quinta-feira, junho 17, 2010

 

A Atenção


Todos falam sobre seu próprio sofrimento. Por que há tanta ênfase nisso? Por que dar tanta atenção a seu próprio sofrimento? Lembre-se do ditado: "Aquilo em que você presta muita atenção irá crescer". A atenção é um alimento. Se você der atenção a algo, fará com que isso cresça ainda mais.

Os biólogos dizem que uma criança cresce mais se for amada porque, através do amor, ela recebe mais atenção. Mesmo uma planta crescerá mais se lhe for dada uma grande atenção. Se for negligenciada, contudo, levará mais tempo para se desenvolver, ainda que todo o resto lhe seja dado: solo adequado, fertilizantes, chuva, sol. É um fato científico, observado e comprovado. Se você amar a planta, prestar muita atenção nela, falar com ela, se algumas vezes disser a ela "Eu te amo", então ela crescerá mais rapidamente.

A atenção é uma vitamina. O que há de mais vital na existência é atenção. Se ninguém o amar, você vai começar a murchar. Se ninguém lhe der atenção, a morte vai se instalar: você passará a querer morrer. Mas, se alguém lhe der atenção, você tornará a viver. A atenção é a vida, é o impulso de vida.

Se ninguém o amar, você irá cometer suicídio por não ser capaz de amar a si mesmo. Se você fosse capaz disso, se fosse capaz de dar atenção a si mesmo, você não precisaria da atenção de mais ninguém. Um buda pode viver sozinho neste planeta, mas não você. Se você ficar sozinho, irá cometer suicídio imediatamente. Você irá pensar: "Qual o sentido? Por que devo continuar vivo? Quem irá me amar? Quem eu irei amar?"

Fonte: Osho, Osho de A a Z: Um dicionário espiritual do aqui e agora, Editora Sextante, 2004.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?