terça-feira, agosto 29, 2023
Uma Pessoa Especial
Sinto que sou uma pessoa muito especial. Sou tão especial que quero ser apenas uma pessoa comum. Por favor, pode dizer algo sobre isso?
Todos pensam exatamente o mesmo. Todos, do fundo do coração, sabem que são especiais. Essa é uma peça que Deus prega nas pessoas. Quando ele faz um homem novo e o encaminha aqui para baixo, em direção à Terra, Deus lhe sussurra no ouvido: "Você é especial. Você é incomparável, você é simplesmente único!"
Mas isso Deus faz com todos, e as pessoas carregam isso no fundo do coração, embora não digam isso em voz alta, pois têm medo de que os outros possam se sentir ofendidos. E ninguém vai se convencer com relação a isso, então, qual é a razão de dizer tal coisa? Se uma pessoa diz a alguém "Eu sou especial", ela não consegue convencê-lo, porque ele próprio sabe que ele é especial. Como uma pessoa pode convencer alguém? Sim, talvez, às vezes, alguém possa ser convencido, pelo menos fingir que está convencido. Se ele tem algum trabalho com essa pessoa, como suborno, ele pode dizer: "Sim, você é especial, você é fantástico". Mas no fundo ele sabe que negócio é negócio.
Um fanfarrão está falando ao amigo sobre seus três carros etc. Quando também menciona que tem duas amantes em Nova York, mas que engravidou sua secretária particular, que é encantadoramente linda e que está apaixonadíssima, e deve, portanto, levar sua deslubrante estenógrafa loira em sua viagem de negócios para o Rio de Janeiro, para assistir ao Carnaval; o ouvinte, de repente, começa a ofegar, a afrouxar a gravata e tem um ataque cardíaco.
O fanfarrão interrompe a narrativa, pega água, dá um tapinha nas costas da vítima, etc., e pergunta de modo solícito qual é o problema.
- Posso ajudá-lo?
- Sou alérgico a mentira, o interlocutor suspira.
É melhor manter esse tipo de besteira escondido no fundo de si mesmo, porque as pessoas são alérgicas. No entanto, de certo modo, é bom que a pessoa exponha a própria mente.
Aquele que acha que é especial está sujeito a criar sofrimento para si mesmo. Se ele acha que é superior aos outros, mais sábio que os outros, então vai desenvolver um ego muito forte. E o ego é veneno, puro veneno.
E quanto mais egoísta ele se torna, mais isso dói, porque se trata de uma ferida. Quanto mais egoísta ele se torna, menos caminhos tem na vida. Fica separado da vida, e não se mantém mais no fluxo da existência, pois se tornou uma pedra no rio. Ficou gelado, perdeu todo o calor, todo o amor.
Uma pessoa especial não pode amar, porque onde é que ela vai achar uma outra pessoa especial?
Ouvi falar de um homem que ficou solteiro a vida inteira, e quando estava para morrer, aos noventa anos, um rapaz lhe perguntou:
- Você ficou solteiro a vida toda, mas nunca contou qual foi o motivo. Agora que está morrendo, pelo menos mate nossa curiosidade. Se há algum segredo, agora pode dizê-lo, porque você está morrendo, você terá ido embora. Mesmo que o segredo seja conhecido, não pode prejudicá-lo.
- Sim, é um segredo - disse o homem. - Não é que eu seja contra o casamento, mas estava procurando a mulher perfeita. Procurei e procurei, e a minha vida toda passou.
- Mas, numa terra deste tamanho, com tanto milhões de pessoas, metade dessas, mulheres, não poderia encontrar uma mulher perfeita? - indagou o rapaz.
Uma lágrima escorreu do olho do moribundo.
- Sim, encontrei uma - disse ele.
O rapaz ficou absolutamente chocado.
- Então, o que aconteceu? Por que você não se casou?
- Porque essa mulher estava procurando um marido perfeito - esclareceu o velho.
A vida fica muito difícil se a pessoa vive com essas ideias. E, sim, o ego é tão manhoso, tão ardiloso que pode lhe dar esse novo projeto: "Você é tão especial que agora deve se tornar uma pessoa comum". Porém, em sua condição comum, ela vai saber que é a mais extraordinariamente comum das pessoas. Ninguém é mais comum do que ela! Vai ser o mesmo jogo, só que camuflado.
Isso é o que as chamadas pessoas humildes fazem. Elas dizem: "Sou o homem mais humilde. Sou apenas a poeira nos seus pés". Mas isso não é o que ela quer dizer! Não se deve dizer a elas "Sim, eu sei disso", pois, para elas, isso seria imperdoável. Elas esperam que os outros digam: "Você é o homem mais humilde que já vi, você é o homem mais piedoso qeu já vi". Daí elas vão ficar satisfeitas, realizadas. É o ego se escondendo atrás da humildade. Não se pode abandonar o ego desse modo.
Voltando à pergunta: "Sinto que sou uma pessoa muito especial. São tão especial que quero ser apenas uma pessoa comum. Por favor, pode dizer algo sobre isso?"
Ninguém é especial, ou todos são especiais. Ninguém é comum, ou todo mundo é comum. O que quer que o indivíduo pense sobre si, deve, por favor, pensar o mesmo de todos os outros, pois, assim, o problema estará resolvido. Qualquer pessoa pode escolher. Se quiser a palavra "especial", pode pensar que é especial, mas daí, então, todos são especiais. Não apenas os seres humanos, mas também as árvores, os pássaros, os animais, as pedras, ou seja, toda a existência é especial, uma vez que o ser humano é proveniente dessa existência e vai se dissolver nessa existência. Porém, se ama a palavra "comum", que é uma palavra bonita e mais relaxada, então, saiba que todo mundo é ordinário. Daí, então, toda a existência é comum.
Uma coisa para ser lembrada: se a pessoa pensar sobre todos o mesmo que pensa sobre si, o ego desaparece. O ego é a ilusão que é criada ao se pensar sobre si mesmo de uma forma e sobre os outros, de outra. Trata-se de um pensamento duplo. Ao descartar o pensamento duplo, o ego morre por conta própria.
Fonte: Osho, O livro do ego: Liberte-se da ilusão, Editora BestSeller, Rio de Janeiro, 2022. ISBN: 978-85-7684-710-6.