sexta-feira, abril 18, 2008
Um Curso em Tai Chi Chuan e Chi Kung - 4
De [1]:
A essência do Tao
A palavra Tao é um termo utilizado por Lao-Tzu para expressar sua verdade, sua filosofia. Ao longo da história, muitas definições foram dadas a palavra Tao. O significado mais importante é que Tao é “caminho”. O próprio Lao-Tzu disse que não existe um objetivo a ser alcançado - apenas um caminho. Desta forma podemos dizer que todos os conhecimentos taoistas só podem levá-lo há um lugar - ao Tao, ao caminho. Este caminho é repleto de verdades e beleza.
Trilhar esse caminho é compreender a essência do Tao. É criar a possibilidade de acontecer uma elevação de si mesmo, de sua consciência. Dizem os mestres que quando esta elevação ocorre, você percebe o Tao aqui mesmo, exatamente onde você está.
A manifestação do Tao
Tao é uma energia única que se manifesta através de dois princípios: o princípio yin e o princípio yang. Mas lembre-se: por trás de toda existência está o Tao.
Compreender o Tao, é tornar-se equilibrado, integrado. É estar além dos princípios, da forma e da dualidade.
Tao significa “ir além”, transcender; seguir com a vida. Dentro da linguagem taoista fala-se do princípio yin e yang. São partes opostas - porém complementares. Andam juntos, mas não se misturam. Têm princípios diferentes.
Se observarmos a vida, percebemos que esta energia se manifesta e se move na dualidade. Através de um certo treinamento, melhoramos nossa percepção, ativamos nossos sentidos e certamente, olharemos para a realidade sem distorções, como ela é. Dentro desta nova visão de mundo, perceberemos a unidade de todas as coisas e nos colocaremos dentro desta ordem. Isto é para o taoismo - saúde.
O princípio yin
O princípio yin é feminino, suave, oculto, interno, meditativo, tranqüilo, é o primeiro degrau da escada, a orientação, a passividade, o amor, a terra, o silêncio, a reflexão, a não-ação. É o princípio de todas as coisas. É como a água que flui e nunca busca a elevação, mas sabe que chegará ao mar – à fonte.
O princípio yang
O princípio yang é masculino, forte, extrovertido, motivado, mental, caloroso, cientifico. É como o sol penetrando todas as coisas gerando vida - quebrando a escuridão. Mas lembre-se: “a atitude taoista é criar a harmonia, tornar-se inteiro, integrado com a vida - quebrar o antagonismo.”
[continua]
Referência:
[1] Abílio Lima, Curso "Tai Chi Chuan - Chi Kung: Treinamento Interior", contato: http://www.vitaovi.blogspot.com/.
Marcadores: Chi Kung, Tai Chi Chuan, tao