segunda-feira, junho 17, 2024

 

Entusiasmo, Sofrimento e Alegria

 Fonte consultada:  Osho, O Livro da sua Vida - Crie o seu próprio caminho para a liberdade, Editora Pensamento-Cultrix, 2019. ISBN: 978-85-316-0975-6

 Como integrar os aspectos material e espiritual da vida...

Faça as coisas com o empenho de toda a sua alma, do modo mais intenso de que você for capaz.

Nada que você faça sem entusiasmo vai lhe dar alegria na vida. Só vai lhe trazer sofrimento, ansiedade, tortura e tensão, pois sempre que você faz alguma coisa sem entusiasmo, você se divide em duas partes, e essa é uma das maiores calamidades que já aconteceu aos seres humanos - eles estão todos divididos. O sofrimento que existe no mundo não é nenhuma surpresa; é um resultado natural da falta de entusiasmo na vida, de fazer as coisas só com uma parte do seu ser, enquanto a outra parte está resistindo, se opondo, lutando.

E qualquer coisa que você faça só com a metade do seu ser, vai lhe causar remorso, sofrimento e a sensação de qua a sua outra parte, que não estava participando, talvez estivesse certa - pois, ao seguir apenas uma parte, tudo o que você conseguiu foi uma vida de sofrimento. Mas eu lhe digo: se você tivesse seguido a sua outra parte, o resultado seria o mesmo. Não é uma questão de saber qual das partes seguir, é uma questão de saber se você a seguiu com todo o seu ser ou não. Agir com todo o seu ser é o que traz alegria. Até mesmo uma ação trivial, comum, quando executada com todo o seu ser, lhe dá um novo ânimo, um sentimento de plenitude, de satisfação, um profundo contentamento. E qualquer coisa feita sem entusiasmo, por melhor que seja, vai lhe causar sofrimento.

O sofrimento não é o resultado das suas ações, assim como a alegria também não é. A alegria surge quando você faz uma coisa de corpo e alma. Não importa o que você faça, você vai acabar sofrendo caso tenha feito aquilo de modo parcial. Viver uma vida sem entusiasmo é criar um inferno para si mesmo - e esse inferno vai ficando cada vez maior com o passar do tempo.

As pessoas perguntam, existe mesmo um inferno, existe mesmo um céu? - porque todas as religiões falam do céu e do inferno como se eles fizessem parte da geografia do universo. Eles não são fenômenos geográficos, eles estão na sua psicologia.

Quando a sua mente, quando o seu coração, quando o seu ser estiver sendo puxado em duas direções diferentes ao mesmo tempo, você está criando o seu inferno. E, quando você é total, é uno, uma unidade orgânica... nessa própria unidade orgânica, as flores celestiais começam a desabrochar em você.

As pessoas continuam preocupadas com seus atos. Que tipo de atitude é certa e que tipo de atitude é errada? O que é bom e o que é ruim? No meu entendimento, não é uma questão de saber que ato que você está praticando. Tudo depende da sua psicologia.

Se você pratica o ato de corpo e alma, ele é bom; se você está dividido, ele é ruim. Dividido você sofre; integrado, você dança, você canta, você celebra.

Marcadores: , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?