segunda-feira, julho 14, 2008

 

O Alho - 3


O bulbo do alho é bom em dietas para diabéticos, pois ajuda a reduzir o excesso de glicose e açucares no sangue, bem como protege os tecidos contra os radicais livres que fazem a doença piorar [1].

Um eficiente vermífugo: O uso regular do alho, ou o óleo em cápsulas, aumenta a resistência contra as infecções e é um vermífugo comprovado contra ancilóstomos, oxiúros, lombrigas, solitárias, amebas e giárdia.

Ação no aparelho digestivo: combate a formação de mucosidades no estômago. Contra diarréia e prisão de ventre, flatulência, processos infecciosos e agudos, cólicas, inflamações do intestino grosso e do reto, doenças hepáticas e biliares, disenteria amebiana, cólera, tifo e paratifo.

Ação no aparelho respiratório: Útil nas doenças das vias respiratórias: efisema pulmonar, tuberculose, gangrena e asma pulmonar e bronquiectasias.

Nas doenças da circulação: pressão alta, arteriosclerose coronariana, fraqueza dos músculos cardíacos. O uso regular na alimentação protege contra a arteriosclerose de vasos coronários e a debilidade dos músculos cardíacos. Reduz o colesterol ruim, e diminui o risco da formação de coágulos.

É um desintoxicante natural, pois contém muito enxofre, ajuda na desintoxicação da nicotina. Também contém germânio, que facilita a absorção de oxigênio pelas células. Favorece a assimilação e a distribuição das vitaminas no organismo, além de conter vitamina B6 (excelente para a memória) e selênio; facilita o aproveitamento da vitamina B1.

Tradicionalmente, o alho aumenta a capacidade do nosso organismo de resistir ao frio e ao calor.

Para que o alho produza todos esses efeitos, ele deve ser amassado, picado ou mastigado cru. Basta consumir dois ou três dentes por dia nas refeições diárias.

Fonte:
[1] Dr. Márcio Bontempo, Alho: Sabor e Saúde, Editora Alaúde, 2007.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?