sexta-feira, setembro 29, 2017

 

O Perigo Invisível: A Radiação Eletromagnética Espúria no Ar !


Trechos selecionados e adaptados do livro [1] da Dra. Ariel Policano.

O primeiro vilão, por introduzir poluição eletromagnética no nosso lar (e que está se tornando cada vez mais presente na nossa sociedade), é o medidor "inteligente" (em inglês, smart meter) do nosso consumo doméstico (e no comércio e indústria) de eletricidade. A palavra "inteligente" significa literalmente que esse equipamento também faz uma "espionagem" de como é feito o consumo da eletricidade no imóvel onde ele é instalado. Esta informação pode se tornar uma fonte adicional de recursos financeiros para a empresa distribuidora de eletricidade, quando ela vende esta informação (espionagem) para outras empresas que se interessam por este tipo de informação, que deveria ser sigilosa. O equipamento de medição deveria apenas medir a eletricidade total consumida (como é feito com os medidores analógicos atuais) e não incluir como essa eletricidade é consumida, algo que é feito pelos novos medidores digitais "inteligentes".

Se você não conseguir evitar a instalação do medidor inteligente digital no seu imóvel (principalmente no seu lar, onde você dorme durante a noite), existe uma forma de reduzir drasticamente a radiação eletromagnética (EMR) emitida por ele e que acaba chegando ao interior do seu lar. É um dispositivo simples, chamado Smart Meter Guard (veja como construir um dispositivo similar no seu lar, pesquisando no Youtube), que cria uma gaiola de Faraday em torno do medidor, atenuando fortemente a radiação de microonda emitida pelo medidor. Não se engane com o projeto simples desse dispositivo: os fios da tela metálica são projetados de uma forma específica para amortecer a emissão de rádio-frequência (RF) do medidor inteligente. No entanto, o medidor ainda consegue transmitir um sinal apropriado para a companhia fornecedora da eletricidade. Pesquisa feita, mostrando a geração de altos níveis de campos eletromagnéticos (EMF) fora do medidor e que penetram dentro das casas, mostram reduções quase a zero de EMF após a colocação dessa proteção em torno do medidor.

O segundo vilão invisível (eletromagnético) no seu lar é o seu telefone sem fio. A base de carga desse telefone é como uma torre de telefonia celular instalada dentro do seu lar e está emitindo forte poluição eletromagnética dentro de sua residência (e até fora dela) 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Troque imediatamente o seu telefone sem fio por um telefone com fio. 

Um outro dispositivo tão poluidor quanto o telefone sem fio é o roteador WiFi, que usamos para conectar vários computadores pelo ar com a internet (sem usar cabeamento). Tipicamente, esses roteadores costumam ficar ligados dia e noite. O roteador ligado à noite é particularmente perigoso, pois precisamos ter um período de restauração corporal durante o sono. Desligue o roteador WiFi durante o período que você vai dormir (e também enquanto não usa o computador durante o dia), e perceba como o seu sono vai ficar muito mais tranquilo (principalmente se você também se livrar do seu telefone sem fio).

Quando se considera a poluição eletromagnética a que se é exposto, é importante levar em consideração quanto é o tempo de exposição. Os secadores de cabelo são conhecidos por emitir altos campos (EMF), mas a preocupação com eles é reduzida por causa do curto período de tempo que a pessoa o usa por dia (a não ser que você seja uma cabeleireira). A verdade perturbadora é que a exposição à radiofrequência (geradas artificialmente) pode simplesmente não ser segura para o ser humano em qualquer intensidade. Você pode até se adaptar à poluição eletromagnética, mas isso ocorrerá em prejuízo de seu corpo.

O país da Suécia listou os campos eletromagnéticos (EMF) como um carcinogênico Classe 2; ela também lista o tabaco neste mesmo nível carcinogênico. A razão para isso é que eles revisaram os dados de mais de 500.000 pessoas e as distâncias relativas de suas residências das linhas aéreas de transmissão de alta tensão. Quanto mais próximos os lares das pessoas eram das linhas de alta tensão, maior a incidência de câncer naquela área. No final, essas emanações EMF causaram quatro vezes a quantidade normal de câncer nas crianças e três vezes a quantidade nos adultos. Portanto, sua residência deveria ficar longe de linhas de transmissão de alta tensão (e, também, longe de grandes antenas de transmissão de sinais de telecomunicações: rádio, televisão, telefonia celular, etc).Os transformadores para abaixar a tensão (a ser enviada aos lares), colocados no alto de postes públicos, geram campos elétricos elevados e é melhor também ficar o mais longe possível deles.

Se você tem um forno de microonda, use-o o mais raramente possível (veja o prejuízo causado aos alimentos pelo forno de microonda, em [2]). O melhor seria jogá-lo fora! Veja esta experiência da Dra. Ariel [1] a esse respeito: ela comprou um aparelho medidor de EMF e ligou um pequeno forno de microonda em um apartamento (ajustado para 45 segundos). Ao ligar o forno, o medidor deu uma leitura de 95.000 uW/m2 em todo o apartamento! Não dava para remediar a situação perigosa se afastando do aparelho ligado - a não ser que você saísse do apartamento enquanto a comida estava cozinhando! Esses níveis estão bem acima daqueles que causam prejuízo ao DNA humano, descrito no BioInitiative Report. Para dar uma ideia: 1.000 uW/m2 de exposição à radiação de microondas causa mudanças na função do sistema imunológico; 5.000 uW/m2 causa uma queda nos linfócitos NK, chamados de células matadoras naturais, consideradas ter um importante papel na proteção do corpo contra o câncer. Lembre-se, neste pequeno forno de microonda citado, quando o botão ON foi ligado, a radiação no ambiente subiu para 95.000 uW/m2.

Você pode ficar curioso(a) sobre como é possível ser legal comprar um forno de microonda com essas preocupações sobre segurança. O que ocorre é o seguinte: a indústria, incluindo a indústria de telefones celulares, está muito além da consciência pública em termos do lobby que eles fazem. Eles têm tido muito sucesso fazendo o governo permitir padrões de "segurança" que estão bem acima dos estudos que comprovam prejuízo no BioInitiative Report. Para ter uma ideia disso, considere estes padrões de "segurança"; o limiar para prejuízo ao DNA humano, de acordo com o BioInitiative Report, é 3,4 uW/m2. O limiar definido pela indústria de telefones celulares, nos EUA e Canadá, é 1.000.000 uW/m2. Agora, qual é, na sua opinião, o número mais realista?

Remova o seu relógio (e rádio, às vezes) eletrônico do seu criado mudo ao lado da cama. Substitua-o por um despertador alimentado por bateria (ou pilhas). 

Uma das melhores coisas que você pode fazer para se manter saudável é ficar descalço (fazer o "aterramento" do seu corpo) por 10 a 15 minutos todos os dias! Descalço significa colocar seus pés sobre a terra, a grama ou até sobre concreto. Nas férias, vá andar descalço na praia! Praticamente, durante toda a sua vida os seus pés têm sido bloqueados da energia curativa da Terra.

Se você mora em um bairro muito poluído, eletromagneticamente falando, você pode se proteger usando materiais adequados de blindagem eletromagnética, tais como:

1. Tecidos especiais: tecidos contendo certos materiais e metais (como fibras de cobre ou prata) que bloqueiam (refletem) as ondas de RF que penetram em sua residência através das paredes e janelas. Com esse tipo de tecido pode-se confeccionar coberturas para dosséis de camas (e mosqueteiros), o que deve melhorar seu sono noturno, e inclusive confeccionar roupas blindadas para vestir (roupas bloqueadoras de radiação).

2. Filmes transparentes de blindagem para janelas de vidro.

3. Tintas blindantes:  para pintar as paredes (internas ou externas) da sua casa com uma tinta contendo material condutivo (para refletir os EMF incidentes, formando uma "gaiola de Faraday") ou material absorvente [3] (para absorver o EMF incidente). 

4. Filtros para tomadas elétricas [4], que reduzem os transientes (sinais elétricos com frequências acima da senoide pura de 60 Hz (ou 50 Hz, em certos países) fornecida ao seu lar) que chegam àquela tomada específica, reduzindo assim a eletricidade suja enviada ao meio ambiente via radiação.

Referências:
[1] Dra. Ariel Policano, EMF Protection: How to Stop Harmful EMF, EMR (including Cell Phone Radiation), & Dirty Electricity - The Invisible Threat, Inspired Toucan Media LLC Publisher, 2013.
[2]  http://saudeperfeitarfs.blogspot.com.br/2006/04/gua-aquecida-no-forno-de-microondas.html
[3] www.noem.co/pt/ 
[4] https://greenwavefilters.com

Marcadores: , , , , , , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?