segunda-feira, maio 24, 2010

 

O Tantra é Ciência, e não Filosofia

"Você só pode aprender através da ação"

O Tantra, como o Ioga, são práticas que visam a nossa evolução e iluminação. Tradicionalmente, no Tantra inicia-se com a atividade sexual, por ela constituir-se em um impulso normal em todo o ser humano. No entanto, a atividade sexual tântrica é executada de uma forma diferente do sexo praticado usualmente. No sexo usual, após a penetração inicial a excitação é continuamente aumentada, através de movimentos, o que leva a um pico de excitação no qual ocorre o orgasmo (ejaculação masculina), seguido de uma queda brusca da excitação masculina (com a correspondente queda de energia do corpo). No sexo tântrico, após a penetração inicial procura-se manter constante a excitação inicial (evitando a ejaculação e a correspondente perda de energia) e, algo fundamental, procura-se focar a mente no aqui e agora (no presente), não deixando ela se estressar com os problemas do passado e nem se estressar com as preocupações do futuro. O foco contínuo no estado presente prazeroso (sexo) tem o poder de ir dissolvendo as nossas tensões (o estresse) somatizadas em nosso corpo, devido aos nossos problemas do passado e do futuro.


Com a diminuição das tensões (estresse), vai surgindo um estado de maior relaxamento, uma maior energização do corpo (pois as tensões bloqueiam o fluxo de energia) e, como consequência, uma diminuição das doenças presentes no corpo. Com o tempo, a atividade sexual tântrica vai se transmutando para um estado amoroso e, posteriormente, para um estado meditativo que pode levar ao samadhi (iluminação). O interessante é que o estado amoroso entre os parceiros sexuais vai, com o tempo, se expandindo para abarcar toda a humanidade. Esta é a condição de um Mestre. Com isso, podem sumir todas as doenças e guerras.

Desde o nosso nascimento, somos treinados pela sociedade para reprimir os nossos sentimentos naturais. Ao conseguirmos fazer a repressão de nossos sentimentos naturais, nos tornamos automaticamente hipócritas, pois sentimos algo mas fazemos algo diferente desse sentimento natural, algo que seja aceito socialmente e moralmente. Ao vivermos permanentemente na hipocrisia, iremos aumentando nossos sofrimentos, dores e doenças, podendo chegar até à loucura e à morte. Todo moralista é um hipócrita gerador de sofrimentos, pois alardeia um ideal humano que não consegue ser implementado por um "pecador" usual (nós!).

Portanto, o Tantra sugere que não devemos reprimir a nossa parte inferior, gerando hipocrisia, pois a nossa parte superior está apoiada nesta parte inferior e precisamos de ambas para ter uma vida holística. É como uma escada que precisa ser galgada desde sua parte inferior até a sua parte superior, pois ambas as partes estão vinculadas e são aspectos divinos necessários para a nossa evolução.

Marcadores: , , , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?