quinta-feira, outubro 07, 2010

 

Carro Movido a Ar


Existem várias tecnologias já desenvolvidas para movimentar veículos que emitem poluição zero, conforme já mencionamos anteriormente neste blog. Esses veículos não estão com produção em massa devido à pressão exercida pela indústria petrolífera. Abaixo, apresentamos um artigo [1] sobre veículos que se movem usando ar comprimido.

Os passageiros que desembarcam nos aeroportos Charles de Gaulle, em Paris, e Schiphol, em Amsterdã, desde o mês passado (maio de 2009) se deparam com mais uma novidade desenvolvida para melhorar o ar do planeta: os carros compactos AirPod. Movidos a ar comprimido, esses veículos estão a serviço das companhias aéreas Air France e KLM, fazendo o transporte de passageiros e cargas em dois dos mais movimentados aeroportos europeus. Com design fururista, emissão zero de poluentes e controlável por um joystick, o AirPod gasta apenas um euro (cerca de R$ 2,80, na ocasião) para rodar 100 quilômetros. Essa versão acomoda três adultos e uma criança, além de bagagem, enquanto o modelo para transporte de cargas em rotas urbanas tem capacidade para mais de um metro cúbico ou 1 mil litros. A velocidade máxima do carro, que tem 2,07 metros de comprimento por 1,60 m de largura, é de 70 km/h e sua autonomia e de 220 quilômetros. O AirPod foi desenvolvido pela Motor Development International (MDI), uma empresa de Luxemburgo, criada em 1991 e que apresentou os primeiros protótipos em 1998. O carro usa eletricidade para fazer o motor mover os pistões do motor. O reabastecimento da eletricidade pode ser feito em tomadas elétricas caseiras entre uma hora e meia e quatro horas e meia, e os tanques de ar comprimido podem levar apenas 90 segundos para serem completados. Isso pode ser feito em postos com bombas específicas de ar comprimido ou com um compressor de ar caseiro.

Referência:
[1] Revista Pesquisa FAPESP, pg. 63, número 160, junho de 2009.

Marcadores: ,


Comments:
Realmente. Esse assunto é um dos assuntos que mais me tiram do sério. Desde que eu me conheço por gente ouço falar de carro movido a eletricidade, entre outros modelos mais "verdes". Eu nasci a 24 anos atrás e tenho quase certeza que vou embora pra outro lugar sem ver todos os protótipos bacanas de carros menos poluentes saírem do papel.

Assuntos como esse são a prova da burrice humana que se preocupa mais com as verdinhas que estão no bolso do que com o verde do próprio planeta. Parece que ninguém pensa no que vai deixar para os filhos e netos...

E também sobre "salvar o planeta", eu acredito que a única forma disso acontecer é se o próprio planeta se salvar livrando-se dos humanos que saqueiam a própria casa como se não houvesse amanhã. :(

Abraços e sejam vegetarianos.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?