qualquer alimento. Nesta situação, para que o alimento morto (cozido) possa ser digerido, nosso corpo precisa usar de seu estoque de enzimas inatas, desvitalizando-se e ficando mais próximo do evento chamado morte. Quando nos alimentamos com alimentos crus, estes alimentos já possuem as enzimas necessárias para a sua própria digestão. Aqui se aplica com muita propriedade a frase de Jesus: "A vida só vem da vida, e da morte só vem morte". Antes da morte, surgem as doenças, sendo que, a última dessas, costuma ser chamada de velhice.

A maneira errada de suprimir os sintomas de uma doença, consiste em tomarmos remédios e continuarmos com os mesmos hábitos que levaram ao surgimento da doença que agora se manifesta. Por que surgem as doenças agudas? Porque Deus criou microorganismos encarregados da desintegração de corpos doentios. Quando esses seres divinos começam o trabalho divino de desintegração de seu corpo, você se sente doente. Estes seres estão sempre presentes em nosso corpo, mas só se multiplicam exageradamente quando também existir uma quantidade exagerada de substâncias estranhas (mórbidas e tóxicas) em nosso corpo. A comida cozida contribui para isso, acumulando seu efeito ao longo dos anos.

Não sei qual é a minha missão como um ser encarnado aqui na Terra, mas desconfio que tem algo a ver com alertar as pessoas para terem maior cuidado com a saúde, objetivo deste meu blog, perdido na imensidão da internet...

Marcadores: ,


Comments:
Ao RFS,
Que faz o papel de amigo, irmão , companheiro, etc, etc...

Obrigado.

José


Bem-aventuranças!

Bem-aventurados os que compreendem seu papel no mundo, estes serão confiáveis.

Bem-aventurados os que se compadecem da miséria do próximo, estes serão sempre os primeiros a fazer alguma coisa para auxiliar.

Bem-aventurados os otimistas, esses continuarão sempre firmes em seus propósitos de servir ao "bem".

Bem-aventurados os que estudam, esses eliminarão a cegueira do analfabetismo
e a fé cega.

Bem-aventurados os que sofrem por amor, esses aprenderão o valor de amar sempre
sobre todas as coisas.

Bem-aventurados os que se amam, esses amarão o seu próximo como a si mesmo.

Bem-aventurados os trabalhadores que bendizem seu trabalho, esses terão ocupação sempre.

Bem-aventurados os que tem sede de justiça divina, esses serão sempre saciados.

Bem-aventurados os que têm olhos para ver e ouvidos para ouvir, os que questionam, os que duvidam, os que perguntam, esses não serão enganados e não negarão a Deus.

Bem-aventurados os que não viram e acreditaram.
Não ouviram mas aprenderam a lição.
Não sentiram, mas trazem em seus corações a marca do amor.

Bem-aventurados os que crêem no amor de Deus por seus filhos, esses nunca se sentirão abandonados, tudo podem e tudo superam.

Bem-aventurados os que recebem o chamado ao trabalho na Seara do Amor e não se recusam, não colocam obstáculos: trabalham; esses encontrarão a paz.

Bem-aventurados os que trabalham em favor do bem coletivo, seja em que área for, seja em que parte do Planeta for, seja de que religião for, esses verão a Deus.

Bem-aventurado é você, que luta, que cai e se levanta, sofre e ama, sonha e realiza, chora e ri, estende a mão e apóia, que vive cada dia como se fosse o seu dia especial.

Bem-aventurado você que entendeu que é necessário lutar sempre para amar-se, que aprendeu a repartir e tem consciência do seu papel no Universo.

Você será feliz! Eu te desejo nesse dia a Luz do Pai mais amoroso do Universo, daquele que nunca nos abandona, daquele que nos chama todos os dias para a Vida Plena.
Vida de Paz, Amor, Verdade, Ação Correta e Não-violência.
A Vida de Todos como Um Só.

fonte: http://oblogdaponte.blogspot.com/
 
Olá José Aurélio,

Acabo de receber a notícia de que mais um colega meu, o Dr. Sérgio Barroso de Assis Fonseca, morreu de câncer de pulmão e foi enterrado em Brasília em 19.07.07. Mente brilhante, mas que como muitas outras, colocaram a própria saúde como última prioridade de vida. Todos esquecem que, para cumprirem suas missões neste planeta, precisam de um corpo físico em boas condições, algo que só terão êxito com a preservação da saúde, objetivo central deste blog.

A Saúde em primeiro lugar !!
Um grande abraço, Rui.
 
Caro Professor Fragassi, o Sérgio não colocou a saúde como ultima prioridade de sua vida. Ele fumou muito, mas sinceramente todos de sua geracão fumaram e nem todos desenvolveram câncer - ele deixou de fumar 10 anos atrás, fazía seu exercício todo dia e não exagerava em nada.

Aquele câncer já matou maratonistas e bohemios em igual proporcão. Não há qualquer estudo conclusivo sobre o assunto e a verdade é apenas que perdemos uma mente brilhante como você mesmo disse para uma doenca covarde e que até hoje ninguém conseguiu vencer.

Todo dia surge algo novo que causa cancer, o somatório das teses daquilo que causa cancer não converge, tende ao infinito e a confusão dos médicos sobre o assunto também. O Sérgio talvez dissesse "isso não é ciência".

Confira algumas fotos que ele deixou de lembranca em www.cumuru.com www.beleleo.com ou http://zefonseca.com/blogs/ze/feliz-2008-e-ferias-pro-ze/

Um ótimo 2008 a todos, paz, SAUDE e muito sucesso.

Atenciosamente,
Zé Melo
 
Caro Zé Melo,

Desculpe pela expressão "a própria saúde como última prioridade de vida" associada ao Sérgio. Foi apenas uma "força de expressão" para não colocar como primeira prioridade a preservação da saúde. Câncer, como qualquer outra doença não-congênita, é o resultado da adoção de hábitos de vida prejudiciais ao corpo físico. A sensibilidade ao câncer depende da "bagagem cármica" acumulada de vidas passadas, o que torna muito difícil a comparação entre pessoas neste particular.

Tenho muito boas recordações do Sérgio "Bigode", excelente tocador de bandolim. Meu colega Evandro Conforti ainda mora na casa que ele comprou do Sérgio, aqui em Campinas-SP, que ele morava durante seu período de doutorado, aqui na Unicamp. Estive em um congresso técnico interacional, em Salvador-BA no final do mês de outubro de 2007 [IMOC-SBMO = International Microwave and Optical Conference da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica] onde o Sérgio foi justamente lembrado e homenageado, como um membro fundador dessa Sociedade [um professor da UnB levou o documento da homenagem para ser entregue à família]. Gostei muito de passear pelos 3 endereços eletrônicos que você mandou.

Que 2008 seja um ano muito proveitoso para você e cheio de alegrias e SAÚDE...

Um grande abraço, Rui F. Souza
 
Olá Prof, não precisa se desculpar pela expressão, fiquei sem graca que tenha entendido como critica. Eu só quis registrar aí que (eu acho que)não há lá essas coisas que se possa fazer para evitar esse mal, como voce disse aí e eu concordo plenamente, só posso concluir que o cancer é mesmo fruto de vidas passadas.

O bandolinho dele da Unicamp ainda circula por aquí e às vezes escuto dele algumas notas pelas mãos de seu filho Leonardo. Esse também anda sumido, quem sabe ele não vê esta prosa aquí e resolve aparecer.

Obrigado pelas lembrancas, eu queria ter visto essa época de vocês mas cheguei uns 35 anos atrasado.

Um grande abraco, Zé
 
PS >> Saúde e alegrias pro Sr. também em 2008!
 
Muito bom Rui.
Obrigada.
E que tenha um 2011 maravilhoso.
Em que todos os seus mais belos sonhos se tornem realidade <3 :-)))
Abraco MIL
M.
 
Obrigado M. Espero também que 2011 seja um ano muito proveitoso para você, em todos os sentidos... :))

Um abração, Rui.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?