terça-feira, agosto 24, 2010

 

Meditações do Osho - 9


O homem tem de transcender a sua vontade própria para se tornar parte da vontade divina. Ele tem de abandonar a vontade própria, pois ela é que é o problema. Quando nossa vontade é dissolvida, a existência começa a funcionar através de nós. Então não há mais amargura, não há ansiedade - você se torna totalmente relaxado -, não há mais problemas.

Todos os problemas surgem por causa de sua vontade própria, pois vontade significa lutar contra o todo. É uma luta, e luta só gera tensão. E, dessa forma, você está destinado a fracassar, portanto, por mais que lute, você sabe no fundo do coração que isso é fútil, que você não conseguirá derrotar o todo.

Você só pode se dar bem com o todo, não contra ele. E, no momento em que você abre mão da sua vontade, tudo lhe pertence. De repente, todo o universo abre as portas para você. São revelados a você todos os mistérios, são-lhe entregues todos os segredos, todas as chaves. O paradoxo é que, ao se entregar e abrir mão da vontade própria, você se torna o mestre. E, apegando-se à vontade e lutando por ela, você continua sendo um escravo.

Fonte: Osho, Meditações para a Noite, Verus Editora, Campinas-SP, 2006.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?