sexta-feira, dezembro 08, 2017

 

Saúde = Alimentação Correta + Estilo de Vida Adequado


A chave da saúde é a presença de uma enzima básica (força vital) em nosso próprio organismo. O organismo humano tem mais de 5 mil enzimas, que geram, talvez, 25 mil reações diferentes [1]. Pode-se dizer que toda ação do organismo é controlada por enzimas, porém sabemos muito pouco sobre elas. Criamos essas enzimas a partir de uma enzima-fonte, que é mais ou menos finita em nosso organismo. Deve-se evitar o uso de medicamentos fortes que desafiam o nosso sistema imunológico.  A coisa mais importante para viver uma vida longa e saudável  é fazer o que o deixa feliz. Ouça música. Faça amor. Divirta-se. Curta os pequenos prazeres. Viva a vida com paixão. Lembre-se de que uma vida feliz e cheia de significados é o caminho natural para a saúde. O entusiasmo, e não a perfeita adesão ao regime alimentar, é a chave da eficácia do fator enzimático para você.

Existe uma forte relação entre saúde, alimentação e estilo de vida. A chave para uma vida longa e saudável pode ser resumida em uma única palavra: Enzimas. Enzima é o nome genérico de um catalisador de proteína produzido no interior das células de todos os organismos vivos. Onde existe vida, seja no reino animal ou vegetal, existe enzima. Elas participam de todas as ações necessárias para a conservação da vida. As células do nosso corpo produzem mais de 5 mil espécies de enzimas vitais, mas elas também podem ser produzidas a partir das enzimas contidas nos alimentos que consumimos diariamente. A razão da existência de tantos tipos de enzimas é que cada uma delas tem uma característica específica e desempenha uma função única. Por exemplo, a amilase, uma enzima digestiva encontrada na saliva, age somente sobre os carboidratos. As gorduras e proteínas também são digeridas por suas próprias enzimas. 

Existe uma enzima-fonte - um protótipo de enzima não especializada. Antes de ser convertida em determinada enzima para atender a uma necessidade específica, a enzima-fonte pode transformar-se em qualquer tipo de enzima. A saúde depende da conservação - e não do esgotamento - das enzimas-fonte do organismo. O dr. Edward Howell, pioneiro no estudo das enzimas afirma que existe um número predeterminado de enzimas que um organismo vivo pode produzir durante a vida. O dr. Howell chamou esse número fixo de enzimas de "potencial enzimático". Quando esse potencial se esgota, a vida cessa. Podemos fortalecer bastante a nossa saúde consumindo alimentos ricos em enzimas e adotando um estilo de vida que não esgote a enzima-fonte.

A saúde depende de várias ações que realizamos todos os dias - comer, beber, fazer exercícios, descansar, dormir e manter a mente sã. Se houver um problema em qualquer uma dessas áreas, todo o corpo será afetado. Infelizmente, a sociedade moderna está repleta de fatores que consomem as nossas preciosas enzimas-fonte. Álcool, tabaco, drogas, aditivos alimentares, agrotóxicos, poluição ambiental, ondas eletromagnéticas e stress emocional são alguns dos fatores que esgotam essas enzimas. Uma vez compreendidas as causas do esgotamento dessas enzimas-fonte e a maneira de fazer a sua reposição, bastará um pequeno esforço diário para ficar livre de doenças por toda a vida. Um velho ditado precisa ser atualizado: em vez de "Coma, beba e seja feliz, pois a vida é curta", eu sugiro que seja "Coma e beba com sabedoria, e tenha uma vida longa e feliz". 

A saúde de longo prazo é o resultado de atitudes e hábitos saudáveis. Melhorar o estilo de vida diário é fundamentalmente mais importante do que contar com a eficácia de cirurgias ou medicamentos. Quase todas as doenças são resultado de hábitos errados acumulados ao longo do tempo. A saúde ou a doença está relacionada ao que a pessoa come e ao modo como ela vive o seu dia a dia. Alguns mitos comuns (errados) sobre alimentação:

. Tomar iogurte diariamente para melhorar a digestão
. Beber leite diariamente para impedir a deficiência de cálcio
. Ingerir suplementos diários de vitaminas em vez de comer frutas, pois as frutas contêm grande quantidade de calorias e carboidratos
. Evitar o consumo de carboidratos, como arroz e pão, para não engordar
. Fazer uma alimentação rica em proteínas
. Beber líquidos, como chá verde, ricos em antioxidantes
. Ferver a água da torneira antes de beber, para remover os resíduos de cloro

Minha recomendação enfática é de ingerir água pura em vez de chá. O corpo humano está todo interligado. Não é porque um componente de determinado alimento ajuda no funcionamento de uma parte do organismo que ele faz bem a todo o organismo. A escolha do que comer e beber deve levar em conta o todo.

A carne vermelha não lhe dará vigor, como alardeado. Também não é verdade que não vamos crescer se não comermos carne. A altura das girafas e dos elefantes, que são herbívoros, é várias vezes superior à dos leões e tigres. A ingestão de carne vermelha realmente acelera o crescimento, e a rapidez do crescimento e do amadurecimento das crianças nas últimas décadas pode ser atribuída ao aumento da ingestão de proteína animal. No entanto, existe uma perigosa armadilha na ingestão de carne vermelha. Depois de atingir determinada idade, o crescimento do corpo transforma-se em um fenômeno chamado envelhecimento. A ingestão de carne pode acelerar o crescimento, mas acelera também o processo de envelhecimento.

As seis razões pelas quais a alimentação com alto teor de proteína prejudica a saúde são:
1. As toxinas da carne vermelha criam células cancerígenas
2. As proteínas causam reações alérgicas
3. O excesso de proteínas sobrecarrega o fígado e os rins
4. A ingestão excessiva de proteína causa deficiência de cálcio e osteoporose
5. O excesso de proteína pode resultar em falta de energia
6. O excesso de proteína pode contribuir para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças

Quanto mais antiácido você tomar, pior ficará seu estômago. Existem dois lugares no corpo humano em que um ambiente extremamente ácido serve de medida protetora: o estômago e a vagina. Esses dois órgãos têm níveis ácidos elevados, com pH entre 1,5 e 3,0, cuja principal função é matar bactérias. Seja no banho ou no ato sexual, as bactérias invadem a vagina, onde existem lactobacilos que produzem ácidos potentes para matar esses invasores. As bactérias entram no estômago durante a ingestão de alimentos. Estima-se que 300 a 400 bilhões de bactérias entrem no estômago a cada refeição. O potente ácido presente no suco gástrico mata a maioria delas. 

Se a secreção de ácido gástrico for insuficiente, as enzimas digestivas não serão ativadas, e os alimentos não digeridos irão direto para o intestino. Os alimentos que deveriam ter sido digeridos e absorvidos no intestino permanecem não digeridos no cólon. A temperatura no interior do cólon humano é de 37° C, que equivale a uma temperatura de alto verão. O alimento não digerido se decompõe e sofre fermentação anormal. A consequência é a multiplicação anormal das bactérias ruins do cólon e o enfraquecimento do sistema imunológico.

A azia ocorre quando o ácido gástrico reflui para o esôfago. O esôfago é suscetível ao ácido por ser um ambiente tipicamente alcalino. Assim, quando há acúmulo de ácido gástrico no esôfago, as pessoas inconscientemente engolem saliva, que é alcalina, para lavar o ácido gástrico que refluiu. Para inibir a azia, primeiramente deve-se evitar excesso de alimentos e de bebida e eliminar tabaco, álcool e café. Outra coisa importante a ser lembrada é jantar quatro ou cinco horas antes de dormir, de modo que o estômago esteja vazio na hora de ir para a cama. 

Todos os medicamentos são substâncias estranhas para o corpo. A longo prazo, todos os medicamentos, vendidos com ou sem receita médica, são basicamente danosos ao organismo. Alguns acreditam que os fitoterápicos não têm efeitos colaterais e só trazem benefícios, mas isso também é um erro. Não importa se são produtos químicos ou fitoterápicos, isso não muda o fato de que os remédios em geral são estranhos para o corpo. Aprendi que, quanto mais rápido o efeito do medicamento, maior é a sua toxicidade. Ao escolher medicamentos, não se esqueça de que os de alta eficácia e que produzem alívio imediato serão muito mais prejudiciais ao organismo do que os outros.

Os cientistas estão tentando desesperadamente encontrar a cura do câncer, mas, na realidade, não existe uma causa única. Isso também se aplica a outras doenças, pois muitos fatores que nos rodeiam - alimentação, água, remédios, falta de exercícios, stress, estilo de vida - afetam nosso organismo de forma complexa e geram doenças. A qualidade dos alimentos e da água que consumimos determina nossa saúde (não consuma água de torneira!). 

Enzima é um elemento necessário para um organismo conseguir viver. Onde existe vida, seja no reino animal ou vegetal, existe enzima. As atividades do corpo humano são apoiadas por muitas enzimas. A digestão e a absorção, o metabolismo que substitui células velhas por novas, a decomposição de toxinas e a desintoxicação são resultados de funções enzimáticas. Dos mais de 5 mil tipos de enzimas que atuam no corpo humano, há duas categorias mais amplas: as produzidas dentro do nosso corpo e as que vêm de fora em forma de alimentos. Entre as enzimas produzidas no corpo, cerca de 3 mil tipos são produzidas por bactérias intestinais. As pessoas que têm sistema gastrintestinal saudável consomem alimentos naturais com alto teor de enzimas. Isso não só implica o consumo de enzimas exógenas, como também a criação de um ambiente intestinal que propicia a intensa produção de enzimas pelas bactérias intestinais. O consumo habitual de álcool e tabaco, o excesso de comida, a ingestão de alimentos com aditivos alimentares, a vida em ambientes estressantes e o uso de medicamentos consomem grandes quantidades de enzima. Outros fatores para o esgotamento das enzimas são a má alimentação, que produz toxinas no cólon, a exposição excessiva a raios ultravioleta e a ondas eletromagnéticas - que produzem radicais livres, requerendo o trabalho de desintoxicação das enzimas - e o stress emocional. É preciso adotar um estilo de vida que aumente, e não que esgote as enzimas do corpo. Um organismo com abundância de enzimas tem bastante energia vital e um sistema imunológico eficiente. Os alimentos que contêm enzimas criam um ambiente intestinal propício à produção de enzimas pelas bactérias intestinais.

É necessário mais de 5 mil tipos de enzimas para que as pessoas realizem suas atividades diárias, pois cada enzima desempenha apenas uma função. Por exemplo, a enzima amilase, encontrada na saliva, reage somente ao amido, enquanto a pepsina, encontrada no suco gástrico, reage somente a proteína. Mesmo quando ingerimos alimentos ricos em enzimas, elas não são absorvidas e usadas pelo corpo humano de forma direta. A maior parte das enzimas dos alimentos é decomposta pelo processo de digestão e absorvida pelo intestino como peptídeos ou aminoácidos. Quando uma grande quantidade de determinada enzima é usada em uma área específica do organismo, parece haver escassez de enzimas em outras áreas. Um exemplo disso se dá quando se consome muito álcool, pois um grande número de enzimas é usado para decompor o álcool, resultando na diminuição de enzimas necessárias para a digestão e absorção em outras áreas. As enzimas são responsáveis por todas as funções de um organismo vivo. O movimento dos dedos, a respiração e os batimentos cardíacos acontecem por causa do trabalho das enzimas. A enzima-fonte pode transformar-se em qualquer tipo de enzima. Quando são consumidos alimentos que contêm enzimas (alimentos vivos, crus), as enzimas-fonte são armazenadas no corpo, prontas para serem usadas num momento de necessidade.

Os medicamentos anticâncer não curam o câncer. Esses medicamentos exaurem grandes quantidades de enzimas-fonte. Os quimioterápicos atuam envenenando tanto as células malignas como as normais, na esperança de que o seu corpo regenere as células normais e que todas as células malignas morram. Para eliminar uma possível causa do câncer, primeiramente deve-se abster de tabaco e álcool e, também, que interrompam totalmente o consumo de carne e de leite e seus derivados. Com isso eleva-se a imunidade do corpo por meio da melhora da saúde física e mental. As enzimas são responsáveis pelo reparo e pela regeneração celular, preservando o sistema imunológico e outras atividades vitais. O número de enzimas-fonte do corpo é que determina se o sistema imunológico funciona ou não adequadamente. Problema: o número de enzimas-fonte diminuem com a idade. A deficiência de enzimas digestivas provoca a perda de apetite. Os medicamentos não conseguem curar doenças. O único caminho para a cura de doenças é adotar um estilo de vida saudável. 

A formação de um tumor leva algum tempo. O câncer é uma doença relacionada ao estilo de vida. O câncer não é uma doença localizada que invade apenas uma área do corpo. Ele é uma doença que afeta o corpo inteiro. As enzimas-fonte são a energia da vida. Se o câncer já chegou ao último estágio, não adianta melhorar a alimentação nem o estilo de vida, ou tomar suplementos para fortalecer o sistema imunológico. Será difícil restaurar as funções normais do organismo porque as enzimas-fonte já se esgotaram. 

O único caminho para a cura de qualquer doença é a mudança do estilo de vida. Por isso, uma vez removida a causa e curada uma úlcera gástrica, por exemplo, é importante adotar hábitos alimentares apropriados para impedir que o problema retorne. O segredo para curar doenças e ter uma vida longa e saudável é saber como evitar o desperdício das nossas preciosas enzimas-fonte.

Os alimentos não processados são melhores do que um mingau, uma sopa. São melhores porque precisam ser bem mastigados. A mastigação estimula a secreção de saliva. As enzimas digestivas encontradas na saliva, quando misturadas ao alimento durante a mastigação, melhoram a digestão e a absorção, pois a decomposição do alimento acontece sem problemas. Entretanto, o mingau/sopa/bebida, por ser mole, dispensa a mastigação. Portanto, mastigar bem é muito importante, principalmente para os doentes. Não há nenhum alimento de digestão tão difícil como o leite, para um adulto. O leite homogeneizado produz muitos radicais livres. O leite com gordura oxidada passa, então, pelo processo de pasteurização a altas temperaturas que ultrapassam os 100°C. As enzimas que são sensíveis ao calor, começam a ser destruídas na temperatura de 93°C. Em outras palavras, as preciosas enzimas do leite são destruídas, sua gordura é oxidada pelo ar e a qualidade de suas proteínas é alterada pelas altas temperaturas. Resumindo, o leite é o pior tipo de alimento que existe. Se um bezerro for alimentado com o leite vendido no comércio, em vez de mamar direto da mãe vaca, ele morreria em quatro ou cinco dias. A vida não pode ser sustentada com alimentos desprovidos de enzimas.

Quando eliminamos o leite e seus derivados da alimentação de nossos filhos, as fezes sanguinolentas e a diarreia, e até mesmo a dermatite atópica, desapareceram completamente. O consumo de leite e seus derivados tem uma grande probabilidade de predispor a alergias. O leite, que contém muitas substâncias gordurosas oxidadas, agride o ambiente intestinal, aumentando a quantidade de bactérias ruins e destruindo o equilíbrio da flora bacteriana. Como resultado, toxinas, como radicais livres, sulfetos de hidrogênio e amônia, são produzidos no intestino. O leite não só causa vários tipos de alergia como também está ligado a diabetes em crianças. O conceito mais errôneo sobre o leite é que ele ajuda a prevenir a osteoporose. Como o conteúdo de cálcio do organismo diminui com a idade, somos orientados a beber muito leite para prevenir a osteoporose. Mas esse é um grande erro. Beber leite demais, na verdade, causa osteoporose.Em todos os quatro países que consomem leite (de vaca!) diariamente e em grandes quantidades - Estados Unidos, Suécia, Dinamarca e Finlândia - a incidência de casos de osteoporose e fraturas de quadril é alta.

O iogurte é rico em lactose, mas a falta da enzima lactase não permite que ele seja bem digerido, resultando em má digestão. Muitas pessoas têm diarreia leve quando consomem iogurte. Consequentemente, essa diarreia leve, que na verdade é uma excreção das fezes compactadas e acumuladas no cólon até aquele momento, é erroneamente considerada a cura da prisão de ventre. O consumo diário de iogurte aumenta cada vez mais o mau cheiro das fezes e dos gases. Isso é uma indicação de que o seu ambiente intestinal está piorando. A razão do mau cheiro é a produção de toxinas no interior do cólon.

"Você é aquilo que come", diz o ditado. Doença, vida e saúde são resultados do que você come diariamente. Em 1996, o Japão decidiu mudar o nome das, então, chamadas "doenças de adulto", como câncer, cardiopatias, doenças hepáticas, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e hiperlipidermia (colesterol alto), para "doenças relacionadas ao estilo de vida". A reavaliação da relação entre alimentação e saúde permitiu a constatação de que enfermidades eram decorrentes do estilo de vida e não da idade. As pessoas que indubitavelmente desenvolverão doenças relacionadas ao estilo de vida, em determinado momento de suas vidas fumam, ingerem bebida alcoólica todos os dias, comem muita carne e poucas frutas e hortaliças e consomem derivados do leite, como iogurte e manteiga, desde a tenra idade. O tipo de doença que desenvolverão dependerá de sua predisposição genética e do ambiente em que vivem. Para compreender por que as pessoas ficam doentes, é necessário conhecer toda a sua história alimentar - ou seja, quando comem, o que comem e como costumam comer. Na análise da história alimentar de pacientes com câncer, em geral descubro que eles têm uma alimentação baseada principalmente em proteína animal e derivados do leite, ou seja, carnes, peixes, ovos e leite. Não estou dizendo que consumir determinados tipos de alimentos levará a uma doença imediatamente. Entretanto, os efeitos dos hábitos alimentares certamente se acumularão no organismo com o passar do tempo. 

Procure consumir alimentos ricos em enzimas. Desde criança me dou bem com cachorros. Não é muito difícil. Basta colocar um pouco de sua saliva na palma da mão e deixar o animal lamber. Eles gostam de lamber a boca das pessoas, pois eles gostam de saliva, pois os cachorros querem as enzimas da saliva! A partir daí, notei que todos os animais procuram enzimas. Quando um carnívoro, como o leão, captura uma presa sempre começa comendo os órgãos internos, ou seja, o tesouro de enzimas. Os esquimós, que vivem em áreas extremamente frias, onde quase não crescem plantas (ricas em enzimas), sempre comem primeiro os órgãos internos da foca que capturam. Os coelhos  comem as próprias fezes para reabsorver as enzimas e os alimentos não digeridos. O pernilongo, quando suga o nosso sangue, está roubando as nossas enzimas. Ultimamente, as doenças em animais de estimação aumentaram drasticamente, mas é fácil saber por quê. A causa está no tipo de alimento. Alega-se que a ração proporciona uma alimentação balanceada, mas essa alegação está fundamentada nas modernas teorias nutricionais, que insistem em ignorar as enzimas. Mesmo que o alimento seja rico em calorias e nutrientes, como vitaminas, minerais, proteínas e gorduras, se ele não contiver enzimas, o organismo não conseguirá se sustentar. Essas preciosas enzimas são sensíveis ao calor e se decompõem entre 58° e 115° C. Não obstante, a ração para animais é sempre aquecida durante o processo de fabricação, seja ela enlatada ou desidratada. Em outras palavras, o processamento da ração mata as enzimas. É por isso que cães que estão com grave problemas intestinais vão instintivamente comer grama, rica em enzimas. Todos os animais selvagens não comem comida que tenha sido aquecida. Os problemas dos alimentos produzidos para animais de estimação e para os seres humanos são os mesmos. Os nutricionistas modernos concentram-se apenas em calorias e nutrientes. "Não consuma calorias demais e tente fazer refeições balanceadas". Esse é o mantra dos nutricionistas modernos. Considero "bons" os alimentos ricos em enzimas e "ruins" os alimentos pobres ou desprovidos de enzimas. Por essa razão, os melhores alimentos são os cultivados em solo fértil, rico em minerais, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos e consumidos imediatamente após a colheita. Quanto mais frescos os legumes, as verduras, as frutas, as carnes e os peixes, maior o seu conteúdo de enzimas. Em geral, os alimentos frescos são mais saborosos porque são ricos em enzimas. Entretanto, os seres humanos diferem dos outros animais pelo fato de comerem alimentos cozidos. Cozinhamos, assamos, grelhamos e fritamos nossa comida. Como as enzimas são sensíveis ao calor, quanto maior o cozimento, maior a perda de enzimas. Mas, a maioria de nós não pode comer tudo cru. Portanto, é essencial saber escolher, cozinhar e comer o alimento certo.

A constante ingestão de alimentos oxidados, oxida o organismo (...e a constante ingestão de alimentos mortos, mata o organismo). Alimentos frescos fazem bem ao organismo porque, além de conterem muitas enzimas, não sofreram oxidação. A oxidação ocorre quando a matéria se liga ao oxigênio e "enferruja". Mas, como o alimento, que não é metal, pode enferrujar? Por exemplo, quando fritamos alguma coisa, o óleo usado perde a cor e escurece. As maçãs e as batatas também mudam de cor e ficam marrons logo depois de serem descascadas. Tudo isso é atribuído à oxidação - efeito do oxigênio do ar. Quando o alimento oxidado entra no corpo, criam-se radicais livres. A razão para os radicais livres serem tão temidos é a sua grande capacidade de oxidação (enferrujar), que supera em muitas vezes a do oxigênio normal. Os alimentos oxidados não são os únicos a produzir radicais livres. O álcool, o tabaco e vários outros fatores também produzem. Na verdade, até mesmo a nossa respiração produz radicais livres. Quando os seres humanos inspiram oxigênio e queimam glicose e gordura nas células que estão produzindo energia, 2% desse oxigênio corresponde a radicais livres. Os radicais livres costumam ser tratados como "vilões", mas o fato é que eles também exercem uma função essencial que é matar vírus, bactérias, bolores e suprimir infecções. O corpo dispõe de um meio para neutralizar o número excessivo de radicais livres - as enzimas antioxidantes. O tipo de enzima responsável por essa função é chamada de SOD (enzima superóxido dismutase). Entretanto, depois dos 40 anos, a quantidade de SOD no organismo humano cai repentinamente. Quando o número de superóxido dismutase começa a diminuir com a idade, as enzimas-fonte iniciam o combate aos radicais livres. Entretanto, quando a quantidade  delas é pequena, elas não conseguem impedir todos os danos causados pelos radicais livres. Portanto, a ingestão de alimentos oxidados representa um grande número de radicais livres no corpo. Além do mais, os alimentos oxidados têm muito pouca ou nenhuma enzima, e isso dificulta a produção de enzimas-fonte, o que leva a um círculo vicioso de radicais livres não neutralizados, causadores de doenças. Em contraposição, a ingestão de alimentos frescos e ricos em enzimas, juntamente com a restrição da produção de radicais livres, diminui a demanda de enzimas-fonte. Isso cria um círculo positivo que aumenta a energia vital.

Não há gordura pior para o organismo do que a margarina.  O tipo de alimento mais suscetível à oxidação é o óleo. O óleo é extraído com a evaporação apenas do solvente químico por meio de alta pressão e calor. O uso do calor transforma o óleo em ácido transgraxo, ou gordura trans, elemento muito prejudicial ao organismo. Os ácidos transgraxos não existem na natureza. Eles aumentam o nível de colesterol ruim e reduzem o nível do colesterol bom. O elemento que contém o mais alto teor de gordura trans é a margarina. Se você tem margarina em casa, jogue-a fora imediatamente.

Fritura deve ser evitada. Se você comer ocasionalmente, mastigue bem o alimento frito para que a saliva penetre bem nesse alimento. Todavia, a ingestão de frituras regularmente certamente esgotará as reservas de enzimas do seu organismo. Além do mais, a oxidação das frituras é extremamente rápida,, por isso não se deve comer alimentos que tenham sido fritos com muita antecedência, como os encontrados nos estabelecimentos de refeições rápidas.

Depois do óleo, o tipo de alimento com maior facilidade de oxidação é o leite comercial. O leite de vaca não industrializado é basicamente para bezerros, os filhotes das vacas.

A gordura de animais que possuem temperatura corporal mais elevada do que a do corpo humano deve ser considerada ruim para nós, e a gordura de animais com temperatura corporal mais baixa do que a temperatura do corpo humano deve ser considerada boa. A temperatura corporal de animais, como vacas, porcos ou aves, normalmente oscila entre 38,5° e 40° C, portanto é mais elevada do que a temperatura do corpo humano (37° C). A temperatura corporal do frango é ainda mais alta, ou seja, 41,5° C. A gordura desses animais atinge sua maior estabilidade na temperatura corporal específica de cada um deles. Assim, quando a gordura entra em um ambiente de temperatura mais baixa (do corpo humano), ela se adensa e endurece. Essa gordura viscosa engrossa nosso sangue. Em contraposição, como os peixes são animais de sangue frio, em condições saudáveis sua temperatura corporal é muito inferior à temperatura do corpo humano. O que acontece quando a gordura do peixe entra no organismo humano? Como a gordura aquecida em uma frigideira, ela derrete e se liquefaz. O óleo do peixe, quando entra na corrente sanguínea do ser humano, torna o sangue mais fino e reduz o nível do colesterol ruim.

O arroz branco é "comida morta". Por já não ter mais a casca, o arroz refinado oxida muito mais rápido do que o arroz integral. O arroz branco não contém mais o farelo ou a parte do germe, por isso, mesmo se for colocado na água, apenas se expandirá, sem conseguir germinar nem florescer. O arroz integral pode germinar quando colocado na água em temperatura correta. É um alimento vivo, com potencial de germinação. Para os amantes de pães e massas, a melhor opção são os feitos com trigo integral.

Os alimentos frescos são melhores e quanto mais frescos eles são, maior o seu conteúdo de enzimas. As pessoas comem muita comida morta, sem nenhum conteúdo de enzimas. O mesmo pode-se dizer da ração para animais de estimação. As rações de hoje em dia são totalmente desprovidas de enzimas. Por causa disso, muitos animais sofrem de várias doenças. É por isso que não dou ração para os meus cachorros. Em vez disso, eu os alimento com o arroz integral, que eu também como. Eles também gostam de legumes, verduras e frutas. E até brigam para comer talos de brócolis ligeiramente cozidos. Os animais selvagens, ao contrário dos humanos, morrem imediatamente quando ficam doentes.

A boa mastigação e a moderação fazem bem à saúde. A parede do intestino humano consegue absorver substâncias de até 15 mícrons (0,015 milímetro), e qualquer coisa que ultrapasse essa medida é excretada. Assim, a maior parte do alimento que não for bem mastigado será eliminada sem ser absorvida. Quando digo isso, as mulheres jovens costumam raciocinar que se o alimento não é absorvido elas não engordam. Mas, a situação não é simples assim. Os alimentos que não são digeridos nem absorvidos são decompostos e fermentados no intestino da mesma maneira que o excesso de comida ingerida. A decomposição origina várias toxinas, que exaurem grandes quantidades de enzimas. Mastigando bem, a sensação de saciedade chega mais rápido (com menos comida). Algumas pessoas acham que quanto mais se mastiga, mais saliva é secretada e um maior número de enzimas é usado. Mas não é o que acontece. A mastigação dos alimentos reduz o número de enzimas necessárias à sua digestão no estômago, além de inibir o apetite de forma natural. Quando a quantidade de alimentos diminui, o número de enzimas usadas na digestão e na absorção também diminui. Portanto, considerando-se o corpo como um todo, a boa mastigação economiza enzimas. A ingestão excessiva de alimentos causa danos à saúde. O ideal é adotar uma alimentação balanceada, consumir alimentos naturais e frescos e mastigar bem.

A maioria das doenças é causada pelos hábitos perniciosos e não pela hereditariedade. Uma das grandes causas das doenças hereditárias é a herança dos hábitos causadores da doença.  Os piores hábitos são o alcoolismo e o tabagismo. Os hábitos modificam os genes.

Além de deprimir as funções imunológicas e metabólicas, o sono fragmentado representa uma sobrecarga para o sistema circulatório, aumentando a possibilidade de cardiopatia ou acidente vascular cerebral. Existem três classificações para a apneia: "apneia obstrutiva", quando o trato respiratório fica obstruído; "apneia central", quando a atividade do centro respiratório diminui; e "apneia mista", que é uma mistura dos dois primeiros tipos. Há um modo fácil para curar a "apneia obstrutiva", que é a mais comum das três. O método consiste em não comer nada quatro ou cinco horas antes de dormir. Em palavras mais simples, para curar a apneia do sono, deve-se dormir com o estômago vazio. É muito fácil engordar quando se tem o hábito de comer tarde da noite, mesmo ingerindo-se alimento do tipo que não engorda. O hábito de comer antes de dormir causa a apneia do sono e a obesidade. Muitos portadores de asma na infância eram colocados na cama logo após o jantar ou ingeriam leite antes de dormir. Se, no entanto, não for possível suportar a fome à noite, a melhor opção é comer uma fruta fresca com alto teor de enzima cerca de uma hora antes de dormir.

Uma sugestão: beba água uma hora antes das refeições. Um de meus "bons hábitos" é tomar cerca de meio litro de água uma hora antes das refeições. As pessoas costumam dizer que faz bem tomar muita água todos os dias, mas assim como há a hora certa para as refeições, também há a hora certa para beber água. As plantas devem ser regadas na hora certa e na quantidade adequada, e o mesmo deve acontecer com os seres humanos em relação ao consumo de água. A maneira ideal de suprir o corpo é beber água de manhã ao acordar e uma hora antes de cada refeição. No frio, é bom aquecer ligeiramente a água antes de ingerí-la. A ingestão deve ser lenta. A água fria esfria o corpo. Acredita-se que a temperatura corporal em que as enzimas se tornam mais ativas é na faixa de 36° a 40°C. Sabe-se que se a temperatura corporal aumentar 0,17°C dentro deste intervalo, a eficiência do sistema imunológico aumentará 35%. Acredito que a febre costuma acompanhar as doenças porque a temperatura corporal mais elevada ativa as enzimas (daí o aspecto positivo dos banhos de sauna).

A água e as enzimas-fonte formam um boa parceria. A água exerce muitas funções no organismo humano, mas a principal delas é a melhora do fluxo sanguíneo e do metabolismo. Ela também ativa as enzimas e a flora bacteriana do intestino, além de excretar os resíduos e as toxinas. A água de boa qualidade também elimina as dioxinas, os poluentes, os aditivos alimentares e os carcinógenos do organismo. Por isso, as pessoas que não bebem muita água ficam doentes com mais facilidade. A água não só está presente nos vasos sanguíneos como também desempenha um papel ativo nos vasos linfáticos, ajudando a preservar nossa saúde. Se os vasos sanguíneos são os rios do corpo humano, o sistema linfático é o cano de esgoto. Os vasos linfáticos contêm anticorpos chamados gamaglobulinas, que exercem funções imunológicas, e enzimas chamadas lisozimas, que têm efeitos antibacterianos. Para que o sistema imunológico funcione adequadamente, a água de boa qualidade é uma necessidade absoluta. No ser humano, se a água não for distribuída adequadamente, não só ele ficará desnutrido, como também os resíduos e as toxinas se acumularão no interior das células, sem serem eliminados. Em um cenário pior, as toxinas acumuladas danificarão os genes das células, fazendo com que elas se transformem em cancerosas. Fornecer nutrientes a 60 trilhões de células do nosso corpo e receber e eliminar os seus resíduos são microfunções da água. Essas microfunções, que produzem energia e decompõem os radicais livres, também exigem a participação de muitas enzimas.

Referência:
[1]  Dr. Hiromi Shinya, A  Dieta do Futuro (que previne cardiopatias, cura o câncer e controla o diabetes tipo 2),  Editora Cultrix, São Paulo, 2012.,

Marcadores: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?