terça-feira, junho 23, 2009

 

A Terapia do Espelho


A Vida nos retorna aquilo que enviamos a ela. Porisso, quando estamos mal de saúde, com péssima aparência física, não deveríamos ficar olhando para espelhos, pois iremos reforçar (realimentar) aquela situação negativa em nosso corpo. Portanto, a terapia adequada é não olhar para espelhos, quando estamos doentes e com má aparência!

Vamos relatar um caso verídico [1],[2] que usou este tipo de terapia. Peter Kelder conheceu um senhor idoso de quase 70 anos, calvo e grisalho, nos poucos cabelos que lhe restavam, com os ombros caídos e que se apoiava numa bengala para poder caminhar. Ele era oficial do Exército Britânico e também servira no corpo diplomático, havendo viajado para praticamente todas as partes do mundo. Kelder o chama, para não o identificar, de Coronel Bradford. Durante o período em que serviu na Índia, o Coronel, por diversas vezes, fez contatos com nativos de regiões remotas do interior e ouviu histórias fascinantes sobre determinada região, onde havia um mosteiro em que os lamas (sacerdotes tibetanos) conheciam o segredo da eterna juventude. O mosteiro ficava num lugar "tão distante e isolado que era como se estivesse separado do mundo".

Quando se aposentou, o Coronel decidiu retornar à Índia em busca do tal mosteiro. Convidou Kelder para ir junto, mas este se recusou. O Coronel, então, partiu sozinho. Após mais de quatro anos, Kelder recebeu uma carta do Coronel, na qual ele dizia que havia encontrado a fonte da juventude, e que estava retornando aos Estados Unidos trazendo consigo o segredo.

Ao reencontrar o Coronel, Kelder não o reconheceu, pensou tratar-se do filho dele, e foi com perplexa incredulidade que pouco a pouco o foi reconhecendo; estava, agora, diante de um homem "no auge da vida", não mais de um velho que ele tinha conhecido anteriormente.

No mosteiro onde o Coronel estivera não havia idosos entre os homens e as mulheres. Com o tempo (e com as práticas executadas [3]) o Coronel percebeu que sua saúde começava a melhorar; sentia-se cada vez mais disposto e em pouco tempo pode prescindir da bengala. Passado mais algum tempo, o Coronel teve acesso a uma sala restrita onde eram guardados velhos manuscritos e onde havia um espelho de corpo inteiro (no restante do mosteiro não havia espelhos de qualquer espécie), no qual pode verificar, com surpresa, que sua aparência física mudara "tão radicalmente que eu parecia ter quinze anos menos".

Shankara, o maior dos sábios da Índia, que viveu há milhares de anos atrás, fez a seguinte declaração: "As pessoas envelhecem e morrem porque vêem as outras pessoas envelhecer e morrer". No mosteiro tibetano, o Coronel passou a viver em "outro mundo", num mundo onde não havia velhos; parou, a partir daquele momento, de "ver as pessoas envelhecerem". Como não havia espelhos disponíveis, também deixou de ver a sua própria imagem de velho, e com isso um comando interno inconsciente foi sendo substituído, naturalmente, por outro, oposto, e o oposto de envelhecer é não envelhecer, ou, rejuvenescer. Vivemos em uma "hipnose do condicionamento social" (condicionamento para envelhecer); esta é uma outra forma de colocar a frase de Shankara, pois nos hipnotizamos, por identificação, com os outros, de forma inconsciente, e assim "também" envelhecemos. Podemos dizer que o Coronel Bradford alterou o seu sistema de crenças profundas que lhe faziam envelhecer.

O Coronel conta: "No mosteiro do Himalaia havia um homem, um ocidental como eu, que parecia não ter mais do que 35 anos e agia como se não tivesse mais de 25. De fato, ele estava com mais de cem anos. Se eu lhes contasse o quanto ele superava os cem, vocês não acreditariam". Outra mensagem do Coronel: "Enquanto a meta do rejuvenescimento for considerada um sonho impossível, ela continuará a sê-lo". Em outras palavras, só podemos realizar algo se acreditarmos na sua possibilidade; nossa crença abre ou fecha as portas das realizações.


Referências:
[1] Peter Kelder, A Fonte da Juventude, Editora Best Seller.
[2] Leocádio Celso Gonçalves, Desenvelhecimento: Um Vôo Livre Panorâmico Sobre a Questão do Envelhecer, Editora LTR, São Paulo - Brasil, 1999.
[3] Postagem "A Fonte da Juventude", deste blog, em 10 de dezembro de 2005.

Para saber mais:
1. http://www.youtube.com/watch?v=et0wuiUOOGE
2. http://www.minhavida.com.br/conteudo/2910-terapia-do-espelho-exercita-o-autoconhecimento-e-nao-custa-nada.htm


Marcadores: , ,


Comments:
Muito animador o seu post de hoje!

Realmente, a sociedade de hoje "maqueia" tudo pra parecer "bonitinho" e na verdade esconde um caos, um veneno por detrás de tudo isso. A mídia fala de pessoas com mais de 60 anos como se fossem "pobres coitadinhos", nessa ilusão de "melhor idade"...

Como pode alguém ser da "melhor idade" cheio de doenças e com o vigor físico decaído? A experiência das pessoas de mais idade é realmente de muito valor, mas do que serve diante de uma morte iminente?

Além do mais essa sociedade louca não dá valor a ela, dado que em empresas particulares apenas contrata pessoas com menos de 40 anos na maioria dos casos... e sendo que considera jovens de 18, 20 anos, jovens demais! A vida então só poderá ser vivida por cerca de 20 anos (dos 20 aos 40), sendo que depois tudo que se deve esperar é a velhice chegar mais e mais rápido?

Eu acho a experiência uma coisa fundamental ao extremo, mas para ser vivida com vigor e saúde, coisa que cada vez mais cedo se perde aqui no ocidente, principalmente no tocante às mulheres. A mídia já fala em cremes anti-idade a moças de 25 anos! E insinua que aos 30 uma mulher jamais terá o mesmo frescor dos 20... pois é, fui obrigada a ler esse absurdo (e o pior é que jamais dizem esse tipo de coisa a um homem de 30)... é tudo pra abduzir as pessoas a se verem velhas antes mesmo do vigor físico começar a decair.

Adoro ler o seu blog! Muito diferente de toda essa porcaria massificada que se vê atualmente na maior parte das mídias principais.

Um abraço!
 
Terapia do espelho já!!!

Beijos Luminosos e Coloridos!
No amor,
 
Sou praticante dos Ritos Tibetanos há mais de 15 anos e os resultados são realmente são surpreendentes.

Tal como no livro descreve, conhecí uma pessoa sexagenária e lhe ensinei os Ritos. Em 60 dias ela estava aparentando metade da idade ou seja, 30 anos.

Mas existem vários detalhes que fazem a diferença nos resultados, o principal é a transmutação ou abstinência sexual, principalmente para os homens, outro é o nível de espiritualidade que a pessoa ostenta.

Se, falar nos óbvios, como alimentação, vivência e convivência salutares, etc.....

Acredito que atualmente os ritos sejam necessários para todos que busquem aumentar sua imunidade, acho que vamos todos precisar !

Abraços.
 
Sobre o que disse o colega:

"Tal como no livro descreve, conhecí uma pessoa sexagenária e lhe ensinei os Ritos. Em 60 dias ela estava aparentando metade da idade ou seja, 30 anos."

Que interessante! Gostaria de te perguntar, esses ritos já podem ser feitos numa idade mais jovem? Ainda estou na casa dos 20, mas quero prevenir o envelhecimento (e nisso falo muito mais da saúde, do vigor e da longevidade do que de aparência, "vaidade" etc...) desde já.

Obrigada!
 
agora a PUC DE CAMPINAS infelismente fui atendente lá e lamentável quando se diz paciente do SUS, os médicos dependendo o caso acabam aplicando a eutanásia, ou seja, matam por conta própria pacientes pobres, sem a familia saber. aplicam substancias como detergente na veia.
É o Brasil É A puc campinas/sp na JHON BOYD DUNLOP, Jardim ROseiras, Campinas/sp
 
Resposta para a moça de 20 anos:

Claro que vc pode praticar !

Só obterá benefícios !

Estes exercícios são na verdade uma yoga muito poderosa, praticada em monastérios reclusos do Tibet.

Os efeitos e benefícios são inúmeros !

Boa sorte!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?