sábado, junho 20, 2009

 

A Longevidade Humana - 2


3.
As duas primeiras razões para o decréscimo da longevidade humana estão vinculadas à adoção de hábitos prejudiciais ao corpo físico por parte dos seres humanos deste planeta (comer os frutos-sementes proibidos e cozinhar os alimentos). No entanto, existe uma terceira razão para o decréscimo de nossa longevidade, que está associada estritamente a variações geológicas que tem ocorrido com a Terra. Obviamente, a atividade humana tem poluido o meio ambiente (ar, terra e água) do planeta, o que tem contribuído para danificar o nosso corpo, que leva a uma redução da nossa longevidade. No entanto, não estamos, no momento, interessados neste tipo de alteração da Terra, causadas pelos seres humanos. Estamos interessados em alterações da Terra que tem ocorrido sem qualquer interferência dos seres humanos. São, por exemplo, as alterações terrestres que levaram à extinção dos dinossauros e à ocorrência, ainda em andamento, da "deriva dos continentes", que consiste no afastamento de todos os continentes entre si. Nesta última atividade geológica está a pista para desvendar o mistério da redução da longevidade humana.

A ciência já descobriu alguns fatos interessantes sobre a Terra. O movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo tem diminuído com o passar do tempo. Devido a isso, já houve acréscimo de vários segundos a anos do Século XX, para levar em consideração esta diminuição de rotação do planeta. Outra descoberta da ciência é que o campo magnético estático da Terra tem diminuído de intensidade, diminuindo a proteção (escudo magnético) da superfície externa terrestre das radiações vindas do cosmos, através da região chamada de magnetosfera.

Acredito que a maioria dos leitores deste blog já tenha visto uma apresentação de uma bailarina patinando no gelo. Quando ela começa a girar em torno de si mesma, ela consegue aumentar a velocidade do seu giro quando ela leva os braços para junto do corpo, diminuindo o seu "diâmetro" horizontal. Com a Terra ocorre algo similar: o diâmetro da Terra está aumentando com o passar do tempo (teoria da Terra em expansão), o que tem levado à diminuição da sua velocidade de rotação. Esse aumento de diâmetro é a razão da existência da deriva dos continentes, que continuam se afastando entre si! [3] Outra consequência óbvia do aumento do diâmetro da Terra é que, supondo que a quantidade de matéria tenha se mantido praticamente inalterada, tem que existir uma região ôca no interior do planeta, que está também aumentando de tamanho com o passar do tempo; isto é mais uma explicação coerente com a condição de Terra ôca.

Como a Terra está diminuindo sua velocidade de rotação, está também diminuindo a intensidade da força centrífuga, que tende a jogar para fora da superfície (em direção ao cosmos) todos os objetos presentes na superfície onde vivemos. A força da gravidade, que nos puxa para a superfície, mantém-se inalterada, atuando no sentido oposto da força centrífuga, em diminuição. A resultante dessas duas forças (a soma vetorial das duas) é uma "força gravitacional efetiva" em aumento, com o passar do tempo. É exatamente esse aumento da força gravitacional que levou à extinção dos seres vivos (animais e vegetais) gigantes, como os dinossauros e os seres humanos gigantes, com mais de 3 metros de altura. Por que? Porque o aumento da gravidade aumenta a tensão sobre a estrutura de sustentação desses seres (ossos, nos casos do reino animal), que pode atingir um grau suficientemente elevado para destruir essa estrutura de sustentação. Isto resultou na extinção dos dinossauros, levando a sua longevidade para zero (e eles nunca mais tiveram condições ambientais para voltarem a existir neste planeta, devido à força da gravidade sempre crescente). Existem relatos de que na superfície interna da Terra, junto à região ôca do planeta, a força da gravidade é menor do que aqui na superfície externa e, como consequência, os seres humanos, os animais e as árvores na superfície interna possuem alturas muito maiores do que os correspondentes na superfície externa e vivem muito mais tempo (maior longevidade). Poderiam ainda existir dinossauros na superfície interna terrestre...

Existe uma relação direta entre gravidade e longevidade: quanto maior a gravidade, menor é a longevidade. Uma maior gravidade desgasta mais depressa nosso corpo, mantidas todas as outras variáveis constantes, levando, como consequência, a uma redução da longevidade. Prova disso? Vilcabamba, um vilarejo do Equador, situado em uma grande altitude (baixa força gravitacional), é o local terrestre com maior densidade de centenários.

A diminuição da intensidade do campo magnético terrestre com o passar da eras, levou ao surgimento de uma terapia compensatória, conhecida como magnetoterapia, que consiste em submetermos nosso corpo ao contato com um campo magnético mais intenso do que o atual campo magnético terrestre, tentando simular a condição magnética existente na época de nossos patriarcas centenários do passado. As práticas mais comuns da magnetoterapia consistem em beber água magnetizada (que foi submetida previamente a um campo magnetostático - gerado por ímãs permanentes - superior ao campo magnético terrestre atual) e dormir sobre colchão e travesseiro incrustrados de ímas permanentes. Uma outra consequência da diminuição da proteção pelo escudo magnético terrestre é a maior entrada de radiação extraterrestre no planeta (levando a uma maior energia presente no nosso ambiente), que gera uma série de efeitos, como o aumento da ressonância Schumann do planeta e nossa sensação de que o tempo está passando mais depressa.

Referência:
[3] Kevin & Matthew Taylor, The Land of No Horizon: The inner Earth holds the secret to the origins of humanity, Southwood Press, Australia, 2001.

Marcadores: , , , , , , ,


Comments:
agora a PUC DE CAMPINAS infelismente fui atendente lá e lamentável quando se diz paciente do SUS, os médicos dependendo o caso acabam aplicando a eutanásia, ou seja, matam por conta própria pacientes pobres, sem a familia saber. aplicam substancias como detergente na veia.
É o Brasil É A puc campinas/sp na JHON BOYD DUNLOP, Jardim ROseiras, Campinas/sp
 
n fazes ideia do q dizes.... so dizes mrd... o.o nunca vi tanta mrd junta num so texto!
 
Crítica muito genérica. Por que você não apresenta uma crítica sobre um ponto específico, em que você já pesquisou e tem melhores informações do que as que eu apresentei?

Abraço, Rui.
 
execelente materia. Ainda nao vi alguem com 60 anos e aparencia de 50 por usar colchao magnetico ou beber agua imantada mas tb entendo que a questao da longevidade esta ligada ao magnetismo. Imagino q gostará de ver sobre esta pesquisa ttp://www.sens.org/
grato
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?