quinta-feira, novembro 04, 2010

 

A Risada


Certa vez, Buda estava para fazer uma preleção e milhares de discípulos vieram. Quando Buda apareceu, ele vinha segurando uma flor. O tempo passou, mas Buda não dizia nada, ele apenas olhava para a flor. A multidão ficou impaciente, mas Mahakashyapa, que não conseguiu se segurar por mais tempo, deu uma grande risada. Buda acenou-lhe para que ele se aproximasse, entregou-lhe a flor e disse à multidão: "Tudo o que podia ser dado a vocês com palavras eu já lhes dei; mas, com esta flor, eu dou a Mahakashyapa a chave de todos os ensinamentos".

Mahakashyapa riu da insensatez das pessoas. Elas estavam inquietas e pensando: "Quando Buda irá se levantar e deixar de lado todo esse silêncio, de forma que possamos ir embora para casa?" Ele riu. A risada começou com Mahakashyapa e prosseguiu mais e mais na tradição do Zen. Não há nenhuma tradição que consiga rir. A risada parece tão irreligiosa, profana, que você não consegue imaginar Jesus rindo, você não consegue imaginar Moisés rindo. É até mesmo difícil imaginar Moisés dando uma gargalhada ou Jesus rindo ruidosamente. Não, a risada era negada. A tristeza, de algum modo, tornou-se religiosa.

Um dos mais famosos pensadores alemães, Count Keyserling, escreveu que a saúde é irreligiosa. A doença tem uma religiosidade em torno dela porque uma pessoa doente é triste, sem desejos - não porque ela tenha ficado apática, mas porque está fraca. Uma pessoa saudável vai rir, quer se divertir, será feliz - ela não consegue ser triste. Assim, as pessoas religiosas têm tentado de muitas formas fazer você se sentir doente: incentivam o jejum, oprimem o corpo, torturam você. Você, como resultado, vai ficar triste, com tendências suicidas, crucificado em seu próprio ser. Como você pode rir nesta situação? A risada vem da saúde. Ela é um transbordamento de energia. É por isso que as crianças conseguem rir e sua risada é por inteiro. Todo o corpo delas ri - quando elas riem você pode ver até seus dedos do pé rindo. Seu corpo inteiro - cada célula, cada fibra do corpo - está rindo e vibrando. Elas são tão cheias de energia, tão vitais; tudo está fluindo.

Uma criança triste é uma criança doente, e um velho sorridente ainda é jovem. Nem a morte pode fazer dele um velho; nada pode envelhecê-lo. Sua energia ainda está fluindo e transbordando, ele está sempre preenchido. A risada é uma torrente de energia.

Nos mosteiros zen, eles dão risadas e mais risadas. A risada tornou-se uma prece apenas no Zen, porque Mahakashyapa começou isso.

Fonte: Osho, ZEN: sua história e seus ensinamentos, Editora Cultrix, 2004.

Marcadores: , ,


Comments:
Belíssimo post. Obrigada!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?