segunda-feira, maio 25, 2009

 

A Batata Quente

SANDRA SEPULVEDA

sandra.sepulveda@terra.com.br


Muitos de nós têm um péssimo hábito: rever o passado e julgar negativamente os próprios atos concluindo que não fez o melhor que deveria ter feito. Com isso, acaba entrando em culpa e se oprimindo, deturpando a autoimagem.


O fato é que muitas situações em nossa vida são como batatas quentes nas mãos. Incomodam, machucam e, naquele momento, não podem ser transferidas a outro lugar ou a alguém.


A batata quente nos obriga a tomar decisões e a fazer escolhas sob grande pressão. Não há muito tempo para pensar e a possibilidade dela queimar e a dor aumentar, implica em uma ação rápida.


Essa situação absorve tanta atenção que diminui o grau de nossa percepção interna e externa, como também de suas variáveis e, consequentemente, diminui o grau de nossa consciência para fazer a escolha.


Então, tomar uma decisão com uma batata quente nas mãos não é tarefa fácil. Torna-se mais complicado ainda quando, ao rever e julgar nossas atitudes passadas, não levamos em conta nada disso.


Ignorando a batata quente que tínhamos nas mãos, analisamos as escolhas passadas sobre pontos de vistas e graus de consciência completamente diferentes e nos julgamos duramente, chegando a uma série de conclusões negativas a nosso próprio respeito. E, por uma tendência da mente às generalizações, estas conclusões negativas tornam-se rótulos, como por exemplo: “Sou um burro”, “Não sei me defender”, “Só escolho o pior”, etc.


Esses rótulos negativos ficam impregnados na autoimagem tornando-se verdades absolutas que enfraquecem a autoestima e servem de referencial para decisões futuras.


Portanto, quando buscar rever uma escolha passada, lembre-se de levar em conta a existência da batata quente e tenha presente que você fez o melhor que podia dentre as limitações que existiam naquela ocasião.


Um ótimo maio para você!


Referência: http://www.jornalzen.com.br/

Marcadores: , ,


Comments:
O que se deve fazer qdo se está no deserto sem bússola, sem água e sem sombrero ?

Jesus disse: batei e vos abrirá !

Esqueceu no entanto de dizer que a fórmula não era infalível !

Aí só restam as batatas quentes assando nas mãos................
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?