quarta-feira, setembro 30, 2009

 

Arroz e Feijão


Vamos continuar apresentando mais alguns "frutos proibidos" (alimentos que são sementes) que, se ingeridos rotineiramente, certamente nos mata (garantia dada por Deus, na Bíblia, em Gênesis 2: 15-17).

Uma vaca pode passar a vida inteira, bem de saúde, comendo apenas capim. Conclusão: capim é uma alimento adequado para manter a vaca viva e saudável. O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao ser humano: podemos comer indefinidamente um único tipo de alimento e nos manter vivos e saudáveis, se esse alimento for adequado à fisiologia humana. Por exemplo, você pode passar a sua vida inteira comento só bananas e mantendo uma excelente saúde. Se o alimento escolhido não for adequado ao homem, essa monodieta nos mata! Todos os nosssos problemas de saúde surgem porque incluímos alimentos inadequados na nossa dieta. Daí podemos dizer (contrariamente ao que apregoa todas as revistas femininas da moda) que "o que nos salva não é o que comemos, mas o que não comemos"...

O prato de arroz com feijão é muito apreciado pelos brasileiros e, com o tempo, leva todos para o cemitério, pois são frutos proibidos (sementes mortais) por Deus.

Vamos começar com o arroz. A esse respeito vou fazer um pequeno resumo de uma postagem anterior deste blog [1]. Na década de 1890, os colonizadores holandeses, em Java, começaram a morrer de beribéri, por comerem arroz branco ("beneficiado", melhor dizendo, "maleficiado", que é o tipo de arroz utilizado pela maioria da população mundial!), enquanto os nativos, que comiam arroz integral, não pegavam essa doença [2]. Mais recentemente, em 2006, 33 pessoas morreram de beribéri no Estado do Maranhão (Brasil), porque sua dieta era, praticamente, só de arroz beneficiado [3]. Se arroz branco fosse um alimento adequado ao ser humano, essas mortes não ocorreriam. Não observamos rotineiramente o malefício de comer arroz (sempre presente) porque ingerimos também outros alimentos, menos maléficos.

Outro fruto proibido muito apreciado pelos seres humanos é o feijão. Quando pesquisadores querem ver se um alimento faz mal ao homem, é comum eles usarem ratos como cobaias. Em 1994, pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas - RS deram uma monodieta de feijão cru para ratos e todos eles morreram em pouco tempo. O motivo dessas mortes são os fatores antinutricionais, como a antitripsina e a lectina, duas substâncias tóxicas existentes em todos os feijões (que também inclui soja, grão-de-bico, lentilha, etc) [4]. Conclusão: qualquer pessoa que comer apenas feijão cru irá morrer intoxicado pelos "fatores antinutricionais". Mas nós não comemos feijão cru, não é mesmo? Certamente, no processo de cozimento do feijão, as proteínas danosas são destruídas (asssim como as propriedades benéficas do feijão), "podendo restar bem pouca quantidade delas, não em quantidades suficientes para nos causar problemas" [4]. O problema aqui é: se comermos feijão rotineiramente, essa "pequena quantidade" de tóxicos pode ir se acumulando no nosso corpo e, com o passar do tempo, gerar uma série de problemas de saúde (ácido úrico, etc).

Quem estuda os alimentos e faz a pesquisa das toxinas neles contidas, lista para os feijões até 40 tóxicos! [5]. Pitágoras já sabia deste malefício, pois teria dito: "Quem come feijões e leite não pode ser meu aluno, pois não terá cabeça para as matemáticas" ...isso dito 500 anos antes de Jesus Cristo!

Referências:
[1] O Arroz Branco, 10 de julho de 2006, http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/2006/07/o-arroz-branco.html
[2] William Dufty, Sugar Blues, Editora Ground, 1975.
[3] Má Alimentação Provocou as Mortes no Maranhão, Jornal Folha de S. Paulo, 12.07.06.
[4] Feijão Cru: um raticida?, http://www.pragas.com.br/noticias/destaques/feijao_raticida.php
[5] Feijão mata!, http://mariosanchezs.blogspot.com/2008/07/veneno-ecolgico-para-matar-ratos-muito.html

Marcadores: , , , ,


Comments:
Eu não percebo como podemos viver bem comendo apenas um tipo de alimento... Nós comemos para ter todas as substâncias que o mosso corpo necessita para viver. Como um alimento não apresenta todas essas substâncias comemos vários tipos e não um só. Se nos alimentássemos somente de um tipo de alimento não ficaríamos com carências nutricionais?
 
Realmente, a "ciência médica" procura nos apavorar dizendo que precisamos comer uma grande variedade de alimentos para não ter "carências nutricionais" [Da mesma forma que nos apavora, dizendo que o Sol nos mata, com o câncer de pele]. Pura mentira! Como já comentei, o que a vaca come para ficar saudável e forte?: só capim; o que o urso panda come durante toda a sua vida: só folha de bambu; o que o coala come toda a vida: só folha de eucalipto! Nenhum dele desenvolve "carência nutricional" com essas monodietas! Por que o homem, que é o máximo da criação divina, não poderia fazer o mesmo, baseando sua alimentação em apenas UM alimento que fosse adequado à sua fisiologia (poderia ser qualquer fruta crua)? Claro que pode! Com isso ele teria saúde perfeita e, como bônus, seria fisicamente imortal! Que bom,não?

Abraço, Rui.
 
Então o que acontece no corpo da pessoa que se alimenta só com um tipo de alimento? Ela sintetiza os nutrientes que não ingere ou passa a não necessitar deles?

Obrigada!
 
Eu diria que a pessoa passaria, com o tempo, a não mais necessitar dos "nutrientes" que são considerados indispensáveis pela ciência médica. Existem pessoas que vivem muito bem de saúde sem ingerir qualquer alimento pela boca: basta respirar ar puro e tomar sol para energizar suficientemente o corpo para ele viver bem. Existe um livro, editado aqui no Brasil, sobre esse tema: é o livro da Jasmuheen, chamado "Viver de Luz"...

Abraço, Rui.
 
Quero saber se comer arroz com feijão é uma combinação boa, porque eu li em um livro e lá estava escrito que comer arroz com feijão é uma péssima combinação para o nosso estomago!! então se puder me responder esta duvida agradeço.

este é o meu e-mai: biel_amg@hotmail.com
 
O QUE DIABOS EU ACABEI DE LER??? EU QUANDO ERA CRIANÇA COMIA APENAS ARROZ, FEIJÃO E VEGETAIS, COMO MILHO, ALFACE, ESPINAFRE, AGRIÃO, RULCULA, BETERRABA, CENOURA, RABANETE, ETC E NUNCA MORRI!!! E MAIS, SE NA BIBLIA DIZ QUE NAO PODEMOS COMER FEIJÃO, NA BIBLIA TAMBÉM DIZ QUE O HOMEM PODE USAR A MULHER, E INCLUSIVE TEM MUITA COISA HOMOFÓBICA LÁ!!!
 
Rapaz quanta preocupação, veja: "O alimento é para o corpo, o corpo é pro alimento", aquilo que não te mata te fortaleço. Tenho 58 anos e aprendiz na vida que o maior problema com respeito ao tema (alimento) é o exagero, coma de tudo um pouco, beba bastante água e procure respirar sempre ar puro, durma bem e procure viver sem preocupaçōes, depois me diga os resultados, abraço.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?