Thursday, August 07, 2014

 

A Terapia do Sono


A terapia do sono (sonoterapia) realmente contribui para melhorar qualquer problema de saúde de nosso corpo. A qualidade e a quantidade de sono tem um grande impacto na nossa saúde.     Por que isso ocorre?
Porque enquanto dormimos nós praticamos jejum absoluto, que é o método mais rápido (em inglês, jejum é fast, que é também a palavra para rapidez...) para melhorar qualquer condição física comprometida. Por que isso ocorre? Porque durante o sono não efetuamos ações contrárias ao bom funcionamento do corpo, permitindo que a inteligência inata de nosso corpo tenda ao seu próprio equilíbrio saudável, chamado de homeostase.

A terapia do sono é uma boa maneira de reeducar seu organismo para dormir na hora certa e ter um sono restaurador, o que é um elemento fundamental para a saúde. Nessa terapia é aconselhado que o indivíduo só vá para a cama quando realmente tiver sono, levante-se logo que acordar de manhã cedo, não durma no meio do dia, e vá dormir sempre no mesmo horário.

Ficar muito tempo sem dormir o suficiente pode causar diversos problemas de saúde, pois durante o sono o nosso cérebro se reorganiza e um grande quantidade de hormônios é lançada na corrente sanguínea. Entre esses hormônios curativos podemos citar o hormônio do crescimento e a testosterona. Os hormônios gerados são responsáveis por manter a firmeza muscular e conferir a sensação de saciedade, o que faz com que o indivíduo acabe comendo menos durante o dia (evitando engordar).

Se nosso sono for de qualidade pobre isso pode contribuir para o surgimento de muitos problemas de saúde, como artrite, função imunológica precária, obesidade, problemas digestivos, asma, diabetes, depressão, ansiedade, ataque de pânico, psicose, problemas de aprendizagem, desordem de deficit de atenção, epilepsia, pressão sanguínea elevada, falha cardíaca, arritmias e morte súbita.

Quando as pessoas passam a ter um sono adequado, muitos de seus problemas "insolúveis" começam a melhorar. O sono é o "elo perdido" que geralmente não é levado em conta quando a pessoa está procurando por razões mais complexas associadas à sua saúde deficiente. Durante o sono é quando o seu corpo efetua a maioria de sua cura e quando você se recupera do desgaste diário e  recarrega sua energia para você funcionar de maneira ótima.

A saúde é o resultado de um viver saudável. É sempre o corpo que se cura a si mesmo. Portanto, deve-se criar as condições que permita a cura ocorrer naturalmente:
1. identificando e removendo os fatores que interferem com a cura, e
2. prover os fatores necessários para a saúde.
Os fatores que afetam sua saúde podem ser classificados em quatro categorias: dieta, meio ambiente, psicologia e atividade. Para otimizar sua saúde, você precisa fazer um ajuste fino no seu estilo de vida em todas essas áreas. Apesar de isso ser bastante óbvio em teoria e funcionar muito bem para a maioria das pessoas, esse ajuste fino de seu estilo de vida pode ser bem complexo se você tem um problema de resistência.

A quantidade de horas de sono necessárias por noite varia de indivíduo para indivíduo, mas geralmente gira em torno de 7 a 8 horas por noite.

Consulta efetuada:
1. Doctor Goes to Canada for Sleep, Health Science - Living in Harmony with Nature, pg. 22, November/December 1998.

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