domingo, outubro 03, 2010

 

Meditações do Osho - 31


O que é coragem? A definição mais significativa é: a capacidade de abandonar o familiar, o conhecido, porque a mente é isso: o familiar, o conhecido, o passado. No momento em que você abandona o passado, você se abre para as infinidades. Mas o ser humano tem medo de ser tão aberto, o homem se sente perdido nesse vasto espaço.

A mente é uma coisa pequena. Ela é aconchegante, quentinha. É como uma gaiola de ouro. É bonita, você pode decorá-la - e todo mundo tenta decorar a sua mente. Para isso é que serve a nossa educação: decorar a gaiola de ouro e deixá-la tão bonita a ponto de ficar quase impossível fugir dela. Você começa a se apegar a ela e esquece que você tem asas, que todo o céu é um desafio, que você tem de ir às estrelas, que há uma longa, longa jornada adiante.

Portanto, minha definição de coragem é: a capacidade de abandonar a gaiola dourada da mente e ir em direção ao desconhecido, apesar de todos os medos, apesar de toda a insegurança envolvida. Só a pessoa que tem essa qualidade é realmente religiosa.

Fonte: Osho, Meditações para a Noite, Verus Editora, Campinas-SP, 2006.

Marcadores: , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?