domingo, setembro 26, 2010

 

O Iceberg

"Quando não se vai pelo amor, vai-se pela dor", Jesus

O iceberg é uma "montanha de gelo" que flutua no mar, próximo aos polos terrestres. A parte externa do iceberg, a que fica acima do nível do mar e que podemos observar diretamente, é muito menor do que a sua parte interna, muito maior e que fica submersa, que fica oculta de nossa visão direta. Devido a essa característica, o movimento do iceberg não se dá devido aos ventos externos (acima do nível do mar) mas devido à presença de correntes marítimas internas (abaixo do nível do mar).

Podemos fazer uma boa analogia do iceberg com a natureza do ser humano. Cada ser humano é constituído por um mundo externo, composto por nossas atitudes e ações, comportamento e aquisições materiais e intelectuais. Esse nosso mundo externo representa também nosso corpo físico, mente e personalidade (nossos papeis sociais). O nosso mundo interno, muito maior que o mundo externo, é constituído por nossos pensamentos, emoções, sentimentos e nosso Eu interior (nosso Eu Verdadeiro). O mundo interno representa também nossa alma. É nesse mundo interno onde reside a nossa felicidade, constituída por nossa alegria interna, paz interior e visão interior.

Quem cria o seu dia? Quem conduz a sua vida? Dependendo da pessoa, pode ser o seu mundo externo ou o seu mundo interno. Mas é importante notar que o que acontece dentro de nós (no nosso mundo interior) irá criar o que acontece fora de nós. Portanto, ao nos melhorar iremos melhorar o mundo que nos rodeia. Nesse sentido, Platão já dizia "Viva de acordo com um desses valores máximos: beleza, verdade, amor, liberdade, justiça, igualdade, paz, e você terá Felicidade".

Quando ocorreu o grande tsunami na Ásia, em 2004, alguns mergulhadores estavam dentro do mar (no mundo interior) e se salvaram, mal percebendo a sua passagem devastadora na superfície. Quando voltaram à superfície verificaram o grande estrago que tinha ocorrido fora, na superfície marítima (mundo externo) pela passagem da grande perturbação conhecida por tsunami. Da mesma forma, quando nos firmamos no nosso mundo interno de forma adequada conseguimos suplantar facilmente as perturbações que ocorrem no mundo externo.

Fonte: Palestra na Brahma Kumaris, proferida por Marcos Adriano Infantozzi, intitulada "Novas inteligências (intelectual, emocional e espiritual) - ferramentas para desenvolver o equilíbrio interno", Campinas - SP, 26.09.10.

Marcadores: , , , , ,


Comments:
Lindo.
Obrigada
bj
M.
 
Ja havia percebido isso... A poucos anos houveram mudanças significativas nas mentes das pessoas... estao abandonando conceitos ultrapassados e querendo uma revisao, algo novo que elas possam moldar e fazer parte de sua criação... chega de replicar as coisas esta na hora de criar
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?